BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Afinal, comprar parcelado vale mesmo a pena?

Você passa na frente de uma vitrine e vê de novo aquele produto que já está planejando comprar há algum tempo, só que nunca dá certo. Uma opção seria comprar parcelado, mas aí fica a dúvida: será que essa é realmente uma boa alternativa?

É verdade que muitas pessoas já se habituaram a parcelar suas compras, mas tem muita gente que ainda não sabe ao certo se essa forma de pagamento é vantajosa. Você também tem essa dúvida? Então, vai gostar de ler este post!

Nele, você vai descobrir se comprar parcelado realmente vale a pena e vai conhecer as vantagens de abrir um crediário em uma loja. Ah! Mas não se esqueça de que planejamento é fundamental pra não se perder com as contas. Por isso, a gente também separou algumas dicas pra você conseguir pagar tudo em dia. Olha só!

Como comprar parcelado?

Se você quer comprar parcelado, existem duas alternativas. A primeira delas é por meio do cartão de crédito, uma vez que o banco, a fintech ou a instituição financeira responsável por ele lhe concede um limite “X” pra esse tipo de gasto, de acordo com as suas finanças.

No entanto, essa alternativa pode ser um problema pra muita gente, já que as taxas e juros envolvidos no uso do cartão de crédito costumam ser bastante altos. Em especial, quando ocorrem atrasos ou pagamento mínimo da fatura do cartão.

Pra completar, nem todo mundo dispõe dessa facilidade ou, ainda pior, até tem cartão, mas com um limite bem abaixo do necessário. Nesses casos, o crediário da loja é uma excelente opção.

“E como ele funciona?”, você deve estar se perguntando. É bem descomplicado. Trata-se de uma linha de crédito que a loja, do comércio ou do varejo, disponibiliza para os clientes interessados em comprar produtos dela. Tudo isso pra atender às necessidades deles e tornar o consumo mais acessível.

Como é o uso do pagamento parcelado no Brasil?

Comprar parcelado é a preferência de muitos brasileiros, sendo uma verdadeira mão na roda quando muitos precisam. Prova disso é que uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil no ano de 2019 mostrou que 61% das pessoas recorrem a essa modalidade de pagamento.

Além disso, o órgão trouxe outro dado interessante: eletrônicos são os principais produtos comprados de forma parcelada no nosso país. Um resultado que, inclusive, foi bastante expressivo: é a preferência de 65% dos consumidores.

Comprar parcelado vale a pena?

A gente fica se planejando pra comprar uma televisão nova, um micro-ondas, um celular, daí pensa: vou juntar todo mês e já já estou com o valor completo! Mas você já reparou que sempre acontece algum imprevisto e aquele dinheirinho que estava guardado acaba indo pra outro fim? Resultado: a nova compra fica sempre só no planejamento…

É por isso que tem muita gente que não abre mão de comprar parcelado. Afinal, dessa forma, você paga um pouquinho por mês e já consegue desfrutar do produto que tanto deseja. As parcelas ficam pequenininhas e não apertam o orçamento.

Comprar parcelado vale a pena porque você pode planejar as suas compras de acordo com o valor que tem disponível. Dá pra negociar com a loja, calcular o número de prestações ideal e, é claro, já sair de lá com o seu produto em mãos, aproveitando tudo que ele tem de melhor!

Quais são as vantagens do crediário de loja?

Comprar parcelado pelo crediário é bem simples. Você só precisa fazer o seu cadastro e, após uma analise e aprovação, começar a desfrutar das facilidades. Tudo é negociado diretamente com a loja, sem a necessidade de envolver bancos ou qualquer outra instituição financeira.

Além disso, abrindo um crediário pela loja e pagando certinho as parcelas, você começa a ter um crédito ainda maior, afinal, torna-se um excelente cliente. Assim, pode ter ainda mais regalias e facilidades, participar de programas de fidelidade e obter condições exclusivas.

Outra dica é perguntar se o crediário realmente é da loja. Muitas têm o crediário, mas quem toma conta, na verdade, é um banco que está por trás da operação. Quando é esse o caso, você vai acabar tendo que lidar com o banco, e não com a loja, pra resolver qualquer situação.

Isso sem falar que, quando o crediário é realmente da loja, se as coisas ficarem apertadas é só abrir o jogo, explicar a situação e renegociar as parcelas que estão em aberto. É melhor do que deixar em atraso e acabar ficando com o nome sujo.

Qual é a diferença entre compra parcelada e à vista?

A principal diferença está na possibilidade de se obter descontos, promoções ou mesmo preços reduzidos à vista. Algo que, sempre é bom ressaltar, é permitido e assegurado pela legislação — mais especificamente, a lei nº 13455/17.

Portanto, se você quer saber como economizar nas suas compras, essa, sem dúvidas, é uma boa opção. Além disso, há outra diferença: alguns estabelecimentos oferecem a alternativa de parcelamento para as suas compras.

Porém, há duas alternativas: até X parcelas não tem juros. Passando de X parcelas, por outro lado, você paga juros mensais. Por esse motivo, é importante checar antecipadamente com o local a respeito das formas de pagamento, combinado?

Quais são os cuidados ao comprar de forma parcelada?

Quando a gente fala dos cuidados ao comprar parcelado, é preciso ter em mente o seguinte: a soma das suas parcelas nunca deve ultrapassar 30% do seu salário. Colocando em termos práticos, imagine que você tem uma renda mensal de R$ 1.212. Ou seja, os 30% aqui seriam cerca de R$ 363,60, ok?

Por que fazer isso? Simples: não desequilibrar o seu orçamento. Afinal, você tem diversas despesas ao longo do mês com moradia, saúde, alimentação etc.

Logo, se as suas compras parceladas passam a se acumular, tendo valores cada vez mais altos, você se verá diante de uma situação de não conseguir arcar com todas as suas contas. Às vezes, vai ter que priorizar uma em detrimento da outra.

Como resultado, começam a surgir os atrasos nos pagamentos, as dívidas e, inclusive, a negativação do seu nome na praça. Portanto, manter o controle é uma dica-chave para as compras parceladas serem algo positivo, e nunca uma dor de cabeça.

Qual é a importância de pagar as parcelas em dia?

Antes a gente falou pra você que comprar parcelado pelo crediário da loja é mais simples do que optar pelo cartão de crédito. Porém, pra continuar com esse benefício é importante pagar as parcelas em dia, viu?

Toda compra parcelada é um crédito que o cliente recebe da loja ou da instituição financeira. Basicamente, é como se ele tivesse emprestado aquele valor pra pagar as suas compras, por isso, o total precisa ser devolvido.

Os atrasos nas parcelas somam juros que fazem o valor crescer cada vez mais. O problema é que no mês seguinte você tem que pagar a parcela atual, a atrasada e os juros, ou seja, vai ficar bem pesado. No fim, tudo vira uma grande bola de neve.

Então, o ideal é que você se planeje pra comprar parcelado, calculando o valor disponível todo mês pra assumir parcelas que realmente cabem no seu bolso. Assim, não vai deixar nada atrasar e vai ganhar a fama de bom pagador, conquistando a confiança das lojas.

Qual é o papel do planejamento nas compras parceladas?

comprar parcelado

Quando a gente vai comprar parcelado, mesmo sendo poucas parcelas, é preciso fazer um planejamento. Considere que essa é uma despesa que precisa entrar no seu balanço mensal pra que você não tenha que deixar nenhuma conta pra trás.

Antes de fazer a sua nova aquisição, veja como estão as suas finanças pessoais. Coloque no papel, ou então use um aplicativo ou uma planilha do computador, pra registrar quais são os seus ganhos e os seus gastos.

É preciso saber o valor total das suas contas, quanto você recebe e calcular a diferença entre os dois. Assim, saberá quanto dinheiro sobra no final do mês depois de tudo estar pago. E nesse valor deve caber a parcela que você vai assumir.

Fazendo esse controle, você também consegue descobrir se existe algum gasto que pode ser cortado. Afinal, às vezes a gente tem contas ou gasta demais com coisas que não precisa, então, fazendo economia de um lado você pode investir do outro.

Aquisições futuras

Com essa estratégia, também dá pra planejar as suas próximas compras. Você sabe exatamente quando as parcelas vão terminar e se organiza pra adquirir outros produtos? Tudo isso sem comprometer o seu orçamento?

Você pode planejar desde as aquisições menores, como um tênis, até aquelas maiores, como a prestação de um carro. O importante é não se esquecer de fazer essa separação das contas que já tem e conhecer o valor realmente disponível todo mês. Só evite comprometer toda a sua renda, porque imprevistos podem acontecer.

Outra dica bem legal para o seu planejamento é separar um valor todo mês e criar uma reserva de emergência. Assim, se por acaso acontecer algo inesperado, você pode recorrer a esse valor pra pagar as suas parcelas, sem deixar que elas atrasem.

Como funciona a compra parcelada da Lojas Edmil?

O processo é superdescomplicado! Bastar ir a uma das Lojas Edmil com os seus documentos de identificação pessoal e comprovantes de renda e moradia. Um dos nossos atendentes vai orientar você durante as etapas do seu cadastro e indicar se houve ou não a aprovação.

Isso porque ela está sujeita, como é de costume no mercado, à avaliação dos seus dados nos órgãos de proteção ao crédito — como SPC, Serasa e SCPC Brasil.

Comprar parcelado é uma excelente alternativa pra você não ter que juntar dinheiro pra comprar aquilo que quer. Fazendo um planejamento, vai conseguir realizar o seu sonho sem comprometer o seu orçamento ou acabar se endividando demais.

Ah, não se esqueça de que a Lojas Edmil tem crediário próprio e faz sempre o melhor pra chegar até aquela parcelinha que cabe no seu bolso!

Gostou destas dicas? Temos muitas outras pra compartilhar com você. Aproveite e confira o post que preparamos pra desvendar a dúvida de muita gente: afinal, é seguro comprar pelo WhatsApp?

Afinal, comprar parcelado vale mesmo a pena?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você