Pesquisar
Pesquisar

15 dicas para economizar bateria do celular e parar de passar sufoco

dicas para economizar bateria do celular e parar de passar sufoco

Você também já ficou caçando tomada pra carregar seu celular? Apesar de hoje esse aparelho ter uma boa autonomia, o ideal é economizar bateria durante o uso pra que não precise recarregar muitas vezes e você possa usar o aparelho por mais tempo.

Sabia que quanto mais ele descarrega e carrega, menos vai durar? Isso acontece porque a bateria tem uma curvatura de vida útil, e a tendência é que ela vá morrendo de pouquinho em pouquinho, até não durar mais nada. Importante: isso é normal e natural.

A boa notícia é que existem várias dicas pra estender a vida do seu aparelho por mais tempo ou evitar que o celular fique zerado de bateria com poucas horas de uso. Não é nada difícil fazer isso, e a gente vai ensinar! É só continuar lendo o post! 😉

Por que a bateria compromete a vida do celular?

Você deixa o celular carregando a noite inteira, sai de casa feliz da vida porque a bateria está em 100%, mas quando chega a hora do almoço ele já começa a apitar pedindo arrego. Ninguém merece, não é?

Com o tempo de uso, é esperado que a bateria do celular comece a durar cada vez menos, pois todos os materiais eletrônicos têm uma vida útil. Não quer dizer que ela ficou viciada ou você carregou pouco da primeira vez. É só o desgaste normal que vai acontecendo.

É algo que ocorre com todos os aparelhos, não é só com marca X ou Y como alguns podem pensar. Só que tem um segredo aí, viu? Muita gente não toma o cuidado de economizar bateria no dia a dia.

Ao contrário, segue hábitos ruins na forma de utilizar o dispositivo ou mesmo adota algumas configurações no celular que acabam consumindo mais energia. Dessa forma, faz com que ele descarregue mais rápido do que o necessário. Daí já sabe: lá vai você plugar ele na tomada…

É esse carrega, descarrega, carrega de novo que causa desgaste na bateria. Por isso, quando a gente não economiza, a tendência é perder o aparelho mais rápido, mesmo quando se trata de um celular novo.

Como economizar bateria do celular?

dicas para economizar bateria do celular e parar de passar sufoco

Quando a bateria começa a pisar na bola, deixando você na mão no meio do dia, é sinal de que o aparelho precisa ser trocado. Os modelos mais atuais vêm com ela fixa no interior do aparelho.

Logo, não é apenas comprar outra e trocá-la. É preciso levar o dispositivo na assistência ou autorizada mais próxima para que profissionais habilitados possam realizar todo o processo.

pra quem decidiu comprar um celular, saiba que não é necessário gastar muito pra ter um bom aparelho. Existem modelos por um valor acessível com bateria de 5.000 mAh. 😮

Mesmo os modelos com 4.000 ou 4.500, usando bem dá pra ficar bastante tempo sem carregar. Vale a pena pensar num aparelho novo, só que a gente precisa resolver o seu problema agora, certo?

Uma alternativa é usar um Power Bank, que é uma bateria portátil reserva pra quando a sua ficar fraca. Alguns modelos de power bank passam dos 20.000 mAh, ou seja, 4 cargas completas de uma bateria de 5.000 mAh!

Tem também alguns truques pra economizar bateria que são fáceis de colocar em prática. É só mudar algumas configurações e adequar seus hábitos de uso do aparelho. Ah, como diz o ditado, uma andorinha não faz verão! Essas dicas não fazem milagres, mas juntas podem fazer uma senhora diferença no fim do dia.

1. Diminuir o brilho da tela

Uma lâmpada que ilumina mais, gasta mais energia, certo? O brilho da tela do celular é igual: uma intensidade maior consome mais bateria. Então, diminua até que tenha uma luminosidade suficiente pra enxergar, e aumente só quando estiver em locais abertos. Inclusive isso ajuda a preservar sua visão.😉

2. Reduzir o tempo de bloqueio da tela

Quando a gente não está usando o aparelho, ele desliga a tela sozinho pra economizar bateria, mas é possível configurar esse tempo de desligamento. Pode parecer uma coisa pequena, mas imagina cada vez que você olhar o celular, ele demorar uns dois minutos pra desligar.

É tempo de consumo, então, prefira que o bloqueio aconteça mais rápido. A maioria dos dispositivos já permite bloqueio com 30 segundos de inatividade.

3. Desligar a vibração

Sabia que a vibração também consome bateria? Pois é, o aparelho precisa acionar um recurso extra pra tremer inteiro. Agora imagina deixar essa função habilitada pra todas as notificações de todos os aplicativos. Significa consumo contínuo de bateria. Por isso, prefira colocar no vibratório apenas o que for necessário.👍

4. Escolher papéis da parede menos coloridos e brilhantes

Lembra que a gente falou que o brilho da tela pode gastar ou economizar bateria? Isso tem tudo a ver com o papel de parede que você escolhe. Aqueles menos coloridos, com tons chapados e um brilho mais fraco são mais econômicos.

Ah, outra dica: prefira não usar imagens animadas, já que elas também influenciam o gasto de bateria.

5. Desabilitar o Wi-Fi

O celular é eficiente porque faz as coisas sozinho, mas em alguns momentos isso pode ser ruim. No caso do Wi-Fi, por exemplo, se você deixar habilitado o aparelho vai ficar procurando conexão e consumindo bateria, além de fazer atualizações e ativar outros dados em rede. É melhor desligar e habilitar só quando for usar.

6. Desligar notificações push dos apps

As notificações push são aquelas mensagens curtas que os aplicativos enviam quando tem alguma coisa nova acontecendo, como quando as vidas de um jogo recarregam. Pode parecer algo muito simples, mas também vai consumir a bateria do seu celular. Então, se não for útil, vale desligar.

7. Atualizar aplicativos

As empresas que criam os aplicativos que a gente usa lançam atualizações de tempo em tempo. O próprio sistema identifica quando um app instalado no celular fica desatualizado e começa a enviar notificações. São duas alternativas pra economizar bateria nesse caso: atualizar ou desinstalar.

O ideal é deixar pra atualizar todos os programas de uma só vez no fim do dia, quando você já estiver em casa, usando o Wi-Fi e com ele carregando. Assim, não haverá problemas.😊

8. Maneirar nos vídeos e áudios

Essa dica vale, acima de tudo, se você quiser economizar bateria quando ela estiver já ficando fraquinha. Assistir a vídeos, como os filmes de streamings, e ouvir áudios, como músicas e podcasts, consome muita energia do celular. Logo, é válido dar uma maneirada nesse tipo de arquivo.

Em especial, se você é do tipo que costuma mandar e receber esse tipo de conteúdo pelos apps de mensagens, como WhatsApp e Telegram, o que já vai impactar bastante a energia do aparelho.

9. Desativar GPS e bluetooth

O GPS, que é o localizador do celular, e o bluetooth são dois grandes vilões da autonomia do aparelho. Pra economizar bateria, é interessante ativar somente quando você for usar de verdade, pro seu telefone não ficar procurando outros dispositivos e sinais.

Pra quem é dono de iPhone, fica uma dica extra: além da desativação do Bluetooth, certifique-se de inibir o Wi-Fi de se conectar às redes de internet quando estiver em locais desconhecidos. Assim, você evita que o AirDrop seja ativado e pessoas, inclusive desconhecidas, possam enviar arquivos multimídia pra você.

Além de resguardar a sua segurança, você evita que essa ação, que muitas vezes passa despercebida, acabe acelerando o consumo de bateria.

10. Fechar apps em 2º plano

Nem todo mundo sabe, mas quando a gente sai de um aplicativo, ele não fecha automaticamente. Na verdade, fica em segundo plano esperando pro caso de precisar ser usado de novo, e isso também vai consumir bateria. Assim, se você não for usar, prefira fechar por completo.

11. Ter atenção aos aplicativos que mais consomem bateria

Baixe aplicativos como o AccuBattery e o Charge Meter pra acompanhar como anda a saúde da sua bateria e, de quebra, saber quais dos demais apps consomem mais energia na rotina do dispositivo.

Já no caso de quem tem iPhone, o próprio sistema iOS mostra isso pra você. Basta acessar “configurações”, depois “bateria” e rolar a tela pra baixo até o painel “uso da bateria por app”.

Isso é importante pra você entender se algum dos programas permanece em segundo plano, por exemplo, mesmo quando é encerrado. Também é útil pra identificar se, entre os aplicativos com mais consumo de energia, você realmente faz uso deles ou se estão só ocupando espaço no aparelho.

12. Escolher um processador mais potente

O processador comanda todas as funções do celular, é por isso que ele também ajuda a economizar bateria. Se você escolher um com boa potência, seu aparelho vai funcionar sem fazer muito esforço, com mais rapidez pra executar os comandos.

“Ah, mas eu não sou experiente no assunto. Como faço?”, você pode estar se perguntando. Pra isso, a dica é se informar sobre o tema, lendo artigos e conferindo conteúdos na internet que explicam os diferentes tipos de processadores usados em smartphones.

Outra dica bem bacana é comprar o seu aparelho numa loja que tenha atendimento diferenciado, como a Lojas Edmil, com equipe capacitada pra esclarecer todas as suas dúvidas e te dar as melhores orientações sobre produtos eletrônicos pra você economizar e acertar na hora da sua escolha.😉

13. Não usar ligado na tomada

Você conhece alguém que não tem paciência de esperar o celular carregar e fica usando direto na tomada? Isso é um veneno pra bateria porque ela não foi feita pra ser usada desse jeito, recebendo e gastando carga.

Além de fazer com que ela canse mais rápido, é muito perigoso, porque pode acontecer um curto-circuito causado por uma sobrecarga ou algum tipo de oscilação na energia elétrica da sua residência. Portanto, o ideal é esperar o aparelho ficar com a carga 100%, antes de voltar a mexer nele.

Inclusive, fique de olho nos carregadores que você utiliza. Dê preferência sempre por modelos originais da marca do dispositivo. Isso é importante pra garantir não apenas o carregamento eficiente, mas também prevenir eventuais vícios na bateria.

14. Ativar o modo avião quando houver oportunidade

Sabe aqueles momentos em que você está numa reunião demorada de trabalho, realizando alguma tarefa doméstica importante ou mesmo se concentrando nos estudos e revisão da faculdade?

Essa é uma ótima oportunidade pra você ativar o modo avião. Afinal, essa função suspende todas as atividades de conexão com a internet, de compartilhamento de dados e ainda inativa os aplicativos em uso. Como resultado, a bateria é preservada e dura mais tempo.

15. Usar o modo de economia de bateria

Aqui vai uma dica interessante quando seu celular estiver dando sinais de que não vai aguentar por muito tempo: habilite o modo de economia de energia. Essa é uma função presente nos smartphones e funciona como um plano de contingência pro dispositivo operar consumindo o mínimo possível da bateria.

Geralmente, ele é um bom plano B pra quando o celular está com menos de 20%, mas não acima disso. O motivo é que essa função reduz brilho de tela e velocidade de abertura de páginas, além de pausar algumas operações do aparelho, como a transferência de arquivos pra nuvem e a atualização de aplicativos.

Viu só como há diferentes maneiras de economizar bateria que você pode adotar pra evitar o consumo excessivo dela? Mas não só isso, dicas que também ajudam você a preservar o seu celular, aumentando a longevidade dele e, de quebra, evitando problemas que demandem reparos ou mesmo a troca de bateria do dispositivo.

Mas, olha, pra não passar mais perrengue de verdade, talvez seja a hora de comprar um aparelho novo mesmo, viu? E se você estiver precisando de uma ajuda nessa missão, confira nosso artigo sobre como escolher um celular novo.

dicas para economizar bateria do celular e parar de passar sufoco
15 dicas para economizar bateria do celular e parar de passar sufoco

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você