BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

[INFOGRÁFICO] Comprar pelo WhatsApp: vale a pena e é seguro? A gente explica essa história

Depois de uma semana puxada de trabalho, nada melhor que colocar o papo em dia com quem a gente gosta, né? E o celular veio pra ajudar nessa missão, principalmente com os aplicativos como o WhatsApp. Mas sabia que ele vai além de facilitar a comunicação? Você também pode comprar pelo WhatsApp!

Esse aplicativo é um dos maiores queridinhos dos brasileiros, e agora dá pra fazer muito mais com ele do que só trocar mensagens com os familiares e amigos. Fazer compras pelo WhatsApp facilita muito porque você nem precisa sair de casa.

Tá com um pé atrás com esse serviço? Então olha só as informações que separamos aqui neste conteúdo. A gente conta como funciona e você decide se é seguro ou não, combinado? Vamos lá!

Por que comprar pelo WhatsApp?

Chegou o grande dia do aniversário do seu filho, e a semana está uma grande correria, com tarefas que não acabam mais. Mal dá tempo pra assistir à TV, quanto mais pra sair em busca de um presente. Você já passou por uma situação parecida? 

Pois isso deixa de ser um problema se você escolher comprar pelo WhatsApp. Dá pra encontrar o que queria sem perder muito tempo, eo melhor: na palma das suas mãos. É só conversar com um atendente por mensagem.

Se estiver com dúvida sobre o que comprar, ainda pode contar com as sugestões do atendente. O presente ideal pode estar entre os produtos mais vendidos ou procurados pelas pessoas da mesma faixa etária de quem você deseja presentear! Já pensou ter todas essas vantagens e ainda economizar?

Durante a pandemia de 2020, esse também foi um jeito de se proteger das aglomerações sem deixar de realizar os objetivos. E saiba que você não será a única pessoa a comprar pelo WhatsApp, viu? Hoje, 76% dos brasileiros falam com as marcas pelo aplicativo e, entre eles, 54% compram produtos ou contratam serviços por lá. Muita gente, né?

Como as empresas vendem pelo WhatsApp?

O WhatsApp já era uma ferramenta utilizada pelos comerciantes e as empresas pra manter contato com os clientes, mas foi durante a pandemia que eles perceberam o potencial do aplicativo pra fazer vendas. Comprar pelo WhatsApp acabou se tornando bastante comum durante esse período da crise pandêmica.

Não tem só um jeito de comprar pelo WhatsApp, já que as empresas utilizam esse aplicativo de diferentes formas para fazer suas vendas. Talvez você até já tenha pedido comida por delivery direto para o WhatsApp de alguma lanchonete ou restaurante. Inclusive tem como ver o menu dessas empresas para fazer escolhas.

Esse é um serviço possível por causa do WhatsApp Business, uma versão do aplicativo específica para as empresas. Elas e também pequenos lojistas e comerciantes em geral podem criar um catálogo com produtos para que os consumidores e clientes consigam ver as opções, fazer seus pedidos, receber links de pagamento, combinar a entrega, e assim por diante.

Outra forma é utilizar o WhatsApp como se fosse um chat de relacionamento. Em vez de o cliente conversar com o vendedor pessoalmente ele pode acessar o site da empresa ou da loja, conferir os produtos que deseja, tirar as dúvidas com o atendente pelo aplicativo e finalizar o seu pedido por ali mesmo.

Como funcionam as compras pelo WhatsApp?

Já se convenceu de como é vantajoso comprar pelo WhatsApp? Então, é bom saber como fazer isso do jeito mais confiável pra evitar os perrengues.

O primeiro passo é achar a loja e o número pra falar com ela por mensagem. Na maioria das lojas após enviar um “oi” o sistema já direciona para um menu em que você poderá responder que tipo de atendimento deseja, nesse caso, comprar!

Então, depois de indicar que quer fazer uma compra e responder mais algumas perguntas simples (como em qual cidade você está), conversará com um atendente que te dará todo auxílio.

Já temos a opção de enviar dinheiro pelo WhatsApp, mas o pagamento direto pelo aplicativo ainda algo que está para ser lançado. Então, você deve combinar a forma de pagamento com o atendente por mensagem, assim como o prazo de entrega.

Aqui na Lojas Edmil, por exemplo, você pode pagar por cartão de crédito ou débito, por meio de um link de pagamento, boleto e até mesmo pelo nosso crediário próprio se já for cliente nosso cliente.

Dá até pra pedir mais fotos pro atendente e não ter erro na sua compra! Se você é daquelas pessoas que gostam de ver os produtos de perto, essa é uma grande notícia, né? E sem complicações!

No que ficar de olho antes de realizar a compra?

O segredo do sucesso pra comprar pelo WhatsApp é simples: confiar na loja. Se ela é conhecida e bem-avaliada na internet, pode ter certeza de que se preocupa com o atendimento dos clientes. A marca não arriscará a reputação por conta de um serviço que não funciona, concorda?

Os principais cuidados pra ter é confirmar se o número é realmente da loja. Essa informação você encontra no site oficial: basta digitar o nome dela no Google ou nas pesquisas das redes sociais. Aproveite que tá com o celular na mão e mande uma mensagem no Facebook ou Instagram pra confirmar o telefone de contato.

Fica a dica: uma empresa séria e responsável não pedirá a senha do seu cartão de crédito pelo WhatsApp e sim enviará para você um link de pagamento. Então, se isso pedirem senha pelo WhatsApp, pode desconfiar. Nesses casos, entre em contato pelo telefone e tire suas dúvidas com o atendente da loja.

Se o seu medo é alguém de fora conseguir ler as suas conversas e combinados com a loja, saiba que o WhatsApp é bem seguro nesse sentido. Existe uma tecnologia que chama “criptografia”. 

Ela funciona da seguinte forma: só você e o seu contato tem a chave do cadeado pra entender as mensagens. Se alguém tentar ler no meio do caminho, encontrará códigos sem sentido, que não dão pistas do que estava escrito. Legal, né?

Ah, antes de terminar o assunto, aqui vai mais uma dica de segurança: existe uma função do WhatsApp que chama “confirmação em duas etapas”. Ela serve pra garantir que só você consiga entrar no aplicativo: se alguém usar outro celular pra acessar sua conta, terá que saber a senha (que chama PIN) cadastrada.

Melhor manter as suas mensagens longe dos bisbilhoteiros, né? Pra isso, é só ir nas configurações e, depois, clicar em conta. Logo você vai ver a opção de “confirmação em duas etapas” pra ativar. Vale lembrar: não compartilhe essa senha com ninguém!

Como saber se a empresa é confiável?

O WhatsApp também é uma ferramenta online pra fazer compras, por isso, antes de escolher a loja com a qual fechará negócio, é preciso ter certeza de que ela é confiável pra não acabar caindo em golpes. Basta seguir as mesmas regras de quando escolheremos um site pra comprar.

Primeiro é preciso conferir se a empresa é conhecida no mercado, bem-avaliada na internet como a gente explicou, se as pessoas realmente estão comprando e se as reclamações no Reclame Aqui são atendidas e resolvidas.

Ainda no site da empresa, veja se tem selos de segurança. Confira o modo como o link está escrito prestando bastante atenção pra ver se não tem erros, letras trocadas ou qualquer outro detalhe que possa indicar de fraude. Também no link, veja se no começo está escrito https//, ou se tem um cadeado fechado, sinais de que dá para confiar.

Se estiver visitando uma loja nova e não tiver certeza se ela realmente existe, procure pelas redes sociais, acesse e verifique se são verdadeiras. Faça as coisas sem pressa. Navegue pelo site, veja as páginas lá no rodapé, como política e privacidade, termos de serviço, condições de uso e outros que nem todo mundo costuma ler.

Caso conheça alguém que conheça já tenha feito compras pelo WhatsApp ou entrado em contato com essa empresa, peça pra confirmar se o número que você tem é o mesmo.

Outro detalhe importante pra comprar pelo WhatsApp é olhar a foto da loja com quem você está conversando, aquela que aparece na bolinha das mensagens. O ideal é que ali esteja a logomarca da empresa, não a foto de uma pessoa qualquer ou foto nenhuma.

Quais os diferenciais das Lojas Edmil?

Um dos grandes diferenciais das Lojas Edmil é a sua tradição. Já estamos há 40 anos no mercado, por isso, você pode confiar e comprar pelo WhatsApp com a gente e receber seu produto no conforto da sua casa.

Aqui você pode tirar dúvidas por mensagem, pedir mais fotos, conferir detalhes, pra só então decidir se quer comprar. Na hora de pagar, conta com toda a facilidade disponível nas lojas físicas, inclusive o crediário.

Sem falar das outras vantagens, como frete grátis e montagem gratuita de móveis pra diferentes regiões. Tem sempre promoção no site e cupons de desconto. Assim você pode comprar pelo WhatsApp e aproveitar esses benefícios sem tem que ir a uma loja física.

Na central de atendimento, a equipe da Lojas Edmil está sempre a postos pra ajudar no que for preciso. Além do WhatsApp, tem o 0800, os vendedores online por cidade e também o e-mail.

Qual o passo a passo para comprar com as Lojas Edmil pelo WhatsApp?

Comprar pelo WhatsApp na Lojas Edmil é fácil. Você pode começar uma conversa pelo site clicando no ícone do WhatsApp que aparece no canto inferior da tela, ou pode salvar o número entre seus contatos, acessar o aplicativo e iniciar uma conversa por lá.

Assim que você der um “oi” iniciará o chat automático com perguntas simples, como se você já é cliente e se tem e-mail. Depois aparece um menu de opções, basta escolher “quero comprar” e continuar o processo.

O sistema vai transferir para um atendente. Basta conversar com a pessoa para tirar suas dúvidas, informar dados para fazer o pedido, definir detalhes da compra e finalizar.

Como a gente explicou, pra pagar você receberá um link pra escolher a melhor forma. Depois é só esperar o produto chegar no endereço informado para entrega.

Viu como comprar pelo WhatsApp não é difícil? Se você confia na loja e segue as dicas de segurança, não tem motivo pra se preocupar! Vale a pena saber aproveitar outros recursos, além de enviar mensagem e descobrir como silenciar conversas pra aproveitar vantagens e facilidades adquirindo o produto que deseja sem nem precisar sair de casa. Fala sério, é conforto demais, né?

Gostou da ideia de comprar pelo WhatsApp? Então acesse o site da Lojas Edmil para conversar com um dos vendedores online!

[INFOGRÁFICO] Comprar pelo WhatsApp: vale a pena e é seguro? A gente explica essa história

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você