Pesquisar
Pesquisar

O que é crediário de loja? Entenda como funciona e por que vale a pena

Você sabe exatamente o que é crediário de loja? Antes de os cartões de crédito se popularizarem, essa era a principal forma adotada pelas pessoas para comprar parcelado. Sempre funcionou muito bem, tanto que até hoje é uma forma de pagamento utilizada.

O crediário é uma excelente alternativa quando você não pode comprar à vista, nem usar o cartão de crédito, não quer comprometer o limite dele ou, até mesmo, não está vinculado a nenhum banco. As parcelas ficam bem pequenas pra poder realizar seu sonho.

Tem gente que não vê com bons olhos o crediário de loja, mas ele continua sendo muito vantajoso, e a gente preparou este post pra te explicar o porquê. Continue lendo e veja como vale a pena criar essa relação de confiança com as suas lojas preferidas!

O que é crediário?

Não é tudo que a gente consegue comprar à vista, certo? Alguns itens têm um valor muito alto pra pagar de uma vez só, e ficar juntando durante meses e meses pode levar muito tempo até conseguir realizar seu desejo de compra.

Parcelar o valor é a melhor alternativa nesses casos, mas nem sempre é necessário recorrer ao cartão de crédito. É verdade que ele ficou muito popular e se tornou a principal forma de fazer um pagamento parcelado, afinal, tem gente que nem lembra do crediário por causa disso.

Sabe os famosos carnês? Eles são criados quando uma pessoa faz uma compra usando o crediário de loja. Nada mais é do que um boleto, como um financiamento de carro, e cada folhinha representa uma mensalidade que precisa ser paga. É claro que, hoje em dia, se você preferir, esses boletos podem ser gerados online e você paga direto pelo app do seu banco.

O crediário é um tipo de financiamento também, só que feito direto com a loja. Basicamente é uma relação de confiança. Você ganha o direito de levar o seu produto pra casa, sem ter todo o valor pra fazer a compra, e assume o compromisso de todos os meses pagar um pouquinho, até quitar o valor completo.

Como funciona o crediário de loja?

O crediário de loja é diferente do crédito oferecido pelo cartão. Isso porque o cartão está vinculado a bancos e instituições financeiras, e são eles que emprestam dinheiro pra você fazer as compras. Você já parou pra pensar sobre isso? O cartão de crédito nada mais é que um empréstimo que você faz com o banco e tem 30 dias para para pagar. No caso do crediário não: você faz esse empréstimo com uma loja que você gosta, conhece e confia.

No entanto, nem sempre esse crediário é realmente próprio. Muitas vezes, embora ele pareça um crediário de loja, existe um banco por trás decidindo quem vai receber aquele crédito ou não — e houver algum imprevisto, é esse banco que vai te cobrar.

Porém, algumas lojas têm o seu próprio crediário, então, não envolvem os bancos. Tudo é tratado diretamente com elas, em uma relação de confiança mesmo, pra garantir que o cliente consiga comprar o que precisa ou quer. A loja faz uma análise e te dá esse voto de confiança.

Para abrir um crediário de loja é preciso fornecer informações básicas, como nome, RG, CPF, telefone e endereço. É criada uma ficha no sistema, depois a pessoa escolhe o produto que deseja comprar, passa no caixa e é gerado o carnê contendo as folhinhas a serem pagas uma por mês.

Também dá pra pagar várias parcelas de uma vez só, e isso é bom porque o carnê termina rápido e você ainda consegue ganhar um voto de confiança a mais. Afinal, não se torna um bom pagador, mas sim um excelente pagador, pois está quitando suas parcelas de forma adiantada.

Por que o crediário vale a pena?

Não é difícil entender o que é crediário, certo? Mas você pode estar pensando por que ele vale tanto a pena se todo mundo hoje em dia usa o cartão de crédito. Por qual motivo seria melhor abrir uma conta na loja se é tão mais fácil passar o cartão, que, com certeza, vai ser aprovado caso tiver limite?

A resposta é simples: nem todo mundo tem cartão de crédito. Além disso, quem tem, nem sempre quer ou pode comprometer o limite do cartão; e ainda existem casos nos quais esse limite é pequeno demais, pouco pra comprar aquilo que a pessoa deseja. Se você tem um cartão de crédito com 1000 reais de limite, por exemplo, e faz uma compra de 500 reais em cinco vezes, você perde metade do seu limite e não 100 reais por mês por cinco meses!

Mais um motivo para pagar pelo crediário é a facilidade de negociar direto com a loja, em especial se atrasar alguma parcela. A negociação dos atrasados é bem complicada quando a gente envolve bancos, sem falar que os juros vão incidir sobre esse valor do mesmo jeito.

Além de tudo isso, tem gente que não tem vínculos com instituições bancárias, portanto o crediário seria a melhor alternativa pra poder parcelar as compras, pois fica difícil recorrer ao cartão de crédito em casos como esse.

A grande vantagem de comprar parcelado pelo crediário da loja é que ali a relação é muito mais próxima, diferentemente do cartão de crédito, no qual a operadora não te conhece. O atendimento é humano e é possível negociar para que as parcelas sejam boas pra você e pra loja.

Qual é a diferença do crediário da Lojas Edmil?

Após descobrir o que é o crediário, que tal entender como essa opção de pagamento funciona na nossas lojas? Não, não é igual a todos os outros lugares. Tem algumas vantagens bem atrativas que você vai gostar de conhecer!

Primeiro, o crediário da Lojas Edmil é 100% próprio, e isso significa que a concessão do crédito não tem nada a ver com o banco, nem a cobrança. Assim, o índice de aprovação é muito maior, mais uma forcinha pra você realizar seus sonhos.

A gente confia em nossos clientes, e aqui você não é apenas um score do SPC ou do Serasa. Ah, tem mais! Não tem essa história de dificultar a renegociação pra ver a dívida virar uma bola de neve. Todo o nosso trabalho é sobre construir relações de longo prazo.

Então, se você atrasar alguma parcela, é muito importante procurar a nossa loja pra conversar e informar o problema. Assim, é possível negociar esse atraso e continuar tendo seu crédito e toda a confiança, mantendo essa boa relação e sem ficar com o nome sujo, combinado? O que é muito importante!

Conseguiu entender o que é crediário de loja? Viu só por que essa forma de pagamento continua existindo? Ela é uma ótima alternativa pra você pagar parcelado sem sofrer com juros altos. Sem falar da possibilidade de fazer várias parcelas, muito mais que no cartão, deixando as prestações bem pequenas pro seu sonho caber no seu bolso.

Gostou dessa dica? Tem mais um monte para compartilhar! É só assinar nossa newsletter que a gente envia pro seu e-mail!

O que é crediário de loja? Entenda como funciona e por que vale a pena

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você