BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Além do óbvio: 7 receitas para preparar na panela elétrica de arroz

Os eletros são indispensáveis em muitas cozinhas porque facilitam o preparo de diversos pratos. Alguns são tão versáteis que passam a ser usados com frequência, para fazer os doces e salgados favoritos da família. Prova disso está na possibilidade de criar novas receitas na panela elétrica de arroz.

É isso mesmo que você leu: um dos utensílios de cozinha mais adorados pode receber outros alimentos além do cereal branquinho. A lista inclui proteínas, legumes, massas e até sobremesas. Se você tem uma panela desse tipo em casa, aproveite pra testar preparos diferenciados. Temos certeza de que vai se surpreender.

Vamos às sugestões? Continue com a gente e confira!

1. Carne moída

Nada melhor que começar com uma das misturas mais simples para molhos e recheios. Sim, é mais que possível fazer carne moída na panela de arroz e deixá-la extremamente saborosa. Pra isso, tempere o produto de base com sal e as especiarias que você costuma usar.

Transfira tudo para o interior do eletro e adicione um pouco de molho de tomate diluído em água. Tampe e ligue o equipamento, deixando cozinhar em torno de 20 minutos. É uma das receitas com a panela elétrica de arroz mais tranquilas, porque fica pronta quando você percebe a carne já soltinha e com um aroma agradável.

2. Macarrão

Quem ama uma massa com molho encorpado não vai resistir a essa tentação. Você pode usar a panela elétrica para fazer macarrão de diversos formatos, acrescentando uma mistura ao molho sugo ou um creme de queijo ao final. Hummm, deu até água na boca! O preparo só exige água e um pouco de sal, como na panela comum.

Deixe o eletro tampado pra que a água esquente mais rápido. Assim que ferver, tire a tampa, coloque uma pitada de sal e acrescente o macarrão de sua escolha. O ponto da massa varia de acordo com o gosto de cada pessoa, então, prove de vez em quando até encontrar a consistência ideal. Depois, é só escorrer e servir.

3. Sopa

A queridinha nos dias mais frios também está entre as nossas receitas na panela elétrica de arroz. O preparo, como você deve imaginar, é muito simples: pique os temperos de sua preferência e leve para o interior do eletro com um pouco de óleo. Frite bem, mexendo bastante até refogar tudo.

Quando reduzir, adicione a carne e os legumes de sua preferência. Sugerimos frango desfiado com batata e cenoura, pois é uma base que funciona pra muita gente e agrada pessoas de diversas idades. Finalize com cheiro verde, tampe e deixe cozinhar até que os ingredientes estejam macios e o sabor tenha incorporado no caldo.

4. Pipoca

Um tira gosto bastante popular ganha destaque quando o assunto é inovar com a panela elétrica de arroz. Seja para acompanhar uma sessão de cinema em casa, seja pra fazer um lanche rápido, sua pipoca pode ser feita rapidinho no eletro.

O preparo é assim: com a panela desligada, cubra o fundo com uma fina camada de óleo e despeje os grãos de modo que não fiquem sobrepostos. Feche a tampa, ligue na tomada e espere aquecer. Deixe as pipocas estourarem até não perceber mais barulho na parte interna. Pronto! É só transferir tudo pra uma tigela e salgar ou adoçar.

5. Legumes

Notícia valiosa pra quem está pensando em adotar uma dieta mais saudável e equilibrada: uma das receitas que a panela elétrica de arroz tem como protagonistas os legumes. Entram, aqui, opções como brócolis, couve-flor, ervilhas frescas, cenoura, vagem e abobrinha.

O preparo é possível porque esse tipo de eletro vem com um recipiente vazado que fica apoiado nas laterais. Assim, basta deixar os legumes dentro desse compartimento e colocar um pouco de água no fundo da panela pra aquecer. O vapor vai subir e atingir os produtos que estão suspensos, até que fiquem macios e prontos pra degustação.

6. Arroz doce

A panela de arroz pode competir com a fritadeira elétrica quando o assunto é sobremesa. Uma sugestão bem tradicional, por exemplo, é adoçar o cereal que a gente costuma combinar com o feijão pra garantir um docinho após o almoço. Se você curte esse tipo de receita, vale a pena testar.

O preparo é parecido com o do arroz tradicional, mas você vai incrementar o ingrediente da base com uma porção de cravo-da-índia e um pedaço de canela em pau. Deixe cozinhar até ficar macio e, quando estiver pronto, adicione 1 caixa de creme de leite, 1 vidro de leite de coco, 1 lata de leite condensado e um pouco de coco ralado. Misture bem e cozinhe por mais alguns minutos pra ficar cremoso.

7. Pudim

Está aí uma sugestão de sobremesa para servir após as refeições ou durante as sessões de filmes e séries em casa. Você vai precisar da mistura básica de pudim: 3 ovos, 1 lata de leite condensado e 320 ml de leite. Bata tudo no liquidificador e reserve.

Em uma forma de furo central que caiba dentro do eletro, despeje um pouco de açúcar e leve à boca do seu fogão pra derreter. Quando formar um caramelo, tire da chama e acrescente a mistura do pudim sobre essa camada de açúcar, fechando o topo com papel alumínio.

Preencha o fundo da panela com um pouco de água e encaixe a forma. Ligue na tomada e, quando começar a soltar vapor, deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Desligue e, quando esfriar, transfira o pudim pra uma tigela bonita. É ou não é uma das mais simples receitas na panela elétrica de arroz?

Ficou claro que dá pra fugir do óbvio e arrasar com preparos que facilitem a rotina na cozinha. Se você gostou das dicas e ficou com vontade de colocar a mão na massa, não perca mais tempo. Também não deixe de incluir essas receitas com a panela elétrica de arroz em seu caderno de inspirações.

E já que o assunto tem a ver com comida, que tal fazer o nosso quiz sobre habilidades na cozinha? Descubra agora se você está na categoria iniciante, gourmet ou chef!

Além do óbvio: 7 receitas para preparar na panela elétrica de arroz

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você