BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como tirar fotos boas com celular? Confira 6 melhores truques!

Muita gente quebra a cabeça com o mesmo questionamento: como tirar boas fotos com celular? 🤔 Afinal de contas, entre os dispositivos eletrônicos atuais, os smartphones são, facilmente, um dos mais usados no dia a dia pela população.

Como resultado, eles acabaram se tornando o principal aparelho para fazer registros de momentos importantes, seja de celebrações do cotidiano ou eventos marcantes. Isso sem falar que é com eles que as pessoa também atualizam o feed e os stories das redes sociais. 📸

Pensando nisso, reunimos uma lista de alguns truques simples que ajudam você a ter mais domínio dos recursos do seu celular e o principal: a fazer fotografias com o máximo de qualidade. Acompanhe e tome nota!

1. Limpe as lentes

O primeiro deles é limpar as lentes da câmera do seu celular. Algo óbvio, mas tão óbvio, que muita gente simplesmente acaba ignorando. Por conta disso, elas ficam sujas e, frequentemente, embaçadas.

Isso traz prejuízos diretos na capacidade de elas captarem luz e conseguirem focar nas pessoas ou nos objetos que você quer fotografar. Sem falar que, por conta disso, você vê a câmera com pouca ou mesmo nenhuma nitidez.

Portanto, evite esse tipo de problema. Antes de fazer novos registros, limpe as lentes. Para tanto, utilize um tecido macio, que não seja abrasivo nem causa danos ao funcionamento da câmera.😉

2. Ajuste a foto às linhas de grade

Se, ao abrir a câmera do seu aparelho, você não observa grades que dividem a tela em nove quadrados diferentes, vá imediatamente nas configurações e ative essa função. No geral, ela se chama “Linhas de Grade”.

Ela é útil para que você ajuste aquilo que quer fotografar dentro desse espaço e, assim, consiga um enquadramento que torne a sua imagem mais equilibrada e visualmente atrativa. Evitando, por exemplo, que:

  • a fotografia fique torta ou com elementos desproporcionais entre si;
  • apenas parte do cenário (ou do ambiente) saia no resultado final;
  • alguém apareça com uma parte do corpo “cortada” desnecessariamente;
  • haja um só plano de imagem quando é possível explorar dois ou mais.
  • muitos objetos fiquem concentrados em só uma parte do registro e os demais cantos dele sem nada.

3. Atente ao foco

Outro truque importante sobre como tirar boas fotos com celular é ficar atento ao foco.

Na maioria dos aparelhos, você consegue ajustá-lo facilmente, apenas com alguns cliques na tela: basta escolher qual pessoa ou objeto é o protagonista da imagem e selecioná-la. Ao fazer isso, você assegura que o registro fique da forma como imaginou.🤩

Ah, e tem mais: como o foco dá destaque a um elemento da fotografia, você consegue explorar essa função para deixar o fundo desfocado, criando registros mais conceituais e elaborados sem esforço algum.

Algo que é muito útil principalmente quando você faz registros em espaços públicos onde, inevitavelmente, há pessoas ao redor — e, às vezes, em grande quantidade.

4. Evite o flash

O flash não é para ser usado o tempo todo. Longe disso! Ele é um recurso pensado para registros específicos. No caso, os que são feitos à noite ou em ambientes com pouca ou nenhuma luminosidade. Assim, eles geram uma fonte de luz extra para que as lentes consigam captar o que a pessoa quer fotografar.

Portanto, restrinja o uso dele a esse momentos. Do contrário, você pode provocar, sem ter a intenção, a chamada superexposição. Ou seja, quando há um excesso de iluminação em um ponto específico da foto, e isso afeta as imagens feitas, deixando-as com borrões de luz, esbranquiçadas e com baixa nitidez nos detalhes.🙁

Além disso, há outra dica importante: quando for usar o flash ao fazer selfies, não aproxime o celular excessivamente do seu rosto. Deixe-o, pelo menos, com uns 30 cm de distância da face (bastões de selfie são bastante úteis aqui!) para evitar que seus olhos acabem com aquele clássico efeito de olhos avermelhados.

5. Aproveite a luz natural

A quinta dica é aproveitar a luz natural, já que ela consegue aperfeiçoar o registro feito pelo seu celular. ☀️

O motivo? Ela vai permitir que as lentes da câmera consigam captar mais detalhes no ambiente e que a imagem final tenha um melhor equilíbrio de cores, contraste e brilho. Aspectos que tornam a fotografia mais nítida e definida.

Mas não só isso. Esse tipo de luminosidade é de grande auxílio para reduzir as sombras do local onde você está, o que, consequentemente, diminui a necessidade de uso de flash do aparelho ou outros recursos portáteis de iluminação (como luzes portáteis, anéis de luz (ou ring lights), fitas de LED etc).

6. Não use o zoom o tempo todo

Para encerrar nossa lista de truques de como tirar boas fotos com celular, há uma dica fundamental: não use o zoom a todo momento.

A proposta dele é ajudar a captar coisas que realmente estão distantes de você e que não demandam uma riqueza de nitidez e definição. Um exemplo que ajuda a entender isso são os registros de paisagens naturais, onde você dá zoom para fotografar montanhas, dunas, rios, orlas etc. 🌴🌊

Portanto, quando você utiliza esse recurso com elementos que estão perto, como pessoas, animais ou objetos, desconsiderando a informação acima, acaba abrindo mão da qualidade da fotografia por uma maior “visibilidade do objeto”, que poderia ser resolvida caso você simplesmente se aproximasse deles com alguns passos.

Dica bônus!

Ao ajustar suas imagens em aplicativos de edição (como Lightroom, Facetune, Vsco e afins), fique atento para não pesar a mão. Afinal, isso pode deixá-las com um ar artificial e até reduzir drasticamente a qualidade das fotografias.😉

Viu só como tirar boas fotos com celular não requer que você seja um expert no assunto? Ao contrário, o que é necessário é ter um conhecimento geral sobre iluminação, foco e enquadramento. Características que, sem dúvidas, fazem a diferença em um registro.

Gostou das dicas e já está pronta para testá-las, mas ainda falta ter um aparelho de última geração? Então, confira os modelos de smartphones disponíveis nas Lojas Edmil! 📱

Como tirar fotos boas com celular? Confira 6 melhores truques!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você