BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

[INFOGRÁFICO] Como limpar o microondas da melhor forma

Higienizar móveis e eletrodomésticos é tão importante quanto manter a casa arrumada. Esse cuidado elimina a sujeira, combate o mau cheiro e estende a vida útil dos equipamentos. E já que os itens da cozinha são os que mais exigem manutenção, resolvemos trazer dicas de como limpar microondas.

Já faz tempo que esse aparelho invadiu o cotidiano dos brasileiros, principalmente por conta da versatilidade pra aquecer e preparar refeições. Quem ama uma receita prática consegue aproveitar o forno de inúmeras formas, mas é preciso atenção pra conservá-lo por anos.

Quer saber quais produtos são indicados e como garantir uma limpeza eficaz? Fique conosco e confira ótimas dicas!

Quais alimentos mais sujam o microondas?

Ninguém está livre de causar um pequeno desastre na cozinha. Ainda assim, todo mundo deseja tranquilidade pra testar receitas sem lidar com a comida espalhada nos lugares errados. Quem nunca se deparou com um forno de microondas melecado de molho, por exemplo?

Por usar radiação eletromagnética, esse aparelho consegue fazer com que o calor penetre profundamente nos alimentos. Assim, ao contrário do que ocorre nos fornos convencionais, o produto aquecido no microondas tende a concentrar altas temperaturas em seu centro.

Como resultado, a chance de um ingrediente explodir aumenta. O risco é maior no caso de alimentos com alto teor de água, bem como frutas e legumes preparados inteiros e com a casca. Ovos cozidos e molhos também devem ser evitados porque geram vapor e muita pressão interna.

Quando e como limpar microondas?

A frequência vai depender de quantas vezes você utiliza o equipamento ao longo da semana e também dos tipos de preparos. Enquanto algumas pessoas usam mais pra aquecer água e descongelar alimentos, outras tendem a planejar refeições completas com o aparelho.

Pra não ter dúvidas, observe o aspecto do microondas diariamente. A parte interna sempre vai exigir limpezas constantes por conta do contato com os alimentos. Além da condição do forno, identifique a presença de odores e avalie se há acúmulo de poeira ou manchas do lado de fora.

A seguir, você confere como limpar dentro do microondas com várias misturas:

  • limão e água — coloque ambos dentro de um copo e programe o aparelho para funcionar por 2 minutos. Isso vai ajudar a eliminar gorduras e maus odores, além de espalhar um aroma fresco;
  • vinagre e bicarbonato de sódio — junte esses produtos na mesma proporção (1 colher cada) e jogue dentro de um copo d’água. Leve ao microondas por 5 minutos ou até perceber que o vapor amoleceu todas as crostas que estavam grudadas;
  • água e detergente neutro — essa combinação é básica e serve pra limpar todos os componentes do aparelho, incluindo o prato. O ideal é passá-la sempre com o lado macio da esponja pra evitar riscos;
  • água oxigenada 20 volumes — esse produto pode ser usado pra retirar manchas amareladas que se formam com o tempo. Basta passar um pouco sobre as áreas afetadas e enxaguar em seguida.

A parte externa do equipamento também merece cuidado, já que interfere na estética da cozinha da sua casa. Nessa região, uma limpeza com água e sabão neutro é suficiente pra remover a sujeira e destacar o acabamento. Se quiser, você pode secar com papel-toalha pra dar brilho.

O que evitar na limpeza?

Com base nas dicas de como tirar sujeira do microondas, ficou claro que boa parte dos produtos têm fórmulas simples e são facilmente encontrados nos mercados. Alguns, como é o caso do vinagre branco, têm inúmeras finalidades pra limpar geladeira, armários, tampos de mesas e até bancadas.

Você deve evitar soluções químicas muito fortes, saponáceos e removedores de gordura. Com o tempo, eles podem danificar peças e partes do acabamento do microondas. Instrumentos abrasivos, como esponjas de aço e escovas com cerdas duras, também devem ficar fora da rotina de cuidados.

Viu como limpar microondas pode ser rápido e levar poucos recursos? Esperamos que as dicas ajudem você a manter o bom aspecto desse eletrodoméstico que é tão essencial na cozinha.

como limpar microondas
[INFOGRÁFICO] Como limpar o microondas da melhor forma

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você