BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

18 aplicativos úteis que vão facilitar a sua vida!

Como é que nossos avós se viravam pra achar um endereço na rua? E pra descobrir a medida certa de um ingrediente do bolo ou pesquisar o nome daquela música que tocou na rádio? Uma coisa é certa: encartes de discos, mapas dobráveis, catálogos de telefone e livros de receitas faziam parte da rotina — algo distante do que temos hoje, com tantos aplicativos úteis bem na palma da mão.

Não dá mais pra imaginar nossa vida sem um celular, né? A gente faz praticamente tudo pelo smartphone, desde o pagamento de contas até o entretenimento. Esse aparelhinho transformou o dia a dia das pessoas, e sempre surge algum aplicativo novo que facilita ainda mais as atividades do cotidiano.

Pensando nisso, selecionamos aqui 18 apps úteis que todo mundo deveria ter. Além disso, explicamos a importância de escolher o celular direitinho pra evitar problemas no dia a dia. Dá só uma olhada!

O papel dos aplicativos na nossa vida

Quando você acorda de manhã, qual é a primeira coisa que faz? Se sua resposta é pegar o celular pra conferir a hora, o clima, os e-mails e notificações de mensagens, saiba que você faz parte da maioria! Aos poucos, ele foi se modernizando, agrupando funções e participando cada vez mais dos nossos dias.

Sem perceber, a gente se tornou bastante dependente do smartphone. Pra ter uma ideia, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Isso porque o mercado oferece modelos a preços viáveis, que ajudam a democratizar o uso e conectar as pessoas.

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda aponta que, antes da pandemia, quase 80% da população com idade acima de 10 anos já tinha um smartphone de uso pessoal.

O que antes era usado pra fazer ligações ou trocar mensagens agora também faz parte da rotina de trabalho de várias pessoas. E não é só isso! Muita gente gosta de usar o celular pra jogar, assistir a vídeos, filmes e séries, acompanhar figuras importantes e até comprar pela internet.

Atualmente, podemos pedir comida via delivery, chamar um motorista por aplicativo, organizar nossas tarefas e muito mais.

Os benefícios dos aplicativos para descomplicar a rotina

Aliás, não dá pra negar as vantagens de utilizar aplicativos no dia a dia! Pra quem precisa de uma forcinha nos estudos, por exemplo, existe uma infinidade de apps úteis pra organizar um plano de estudos, melhorar a produtividade e conseguir se concentrar melhor.

Quem perdeu a mão nos gastos, pode contar com a tecnologia pra se manter na linha e eliminar tudo aquilo que compromete o seu orçamento mensal. E se você se comprometeu a se manter mais saudável esse ano, consegue monitorar e acompanhar suas metas com gestores de dietas e exercícios. Bom, né?

E nas empresas? Muitos apps chegaram pra revolucionar a forma como a gente atua e se comunica, facilitando demais processos, eliminando burocracias e tornando o fluxo de trabalho muito mais tranquilo.

Tipos de apps úteis para usar no dia a dia

A verdade é que existe uma infinidade de aplicativos úteis que prometem descomplicar a nossa rotina. No Google Play e na App Store, você encontra tantos que fica até difícil saber se realmente precisa de todos eles. Por isso, a gente selecionou os tipos que realmente fazem a diferença na organização do dia a dia. Confere aqui:

  • apps de organização financeira;
  • apps pra melhorar a produtividade;
  • apps pra aprender idiomas;
  • apps de edição de fotos e vídeos;
  • apps pra melhorar a organização;
  • apps pra chamar táxi;
  • apps de mensagens;
  • apps pra ler notícias;
  • apps que melhoram a rotina de sono;
  • apps pra gerenciamento de tarefas de equipes.

18 aplicativos úteis pra ter no seu celular

É bom demais contar com a tecnologia pra facilitar o dia a dia. Que nos perdoem os nossos avós, mas se dá pra encurtar o caminho com aplicativos e outros recursos digitais, a gente não perderá tempo quebrando a cabeça, né? Então, veja só as sugestões que a gente trouxe pra você instalar no seu aparelho móvel!

1. Guiabolso

O primeiro aplicativo é pra quem precisa organizar a vida financeira. Com o Guiabolso, você consegue fazer um resumo mensal dos seus gastos, com direito a planejamentos e a extratos.

De um jeito bem intuitivo, dá pra ter uma ideia melhor das suas despesas, receitas e de onde é possível economizar. É um dos apps mais úteis porque não deixa o usuário se esquecer das datas de vencimentos de contas e dos boletos a serem pagos, por exemplo.

Com ele, você ainda consegue realizar diversas operações bancárias, o que é ótimo pra quem deseja a comodidade de cumprir tudo em casa.

Disponível em Android e iOS.

2. CamScanner

Quando a gente precisa de algum documento digitalizado e não tem acesso a uma impressora multifuncional, pode contar com a ajuda desse app útil! Com o CamScanner, é só tirar uma foto do que você deseja “scanear” pra contar com recursos como corte inteligente e melhoria da qualidade do texto e da imagem.

Fácil demais, né? E o melhor de tudo é que o aplicativo ainda permite inserir logo ou assinatura nos documentos digitalizados. Esses arquivos são salvos em formato PDF ou JPG e ficam prontos pra serem enviados ou compartilhados pela internet.

Disponível em Android e iOS.

3. Conversor de Unidades

Por que ter só uma calculadora, se você pode contar com um conversor de unidades, cronômetro, fuso horário mundial, transferidor e vários outros recursos em um só lugar? O Conversor de Unidades é um app útil e muito funcional, que salva a gente naqueles momentos de dúvida sobre cálculos, proporção, juros, comprimento de área e outras situações.

Ele é de fácil utilização, bastante intuitivo e conta com diferentes funcionalidades. Oferece, por exemplo, instrumentos científicos pra você realizar operações da área das finanças, engenharia e ciências. Isso sem contar que ocupa pouco espaço de armazenamento do seu dispositivo, seja celular, notebook ou tablet.

Ao contrário de muitos aplicativos, essa opção está disponível apenas pra aparelhos com sistema operacional Android.

4. Trello

Com tanta coisa pra fazer no dia a dia, às vezes deixamos escapar alguma tarefa da nossa lista de prioridades. Quem nunca? Então, pra não correr o risco de deixar algo por fazer, é bom anotar todas as suas atividades!

Com a ajuda do Trello, você conseguirá aumentar a produtividade, já que ele funciona com o método Kanban. Sua estrutura inclui colunas de tarefas em aberto, em andamento e finalizadas. Fica tudo de um jeito bem fácil de visualizar, daí nada foge do prazo, nem do seu radar. Bom demais, né?

Disponível em Android e iOS.

5. Canva

Suas postagens nunca mais vão ser as mesmas após dar um trato nas imagens com o aplicativo Canva. Além do mais, dá pra criar peças gráficas com visual profissional, viu? Cartões de visita, cartazes, logos e até currículos ou calendários.

Por funcionar como um editor gráfico, ele permite usar modelos prontos ou desenvolver do zero, conforme a sua preferência. É bem fácil usar as ferramentas, seja em tela de notebook ou de celular. Esse app útil e completo vai além das montagens de fotos e te oferece uma experiência completa pra arrasar nas redes sociais!

Disponível em Android e iOS.

6. Pocket

Na correria, sempre deixamos alguma coisa pra ver com mais calma depois. Mas a gente lembra? É trem demais pra guardar, uai! Então, o Pocket é um dos aplicativos úteis nesse sentido, visto que salva as páginas da internet que você deseja ler mais tarde. O bacana é que o app ainda indica leituras baseadas no que está guardado nas pastas.

Outra funcionalidade interessante é a de ouvir os artigos salvos. Isso mesmo! Você consegue selecionar trechos pra escutar enquanto está com os olhos e as mãos ocupadas. Ou seja, dá pra conferir os conteúdos no momento de preparar receitas, fazer faxinas ou até durante uma caminhada.

Disponível em Android e iOS.

7. Duolingo

Quem é que imaginaria, décadas atrás, que poderíamos aprender diversas línguas usando a internet? E o celular é nosso aliado quando o assunto é aprendizado, principalmente com aplicativos úteis como o Duolingo.

Nele, você aprende inglês, alemão, francês, italiano e até esperanto. E o mais legal é que as aulas funcionam como um jogo, já que contêm recursos de níveis, ranking, desafios e outras atividades bem atrativas. Aprender inglês se divertindo? Bora!

Disponível em Android e iOS.

8. Runtastic

O celular é nosso companheiro até na hora de gastar calorias. Com o aplicativo Runtastic, por exemplo, dá pra monitorar diversas atividades físicas, como corrida, caminhada e a pedalada do fim de semana. Você também pode compartilhar com os seus amigos o progresso dos exercícios. Bom pra ficar de olho no seu progresso, né?

Feedback por áudio, desafios fitness, provas virtuais e registro dos treinos em tempo real (via GPS) estão entre as funções de destaque. O fato de analisar a quilometragem dos tênis e definir metas faz dele um dos aplicativos úteis pra quem deseja se aventurar pra valer na vida de atleta.

Disponível em Android e iOS.

9. Shazam

Lembra o exemplo da música da rádio lá no início do post? Já deve ter acontecido com você de não conseguir se lembrar de jeito nenhum do nome da canção ou do artista, né? A boa notícia é que, com o Shazam, a gente descobre em segundos qual é a música que está tocando por perto.

Você aciona o recurso de buscar informações sobre a melodia e ele te responde! Parece até mágica. Por isso, vale a pena incluir essa opção em sua lista de apps úteis. Ele também mostra as playlists populares em cada região e até faz recomendações de sons pra que o usuário fique sempre por dentro das novidades.

Disponível em Android, iOS e Windows Phone.

10. Fabulous

Se a sua intenção é buscar aplicativos úteis pra melhorar a rotina de sono, vai se contentar com os recursos do Fabulous. Ele tem como proposta ajudar os usuários na adoção de bons hábitos, organizando espécies de jornadas pra determinar costumes positivos em um conjunto de passos.

Ele entra na categoria de apps úteis voltados aos cuidados pessoais. Assim, pode ser um grande aliado de quem deseja um estilo de vida equilibrado. Basta acessá-lo pelo dispositivo móvel de sua preferência e alimentá-lo com diferentes dados pra obter dicas e lições de saúde. Pode ter certeza de que dormir será muito mais fácil e satisfatório depois de testar.

Disponível em Android e iOS.

11. Basecamp 3

É um aplicativo que favorece o gerenciamento de projetos online. Como tem suporte pra vários idiomas, incluindo o português do Brasil, pode ser aproveitado por grandes empresas e pequenos negócios. Se você é uma pessoa que empreende ou atua em equipe, por exemplo, terá uma boa experiência com essa ferramenta.

O Basecamp 3 organiza tarefas em uma tela que pode ser compartilhada por várias pessoas. Assim, ele ajuda qualquer usuário a finalizar processos com qualidade e dentro do prazo estabelecido. No espaço virtual é possível emitir alertas e atualizar etapas pra que todo o time acompanhe o status do trabalho.

Disponível em Android e iOS.

12. Slack

Usamos as conversas do WhatsApp e outros aplicativos úteis a todo momento, seja para fins de lazer, seja pra trabalhar. No campo profissional, é crucial que a comunicação ocorra sem falhas e de forma clara para todos os envolvidos.

E é justamente esse o foco do Slack. Trata-se de um app de mensagens pra empresas que mantém as pessoas sempre conectadas às informações das quais necessitam. Pra que as equipes tenham um bom desempenho, a ferramenta traz canais nos quais diversos projetos podem ser armazenados e compartilhados.

Disponível em Android e iOS.

13. IFTTT

Esse aplicativo funciona como uma grande plataforma pra concentrar as ferramentas mais importantes do seu dia a dia. O objetivo é reunir o máximo de recursos em um único espaço pra fazer com que a internet trabalhe a seu favor.

Com o IFTTT, você conecta apps e serviços virtuais a um local exclusivo pra comandar cada função com mais rapidez. Apesar de parecer complexo, esse sistema é fácil de usar e demanda apenas a integração com alguma conta online (Facebook ou Google, por exemplo). Basta baixar pra definir desde lembretes até ações de automação residencial.

Disponível em Android e iOS.

14. Meus Ativos

Já pensou em investir, mas tem dúvidas de como começar? Felizmente, existem aplicativos úteis pra quem está iniciando esse tipo de jornada. Um bom exemplo é o app Meus Ativos, desenvolvido pra pessoas que precisam acompanhar suas primeiras aplicações em ações ou fundos imobiliários.

Como muitas ferramentas semelhantes, a finalidade é tornar o processo de monitoramento mais simples. Isso evita que você se desanime ao longo do caminho, mantendo o planejamento pra atingir suas metas. Com esse app útil, é possível conferir dados atualizados em qualquer momento e lugar.

Disponível em Android e iOS.

15. MyFitnessPal

Corpo e mente saudáveis são cruciais para a manutenção de bons níveis de energia. Em outras palavras, cuidar da saúde geral é o melhor caminho pra aumentar seus níveis de produtividade. Nessa hora, um aplicativo com foco em dieta e exercícios é mais que bem-vindo!

O MyFitnessPal é uma ferramenta exclusiva pra contagem de calorias e acompanhamento do peso. Ele indica a composição de inúmeros alimentos pra você conseguir manter uma alimentação balanceada e capaz de fornecer todos os nutrientes. De quebra, ainda sugere programas de treinos e atividades adequadas ao seu perfil.

Disponível em Android, iOS e Windows Phone.

16. Aprovado

Anda em busca de aplicativos úteis pra reforçar seus aprendizados em determinada área? Então, não deixe de testar os recursos do Aprovado. Ele foi criado pra pessoas que precisam montar e seguir um cronograma de estudos. Sabemos que nem sempre é fácil ter disciplina e cumprir tudo sem apoio, certo?

Pois bem, essa ferramenta permite fazer anotações, analisar gráficos e controlar o tempo dedicado à revisão dos conteúdos. Cada dado fornecido ou registrado será útil pra compor uma espécie de histórico que você pode usar como base pra avaliar o próprio desempenho.

Também é possível definir temas prioritários e alarmes — essenciais pra dividir melhor a estrutura das maratonas de estudo e garantir intervalos adequados pra descanso.

Disponível em Android e iOS.

17. Snapseed

O Snapseed é aquele app útil pra editar fotos e vídeos de maneira simples e rápida. Mas, uma das grandes vantagens é que ele também apresenta várias funções avançadas, se assemelhando até a um app profissional.

Ele é leve, muito intuitivo e a qualidade de exportação das fotos é surpreendente, viu. Vale a pena baixar e usar!

Disponível em Android e iOS.

18. Moovit

Quem mora na cidade grande muitas vezes depende de transporte público, por isso, o Moovit é uma opção bacana pra ficar de olho em trajetos de ônibus, mudanças em linhas de trem ou descobrir rotas no metrô.

O download desse app útil é gratuito e ele nem exige cadastro pra utilização, acredita? Muito simples de usar, viu!

Disponível em Android e iOS.

A importância da qualidade do smartphone

Viu só quantos aplicativos úteis você pode ter em seu celular? Mas pra que todos funcionem sem travamentos, precisamos de um aparelho que dê conta do recado. Daí a importância de contar com um modelo compatível e de qualidade, que não traga mais dor de cabeça do que funcionalidades e soluções.

Pra ajudar nisso, vale a pena conferir como anda o armazenamento do smartphone — se está muito cheio, por exemplo. Alguns recursos também podem deixar o sistema lento, como papéis de parede animados ou excesso de apps. A dica aqui é deixar tudo organizado e dar uma “faxina” no aparelho.

A escolha do smartphone ideal

Não sabe como escolher o smartphone ideal? Calma, a gente te dá algumas dicas espertas pra tornar o processo muito mais fácil. Olha só:

  • fique de olho no processador: quanto mais poderoso, melhor o desempenho;
  • analise a memória RAM: ela influencia na resposta dos comandos do celular;
  • verifique o armazenamento: diz respeito ao quanto de espaço o celular tem pra guardar arquivos, apps úteis etc;
  • analise a bateria: alguns aparelhos oferecem longa duração;
  • confira a câmera: não é só o megapixel que faz diferença, mas o tipo de lente, gravação em vídeo, estabilizador, abertura da câmera principal etc.

Esse foi nosso post com apps úteis que facilitam a rotina! Agora que sabe mais sobre o assunto, é só escolher aqueles que fazem mais sentido no seu dia a dia. E lembre-se de fazer uma “faxina” no aparelho de vez quando, assim, o sistema não fica sobrecarregado.

E aí, gostou das dicas? Aproveite pra ficar por dentro das nossas novidades pelas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

18 aplicativos úteis que vão facilitar a sua vida!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você