Pesquisar
Pesquisar

Enviar dinheiro pelo WhatsApp: como funciona o WhatsApp Pay

Em um mundo cada vez mais conectado, não faltam aplicativos úteis para organizar a rotina pessoal e de trabalho. Ter ferramentas instaladas no celular facilita até na hora de fazer pagamentos e realizar cobranças. Prova disso está na possibilidade de receber ou enviar dinheiro pelo WhatsApp.

Você provavelmente já utiliza esse famoso mensageiro, seja para conversar com os amigos e familiares, seja para resolver questões da vida profissional. Como muitos recursos digitais, ele sempre está passando por mudanças e disponibilizando atualizações com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários.

Uma das novidades mais recentes é justamente a opção de transferir valores a qualquer pessoa ou empresa. Continue a leitura para entender melhor como funciona e quais cuidados você deve tomar!

O que é WhatsApp Pay?

Essa funcionalidade foi aprovada pelo Banco Central e já está disponível para todos os brasileiros que utilizam o aplicativo de mensagens instantâneas. Trata-se de um recurso de pagamentos que, assim como o Pix, foi desenvolvido com a finalidade de agilizar as transações financeiras.

A vantagem é que tudo pode ser feito pelo celular, na própria plataforma do mensageiro. Ou seja, o usuário não precisa baixar ou abrir outros aplicativos para cumprir as operações desejadas. Também não há nenhuma cobrança pelo serviço, o que permite economizar dinheiro com cada transferência.

A novidade foi liberada em março de 2021 e, aos poucos, passou a ampliar a lista de bancos integrados à ferramenta. Até o momento, podem enviar dinheiro pelo WhatsApp os usuários das bandeiras Master e Visa que têm contas abertas e ativas nas seguintes empresas:

  • Banco do Brasil;
  • Mercado Pago
  • Banco Inter;
  • Nubank;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Sicredi;
  • Woop Sicredi;
  • Next.

Como esse recurso funciona?

A configuração do serviço é bem simples e acontece direto na plataforma do WhatsApp. Pra começar a usar, certifique-se de que você está com a versão mais recente do aplicativo instalado no seu celular. Se perceber que não, o ideal é atualizar a ferramenta antes de qualquer coisa.

Também recomendamos que faça a primeira transação a alguém de confiança, de modo que habilite o recurso sem preocupações com erros relacionados a valores. Uma boa dica é escolher um amigo ou familiar e avisá-lo sobre o procedimento, pedindo que confirme se deu tudo certo.

Com o destinatário definido, é só seguir o passo a passo para enviar dinheiro pelo WhatsApp:

  1. abra o app do mensageiro;
  2. inicie uma conversa com a pessoa que você deseja pagar;
  3. clique no ícone de anexo, localizado no canto inferior direito;
  4. selecione o botão que indica “pagamento”;
  5. preencha o campo com o valor a ser enviado e vá para tela seguinte;
  6. aponte a forma de pagamento, indicando os dados do cartão (incluindo validade e CVV);
  7. toque em “adicionar cartão”;
  8. no primeiro envio, é preciso selecionar a opção “verificar e pagar”;
  9. escolha o tipo de verificação — pelo aplicativo do banco ou por e-mail — e clique em avançar;
  10. aguarde a mensagem com o código de segurança e use-a para verificar o cartão;
  11. volte para tela de pagamento e clique em “pagar”;
  12. confirme a operação com sua impressão digital ou código do Facebook Pay.

Seguindo essa ordem, você poderá pagar produtos, serviços e até comprar pelo WhatsApp sem sair do aplicativo. É possível fazer um total de 20 transações por dia, com limite mensal de R$ 5.000,00. O valor máximo por transferência é de R$ 1.000,00.

Pela plataforma, também é possível cobrar valores a alguém que está te devendo. O caminho é o mesmo usado para o envio de dinheiro, com uma pequena alteração na área de pagamento. Nesse caso, substitua a opção “pagar” por “solicitar” e indique a quantia a ser recebida pelo contato.

Quem pode enviar dinheiro pelo WhatsApp?

Desde a data de lançamento, esse recurso foi sendo disponibilizado à população de forma gradual. Portanto, se você é usuário do WhatsApp e ainda não identificou a funcionalidade de pagamentos, experimente atualizar a ferramenta e verificar se finalmente aparece entre os ícones do anexo.

Com a versão recente em dia, toda pessoa maior de 18 anos poderá enviar e receber dinheiro pelo mensageiro. O principal requisito é ter conta em uma das instituições que aceitam a função, com cartões nas bandeiras Visa e Master. Se precisar, anote a lista de bancos que citamos no primeiro tópico.

Outra dúvida comum tem a ver com as diferenças entre o WhatsApp Pay e o Pix. Pois bem, o primeiro é considerado um iniciador de pagamentos, visto que exige o cadastro de dados de um cartão na plataforma do mensageiro. O segundo é um meio direto porque ocorre nos aplicativos dos bancos.

Felizmente, ambos são eficazes para agilizar as transferências de valores. Como são sistemas de pagamento instantâneo, a tendência é que, futuramente, tenham as suas operações integradas. Se isso ocorrer, o usuário poderá pagar e receber com cada vez menos toques no seu dispositivo.

Essa operação é segura?

Segurança é sempre um ponto de atenção quando o assunto envolve finanças. Afinal, ninguém quer correr o risco de cair em golpes e perder parte da renda. O cuidado é tanto que, desde o início do ano, muita gente tem questionado se enviar dinheiro pelo WhatsApp é uma alternativa segura.

Para responder a essa pergunta, precisamos reforçar os aspectos divulgados pela própria empresa. De acordo com o diretor de operações da marca, as transações financeiras realizadas pelo WhatsApp Pay são protegidas por várias camadas de segurança, como biometria, PIN e recursos do Facebook.

Também é importante destacar que o mensageiro não tem acesso às contas bancárias por funcionar apenas como um disparador de transferências. É como se ele fosse um mediador entre o cliente e o banco, já que solicita à instituição financeira que execute o pedido feito pelo usuário no aplicativo.

Vale dizer, ainda, que o nível de proteção aumenta de acordo com o modelo do celular. Aparelhos mais modernos permitem a identificação por leitura da digital ou reconhecimento facial, complementando as tradicionais senhas numéricas. Isso reduz a chance de alguém burlar o acesso ao sistema.

Gostou de conhecer mais uma ferramenta exclusiva para cuidar das suas operações financeiras? Esperamos que o artigo ajude você a enviar dinheiro pelo WhatsApp com tranquilidade. Lembre-se de que estamos sempre trazendo dicas especiais sobre aplicativos e outras tecnologias por aqui.

Ainda não assinou a nossa newsletter? Cadastre-se agora para ficar por dentro dos conteúdos e superofertas toda a semana.

Enviar dinheiro pelo WhatsApp: como funciona o WhatsApp Pay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você