BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

12 dicas para economizar bateria do celular e parar de passar sufoco

Você também já ficou caçando tomada pra carregar seu celular? Apesar de atualmente esse aparelho ter uma boa autonomia, o ideal é economizar bateria durante o uso pra que você não precise recarregar muitas vezes e possa usar o aparelho por mais tempo.

Sabia que quanto mais ele descarrega e carrega, menos vai durar? Isso acontece porque a bateria tem uma curvatura de vida útil, e a tendência é que ela vá morrendo de pouquinho em pouquinho, até não durar mais nada. Importante: isso é normal e natural.

A boa notícia é que existem várias coisas que você pode fazer pra estender a vida do seu celular por mais tempo, ou evitar que seu celular fique zerado de bateria com poucas horas de uso. Não é nada difícil fazer isso, e a gente vai ensinar! É só continuar lendo o post!

A bateria e a vida do celular

Daí você deixa o celular carregando a noite inteira, sai de casa feliz da vida porque a bateria está em 100%, mas quando chega a hora do almoço ele já começa a apitar pedindo arrego. Ninguém merece, né?

Com o tempo é normal que a bateria do celular comece a durar cada vez menos, pois tudo tem uma vida útil. Não quer dizer que ela ficou viciada, ou que você carregou pouco da primeira vez. É só o desgaste normal que vai acontecer mesmo.

Só que tem um segredo aí, porque muita gente não toma o cuidado de economizar bateria modificando algumas configurações do aparelho que consomem energia demais. O que acontece é que ele vai descarregar rápido e será necessário carregar mais vezes.

É esse carrega, descarrega, carrega de novo que faz a bateria cansar, da mesma forma como acontece com qualquer outro aparelho eletrônico. Por isso, quando a gente não economiza a tendência é perder o aparelho mais rápido, mesmo quando é um celular novo.

Como economizar bateria

economizar bateria

Quando a bateria começa a pisar na bola, deixando você na mão no meio do dia, é sinal de que o aparelho precisa ser trocado. Os modelos atuais vêm lacrados, então não tem como trocar só a bateria, é preciso comprar outro.

Não se preocupe porque não é necessário gastar muito pra ter um bom aparelho. Existem modelos por um valor acessível com bateria de 5.000 mAh.

Mesmo os modelos com 4.000 ou 4.500, usando bem dá pra ficar bastante tempo sem carregar. Vale a pena pensar em um aparelho novo, só que a gente precisa resolver o seu problema agora, certo? Uma alternativa é usar um Power Bank, que é uma bateria portátil reserva pra quando a sua ficar fraca. Alguns modelos de power bank passam dos 20.000 mAh, ou seja, 4 cargas completas de uma bateria de 5.000 mAh!

Tem também alguns truques pra economizar bateria que são fáceis de colocar em prática. É só mudar algumas configurações e adequar seus hábitos de uso do aparelho. Ah, como diz o ditado, uma andorinha não faz verão! Essas dicas não fazem milagres, mas juntas podem fazer uma senhora diferença no fim do dia! Olha só!

1. Diminuir o brilho da tela

Uma lâmpada que ilumina mais consome mais energia, certo? O brilho da tela do celular é igual, quanto mais intenso, mais consome bateria. Então, diminua até que tenha uma intensidade suficiente pra enxergar, e aumente só quando estiver em locais abertos. Inclusive isso ajudará a preservar a sua visão.

2. Reduzir o tempo de bloqueio da tela

Quando a gente não está usando o aparelho ele desliga a tela sozinho pra economizar bateria, e você pode configurar esse tempo de desligamento. Pode parecer uma coisa pequena, mas imagina cada vez que você olhar o celular ele demorar uns dois minutos pra desligar. É tempo de consumo, então, prefira que o bloqueio aconteça mais rápido.

3. Desligar a vibração

Sabia que a vibração também consome bateria? O aparelho precisa acionar um recurso extra pra tremer inteiro. Agora imagina deixar essa função habilitada pra todas as notificações de todos os aplicativos. Prefira colocar no vibra só se for necessário.

4. Escolher papéis da parede menos coloridos e menos brilhantes

Lembra que a gente falou que o brilho da tela pode gastar ou economizar bateria? Isso tem tudo a ver com o papel de parede que você escolhe. Aqueles que são menos menos coloridos e têm um brilho mais fraco são mais econômicos. Ah! Prefira não usar os que são animados.

5. Desabilitar o wifi

O celular é eficiente porque faz as coisas sozinho, mas em alguns momentos isso pode ser ruim. No caso do wi-fi, por exemplo, se você deixar habilitado o aparelho vai ficar procurando conexão e consumindo bateria. É melhor desligar e habilitar só quando for usar.

6. Desligar notificações push dos apps

As notificações push são aquelas mensagens curtas que os aplicativos enviam quando tem alguma coisa nova acontecendo, como quando as vidas de um jogo recarregam. Pode parecer algo muito ingênuo, mas também vai consumir a bateria do seu celular. Então, se não for útil, vale desligar.

7. Atualizar aplicativos

As empresas que criam os aplicativos que a gente usa lançam atualizações de tempo em tempo. O próprio sistema identificaquando um app instalado no celular fica desatualizado e começa a enviar notificações. São duas alternativas pra economizar bateria nesse caso: atualizar ou desinstalar.

8. Maneirar nos vídeos e áudios

Essa dica vale principalmente se você quiser economizar bateria quando ela estiver já ficando fraquinha. Assistir vídeos e ouvir áudios, como músicas, consome energia do celular, então, é válido dar uma maneirada nesse tipo de conteúdo.

9. Desativar localizador e bluetooth

O GPS, que é o localizador do celular, e também o Bluetooth são dois grandes vilões da autonomia do aparelho. Pra economizar bateria, é interessante ativar somente quando você for usar de verdade, pro seu telefone não ficar procurando outros dispositivos e sinais.

10. Fechar apps em 2º plano

Nem todo mundo sabe, mas quando a gente sai de um aplicativo ele não fecha automaticamente. Na verdade, fica em segundo plano esperando pro caso de precisar ser usado de novo, e isso também vai consumir bateria. Assim, se você não for usar, prefira fechar por completo.

11. Escolher um processador mais potente

O processador comanda todas as funções do celular, é por isso que ele também ajuda a economizar bateria. Se você escolher um com boa potência seu aparelho vai funcionar sem fazer muito esforço, com mais rapidez pra executar os comandos.

12. Não usar ligado na tomada

Você conhece alguém que não tem paciência de esperar o celular carregar e fica usando direto na tomada? Isso é um veneno pra bateria porque ela não foi feita pra ser usada desse jeito, recebendo e gastando carga. Além de fazer com que ela canse mais rápido, é muito perigoso, porque pode acontecer um curto-circuito.

E aqui vai uma dica extra pra economizar bateria quando seu celular estiver quase morrendo: habilite o modo de economia de energia. Mas esse é só como um plano B, porque a performance do aparelho vai cair bastante.

Mas, olha, pra não passar mais perrengue de verdade, talvez seja hora de comprar um aparelho novo mesmo, viu? E se você estiver precisando de uma ajuda nessa missão, confira nosso artigo sobre como escolher um celular novo.

12 dicas para economizar bateria do celular e parar de passar sufoco

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você