Pesquisar
Pesquisar

Limpar geladeira: como e quando fazer?

Se hoje você levantou cedo e prometeu ser o dia da casa arrumada por completo, pode ir começando pela cozinha, pois limpar geladeira é tarefa essencial e, muitas vezes, pode dar uma certa trabalheira, concorda?

Bom, claro que tem uns modelos mais modernos que já ajudam bastante, principalmente por não precisar descongelar sempre. Isso já é uma mão na roda!

Porém, mesmo assim, limpar geladeira requer alguns cuidados especiais e é justamente por isso, que a gente decidiu montar um post completo com dicas e sugestões úteis de como fazer esse procedimento e deixar a cozinha sempre impecável.

Então, sem mais delongas, bora ao que interessa. Anota aí, hein?

Pra que limpar a geladeira?

Tem gente que realmente abre mão de limpar a geladeira e aí já viu, né? Pode dar cheiro, manchas e até caso de aparecer aqueles musguinhos verdes nas prateleiras. Nada legal!

Por esse motivo, não rola deixar muito tempo a geladeira sem uma limpeza, nem que isso seja com intervalos mais longos.

Mas o grande problema é que estamos lidando com alimentos e, portanto, há riscos envolvidos de estragar produtos e, até mesmo, de contaminá-los e causar algum mal à sua saúde e de outras pessoas.

Fora isso tudo, ninguém merece chegar na cozinha com mau cheiro, sujeira nas gavetas, restos de comida espalhados, entre outros exemplos, né?

Então, encaixa na sua programação de faxinas mais pesadas e trata de limpar a geladeira sempre que for possível, garantindo mais organização e bem-estar para todos.

E quando é hora de limpar a geladeira?

Bom, na verdade, não há um prazo exato para limpar geladeira e tudo meio que depende da frequência com que você utiliza e das condições que o equipamento se encontra.

Mas de uma maneira geral, quem entende bem de faxina mais profissional costuma indicar uma limpeza mais completa na geladeira a cada 15 dias. Porém, como destacamos, isso pode variar de casa para casa e dos tipos de uso que você faz na sua cozinha.

Logo, o melhor jeito é sempre acompanhar e definir o melhor prazo de acordo com suas necessidades e disponibilidade. Só não vale perder para a preguiça e deixar acumular, combinado?

E como limpar geladeira na prática?

Hora de botar a mão na massa, ou melhor, no pano! A seguir, com base na dica de quem realmente entende de limpeza completa, a gente vai compartilhar com você alguns conselhos indispensáveis na hora de limpar sua geladeira.

Sem perder mais tempo, já separa o paninho limpo, alguns produtos de limpeza e, claro, um pouquinho de paciência para retirar as coisas. Tudo pronto?

Esvazie tudo da geladeira

Nada de limpar geladeira mais ou menos, tá? Ou seja, se é limpeza geral, não tem essa jogar os potinhos para o lado e passar o pano no resto! É pra retirar tudo mesmo e ir com o pano até as partes mais chatinhas de chegar.

Como dica, escolha dias mais tranquilos e antes de repor os estoques, para evitar aumentar a trabalheira. Se você é fo tipo que gosta de fazer a famosa “compra do mês” ali logo depois de receber o salário, então vale programar a limpeza para logo antes dessa comprona. Nessa hora, aproveite também para conferir se todos os alimentos estão na validade ainda, com um bom aspecto ou quase na hora de ir para o lixo.

Assim, você já consegue fazer aquela triagem e evita ter que voltar com os produtos mais passados e que podem apodrecer rápido.

Retire prateleiras e gavetas

Depois de a geladeira estar vazia, retire as prateleiras e gavetas para passar um pano por fora ou, se preferir, até jogar uma água.

As gavetas maiores costumam ficar com resquícios de alimentos, restos e até líquidos derramados. Além de feio e não muito agradável, essas sujeirinhas podem manchar com o tempo ou, até mesmo, contaminar outras comidas.

Ah, e retirando essas peças, fica mais fácil de limpar a geladeira por dentro também, principalmente nos suportes e cantinhos mais escondidos.

Utilize produtos seguros

Limpar geladeira sempre será uma prática recomendada, mas é bom ter cautela e cuidado, especialmente no que você usa para a higienização. Afinal, um produto pesado ou perigoso pode até remover a sujeira, mas será que não vai contaminar os alimentos depois?

Então, para não ter erro, um paninho com álcool ou um limpa-vidros é o mais indicado para as prateleiras, gavetas e outras superfícies que tenham contato direto com as comidas. Já na parte estrutural e externa, você pode colocar um bom desinfetante e mandar brasa!

Jogue fora produtos passados

Desperdiçar nunca é legal, mas quando o produto já está passado não é bom arriscar! Além de trazer riscos à saúde, isso pode ajudar a criar mau cheiro e até contaminar outros alimentos. O prejuízo sempre será maior que descartar!

Logo, para evitar isso, após limpar a geladeira e começar a repor os produtos no seu interior, não coloque de volta os alimentos com uma cara ruim ou que você acredite já ter passado muito.

Invista nos potinhos

Geladeira organizada tem que ter potinho pra tudo, concorda? E, de fato, esses acessórios são uma benção para qualquer dona de casa, ajudando a arrumar melhor as coisas, conservar por mais tempo e até garantir mais espaço disponível.

Portanto, acabou de limpar a geladeira, pega os potinhos (lavados também, né?) e separe por tipo de alimento. Prontinho! Tudo limpo e arrumado por mais alguns dias!

E uma geladeira frost free? É realmente mais prática de limpar?

Sem dúvida absoluta! Quem tem uma Frost Free sabe que limpar geladeira não é problema e, inclusive, muito mais agradável que modelos antigos.

Aliás, quem ainda insiste naquelas geladeiras do tempo da vovó, é hora de rever e dar uma renovada na cozinha.

A gente fala isso não só porque a Frost Free é mais bonita e moderna, não. Mas ninguém merece ter que descongelar e molhar a cozinha inteira para limpar geladeira, né? Fala sério! Olha tudo isso e vê se não vale a pena o investimento numa geladeira mais moderna:

  • não precisa descongelar para limpar;
  • não cria gelo ou perde espaço interno;
  • gasta muito menos energia;
  • não faz barulho;
  • não precisa desligar para limpar;
  • limpeza muito mais prática e rápida.

Enfim, essas foram algumas diquinhas básicas de como lavar geladeira e como os novos modelos são muitos mais práticos e econômicos para tudo, inclusive na hora da faxina geral. Portanto, depois de tudo isso, a gente quer saber agora: vai encarar mais uma limpeza pesada ou vai pra loja fazer um crediário de uma nova Frost Free?

Curtiu as dicas? Para ficar por dentro de muitas outras novidades, inscreva-se aqui na nossa newsletter, que a gente te avisa dos próximos posts publicados. Até lá!

Limpar geladeira: como e quando fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você