Pesquisar
Pesquisar

Potência do micro-ondas: qual a melhor para cada necessidade?

potencia-microondas-lojas-edmil

Conseguir um preparo rápido dos alimentos é uma ajuda e tanto em um dia a dia cada vez mais corrido, não é mesmo? Nessa hora, é comum recorrer a equipamentos que ajudem. Porém, as dúvidas sobre como usar esses aparelhos com exatidão sempre surgem. Entre elas, qual a melhor potência do micro-ondas para cada prato se destaca. ⚡

Afinal, trata-se de um ajuste que afeta a qualidade das preparações, o sabor e o tipo de processo realizado. Logo, é fundamental entender como isso funciona para o melhor aproveitamento desse eletrodoméstico, concorda?

Pensando nisso, a gente vai contar tim-tim por tim-tim desse assunto, combinado?

O que é a potência do micro-ondas?

A potência do micro-ondas é uma medida da capacidade desse equipamento. Ela está relacionada à grandeza física que mensura a variação da energia em relação ao tempo. Isto é, a velocidade de seu consumo. Achou muito técnico? Pois, a gente desenrola.

Nesse caso, essa força é o que determina quanto vai levar para um alimento ser aquecido 🔥, cozido ou descongelado 🧊, por exemplo. Uma vez que conforme ela aumenta, mais veloz é a chegada da comida ao ponto. Agora ficou claro, né?

No entanto, é necessário perceber que, a depender da função selecionada, aumentar o poder de aquecimento não significa atingir o resultado ideal com mais rapidez. Alguns pratos precisam permanecer em nível baixo para não passar do esperado ou iniciar outro processo. 🍗🍖

Além disso, certas preparações requerem o máximo do aparelho e ainda um longo período para não ficarem cruas. Assim, errar nisso tende a gerar alterações no sabor ou na textura de um preparo.

Como são classificadas as potências do micro-ondas?

Na configuração do aparelho, a potência do micro-ondas é separada em níveis. Por isso, antes de cada uso é possível fazer o ajuste, selecionando qual é ideal para o preparo. Alguns equipamentos chegam a ter 10 possibilidades. No geral, a melhor maneira de classificar essa força é em:

  • mínima para o menor índice configurável, geralmente 10% da máxima — o que pode ser 80 ou 90 watts;
  • média-baixa que vai até os 30%;
  • média ficando em torno dos 50%;
  • média-alta cujo valor é equivalente a 70%;
  • máxima ou 100% — em 800 ou 900 watts pelo menos, mas há micro-ondas com maior potência total.
potencia-microondas-lojas-edmil-2

Como escolher a potência do micro-ondas?

Saber como aproveitar um micro-ondas com potência alta depende de entender quando usar 100% dela ou somente uma parcela. Para tanto, cada função tem indicações sobre qual é a força necessária. Mais que isso, uma mesma atividade pode apresentar variações conforme o preparo que está sendo feito. Entenda!

Descongelar

O descongelamento pode ser feito configurando a potência do micro-ondas em média-mínima ou mínima, a depender do modelo. Uma boa dica é não passar dos 270 watts, para que os alimentos não comecem o processo de cozimento ao final do tempo no equipamento nessa função.

Cozinhar

🍲 Cozinhar no micro-ondas pode exigir vários ajustes. Isso porque errar nessa função costuma alterar o sabor de alguns alimentos ou remover todos os líquidos, deixando a preparação seca.

Entre os níveis de força, o mais baixo utilizado para essa finalidade é a média-mínima que fica em torno dos 30%. Esse valor é indicado para processos lentos de cocção e algumas carnes mais duras.

Mas há outras carnes com essa caraterística que demandam uma potência média de ao menos 360 watts, bem como certo tempo para atingir o ponto ideal. Essa configuração também tende a funcionar para proteínas de origem animal como ovos.

Já a média-máxima é indicada para assar doces, enquanto o máximo é uma opção para refogados, arroz e outros pratos cujas bases sejam ingredientes macios. Entretanto, é preciso manter a atenção para não passar, ok?

Aquecer

Tanto reaquecer alimentos prontos quanto esquentar bebidas e outras preparações que não precisam ser cozidas, geralmente, envolve o nível máximo do equipamento. Porém, é preciso tomar cuidado, especialmente se você tem um micro-ondas de alta potência, uma vez que esse limite tende a variar.

Há ainda situações, como a da água, que pode ser aquecida em qualquer configuração. Nesse contexto, o que muda é o tempo. Por fim, para manter um preparo quente é recomendado usar força mínima, evitando que o prato queime.

Amaciar

Quem nunca tirou o sorvete do congelador e sofreu para servir, por ele estar muito duro devido ao congelamento? 🍨 Outros preparos ou derivados do leite também estão sujeitos a isso. Um bom exemplo são as manteigas que, em muitas receitas, ainda precisam estar em ponto pomada ou líquidas.

Nessa hora, o micro-ondas é um aliado e tanto, certo? Mas lembre-se: errar na potência pode levar a um desastre culinário. Desse modo, ajustar o equipamento para o mínimo é uma forma de evitar quaisquer contratempos. Afinal, caso precise, é fácil colocar o ingrediente mais alguns segundos no aparelho.

Por que devo saber sobre potência de micro-ondas?

Até aqui ficou claro que a potência do micro-ondas influencia no resultado da operação, não é? Logo, descobrir mais sobre esse assunto acaba levando a melhores pratos. Outro efeito direto disso é a otimização do uso desse equipamento e uma consequente redução do consumo de energia elétrica. 💡

Entretanto, esses não são os únicos motivos para ficar de olho nos níveis configurados, à medida que erros por desconhecimento tendem a levar a:

  • perda de alimentos que são cozidos demais ou tem seu sabor alterado;
  • uso indevido ficando com preparações cruas mesmo após muito tempo;
  • diminuição da vida útil do aparelho por utilização inadequada.

Ou seja, não saber aproveitar o melhor de cada grau da força desse eletrodoméstico faz com que seu objetivo — cozinhar e aquecer comidas rapidamente — se perca e com isso, haja uma percepção de que a compra não foi um bom investimento. Só que a gente está ciente que um micro-ondas é de muita ajuda. Basta conhecer suas potências, viu?

A potência do micro-ondas não é apenas mais um item a configurar na hora de colocar os alimentos para descongelar, aquecer, amaciar ou cozinhar. Saber quando usar mínima, média e máxima permite aproveitar melhor esse eletrodoméstico. Com as dicas desse conteúdo, você também vai usufruir disso.

Aproveite e descubra outras sugestões para você. Siga nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn!

potencia-microondas-lojas-edmil
Potência do micro-ondas: qual a melhor para cada necessidade?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você