Pesquisar
Pesquisar

O que influencia na saúde da bateria do seu celular e como checar?

Quer otimizar a carga do seu smartphone e garantir que ele funcione por mais tempo? Então, você precisa saber que a saúde da bateria do celular pode ser influenciada por vários fatores, desde o uso de aplicativos até a forma de carregar o aparelho.📱

A boa notícia é que dá pra garantir um melhor desempenho com mudanças de hábitos e alguns cuidados no dia a dia. Então, se você está em busca de dicas sobre o assunto, chegou ao lugar certo. Vamos explicar o que afeta a bateria e como verificar a condição desse item.

Continue com a gente e tire as suas principais dúvidas!

Por que ter cuidado com a bateria do celular?

Há muitas razões para voltar a atenção a esse componente dos smartphones. Antes de tudo, você quer que o seu aparelho funcione corretamente e responda a todos os comandos, desde a abertura de aplicativos até a reprodução de vídeos e outros materiais, não é mesmo?

Pois bem, é prezando pela saúde da bateria do celular que você terá melhores experiências com cada recurso disponível. Aliás, esse cuidado também faz bem ao meio ambiente, já que evita o descarte precoce de peças que não podem ser reaproveitadas. 😬 Confira outros benefícios:

  • aumentar a vida útil — as baterias têm vida útil limitada, medida em ciclos de carga. Considerando que cada ciclo completo contribui para o desgaste desse componente, vale a pena saber como otimizar;
  • melhorar o desempenho do aparelho — uma bateria desgastada pode afetar o funcionamento do seu celular, resultando em lentidão, desligamentos inesperados e necessidade frequente de carregamento;
  • aumentar a segurança — em casos raros, as baterias mal cuidadas podem superaquecer, inchar ou até explodir, especialmente se forem danificadas fisicamente ou expostas a temperaturas extremas;
  • garantir economia — como seu aparelho dura mais, você não vai precisar trocar de celular tão cedo, o que gera economia e contribui com o meio ambiente.

O que influencia a saúde da bateria do celular?

Bastante coisa, viu? Como são vários fatores, a gente listou os principais pra te ajudar. Veja só! 👇

Temperatura

Tanto o excesso de frio quanto de calor impactam a saúde da bateria Android ou iOS. Esses extremos de temperaturas acontecem, por exemplo, quando você deixa o celular exposto ao sol por muito tempo ou no sereno. As duas condições são preocupantes e podem, em casos raros, aumentar o risco de explosão do aparelho.

É importante proteger o smartphone das intempéries e usar apenas em locais com temperatura agradável. Essa é uma das melhores formas de preservar a saúde da bateria a curto e longo prazo.

Ciclo de carga

A saúde da bateria de celular também varia de acordo com a maneira como você carrega o seu aparelho. Os modelos feitos com íon de lítio têm um número limitado de ciclos de carga antes que comecem a perder capacidade. Nesses casos, uma solução é carregar o celular de 20% a 80% e evitar ir de 0% a 100% muitas vezes seguidas.

Ou seja, um cuidado importante pra prevenir danos é evitar deixar a bateria descarregar por completo. Se isso acontecer vez ou outra, não tem problema. Mas se for com frequência, pode prejudicar a vida útil do componente.

Aplicativos

Quem curte jogos para celular e outras funcionalidades precisa ficar de olho naqueles aplicativos que ficam rodando em segundo plano. Muitos podem estar ativos mesmo quando você não está utilizando, e isso tende a consumir a bateria com mais rapidez.

Os aplicativos de redes sociais, streaming e navegação GPS são bons exemplos de ferramentas que gastam muita energia, especialmente quando funcionam por longos períodos. Uma forma de reduzir o impacto desses apps na saúde da bateria é ajustar as permissões pra não permitir o acionamento em segundo plano.

Carregadores

Não é estranho pensar que o uso de carregadores de baixa qualidade ou não originais afeta a saúde da bateria do celular. Esses modelos podem não fornecer a corrente elétrica adequada, o que resulta em carregamentos irregulares ou danos maiores.

E atenção aos famosos carregadores rápidos, viu? 👀 Se usados com frequência, eles também podem contribuir para o desgaste precoce por conta do calor gerado durante o carregamento. Na dúvida, use sempre os componentes originais ou certificados, além de evitar que o celular fique conectado à fonte de energia após chegar a 100%.

Armazenamento

Muita gente só presta atenção no armazenamento do smartphone nos primeiros dias após a compra. Pois bem, esse descuido também pode prejudicar o estado da bateria em longo prazo. O ideal é manter o aparelho sempre em local seco e com temperatura controlada.

Dica extra: ao deixar o celular de lado por um tempo, procure manter a carga em torno de 50% antes de desligar. Essa tática vai reduzir o risco de deterioração química da bateria.

Atualizações

Manter os softwares atualizados pode ter um impacto positivo na saúde da bateria do celular. Isso porque as novas funcionalidades vêm com otimizações que melhoram a eficiência do sistema operacional e reduzem o consumo de energia.

Mas preste atenção: ferramentas recém-lançadas também podem introduzir novos recursos que consomem mais bateria, exigindo ajustes nas configurações do aparelho. Então, sempre revise as notificações de atualização e faça os devidos ajustes pra garantir que o desempenho da bateria não será comprometido. 👍

Configurações

Como acabamos de falar, as configurações têm total relação com a saúde da bateria. Assim, crie o hábito de acompanhar as definições do seu aparelho pra fazer mudanças sempre que achar necessário.

Em determinados momentos, por exemplo, pode ser útil ativar o modo economia de energia, reduzir o brilho da tela, pausar as notificações e limitar a ação de outros recursos que consomem muita carga.

Como ver a saúde da bateria?

É muito simples manipular os fatores que citamos a partir da aba de configurações do seu celular. Vale lembrar que os caminhos e os botões relacionados aos ajustes variam de acordo com o sistema operacional e o modelo do aparelho.

Alguns celulares mostram informações completas sobre a bateria com detalhes dos ciclos de carga. Pra entender a saúde da bateria do iPhone e quando trocar, por exemplo, é só acessar “Ajustes” > “Bateria” > “Saúde da Bateria”. Já nos dispositivos Android, dependendo da marca, pode ser necessário usar um aplicativo pra obter mais informações.

Em todo caso, não deixe de ler cada parte do menu do seu aparelho e, se necessário, busque dicas adicionais em fóruns ou vídeos. Há muito conteúdo relevante em forma de tutoriais pra quem precisa tirar proveito dos recursos do smartphone.

Conseguimos sanar as suas principais dúvidas sobre a saúde da bateria do celular? A partir de agora, não deixe de navegar por diferentes abas e consultar o máximo de funcionalidades do seu aparelho. Quanto mais você explora, mais aprende a otimizar ferramentas. 😉

Se ficou com algum questionamento ou quer contribuir com dicas, deixe um comentário no post!

O que influencia na saúde da bateria do seu celular e como checar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você