BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Site confiável para compra online: saiba como identificar

Hoje em dia, é bem comum comprar pela internet, só que também tem muita gente que desconfia das lojas virtuais. Se você é uma dessas pessoas, faz muito bem, afinal, é preciso encontrar um site confiável pra compra online.

Embora realmente existam golpes na internet, tem muita empresa honesta que trabalha com seriedade. Então, você não corre risco se souber como identificar quando um site é de fato seguro e confiável.

Existem diversas pistas pra descobrir isso, e é claro que a gente vai te ajudar! Neste post, listamos algumas recomendações básicas pra você se proteger e saber se um site é de confiança ou não. Assim, dá pra fazer compras online e aproveitar todas as facilidades e benefícios do meio digital.

Se interessou pelo assunto? Então, confira todo nosso conteúdo especial a seguir!

Conferir o link e o domínio

Quando você recebe uma oferta, ou quando aparece algum anúncio interessante, é preciso analisar o link e o domínio do site que está enviando essas propostas. Assim você pode verificar se é realmente oficial ou se trata de uma clonagem.

O site da Lojas Edmil, por exemplo, termina com .com.br. Assim, se por acaso uma pessoa receber uma oferta que parece ser da Edmil, só que com um link que termina em .net ou só .com, dá pra desconfiar, porque esse não é o endereço oficial, entendeu?

Às vezes são alguns detalhes que mudam nesses links e nesses domínios, como uma letra ou uma palavra. Por isso, se você desconfiou de algo, o ideal é utilizar ferramentas de buscas, como o Google.

Você pode acessar seu navegador de internet, digitar o nome da loja e conferir o domínio oficial dela. Procure pela oferta e faça a compra diretamente por esse endereço.

Pesquisar a reputação e o histórico do site

Uma grande vantagem da internet é que as pessoas se ajudam nesse meio digital. Existem sites de reclamação e, por lá, quem foi vítima de um golpe deixa registrado o alerta, pra ninguém mais entrar nesse barco furado.

Então, quando você encontrar um site que pareça ser atrativo, faça uma busca na internet perguntando se ele é bom, se é confiável, e coisas do tipo. Se existir qualquer problema, isso vai aparecer pra você nos resultados das buscas.

Entre os sites de reclamação o mais famoso é o Reclame Aqui. Ficou na dúvida? Digite “nome da loja + reclame aqui” na pesquisa do Google e dê aquela conferida na opinião de outras pessoas.

Se tiver reclamações, veja quais são elas. Se o site é fraudulento, se a empresa cumpre os prazos de entrega, se os produtos não vêm com nenhum tipo de avaria, e qualquer outro tipo de problema, pra saber com quem você está lidando, ok?

Buscar por selos de segurança

Também dá pra saber se um site é confiável para compra online procurando por selos de segurança nele. Mas não basta só ter um desenho ali na página, você precisa verificar se aquele emblema é mesmo legítimo, e isso é bem fácil.

Quando localizar o selo, é só clicar em cima dele e, se tudo estiver certo, o site vai encaminhar você automaticamente pra uma página de verificação. Nela, você pode conferir a autenticidade do selo.

Se quiser um cuidado extra pra comprar, é válido conferir se a empresa que ofereceu esse selo existe. Afinal, os criminosos virtuais estão cada vez mais espertos e criativos, então, enquanto eles estiverem vindo com o milho, você já tem que estar voltando com fubá.

Verificar se a conexão é segura

Um site confiável para compra online tem uma conexão segura. E como verificar esse detalhe? Uma forma é analisando de novo o link e o domínio que ficam lá em cima, na barra do seu navegador. Quando o site é seguro, ele vai começar com https//.

Porém, existem sites seguros, mas têm apenas o http. Sem problema, viu? Porque o seu navegador pode emitir um alerta quando houver algum tipo de ameaça pra sua segurança ou privacidade. Em alguns casos, ele faz até o bloqueio pra que a página não seja aberta.

Outro jeito é você olhar do lado esquerdo desse endereço na barra superior do navegador. Antes de começar o link, quando o site é seguro, aparece o desenho de um cadeado. Se você clicar sobre ele, aparecem informações dizendo se a conexão é segura ou não, se o certificado está válido, a quantidade de cookies utilizadas etc.

Confirmar as informações de contato

Vamos combinar que, quando um site é confiável para compra online, o dono dele não tem por que se esconder, não é verdade? Então, você também pode confirmar sua segurança conferindo as informações de contato dessa empresa.

Anote o endereço de e-mail e envie uma mensagem fazendo uma pergunta qualquer. Procure pelo atendimento por chat e veja se encontra algum telefone. Se puder, prefira ligar pra descobrir se o número existe ou não. Dá até pra pesquisar na internet a quem ele pertence!

Outra coisa muito importante é o CNPJ dessa empresa. O ideal é que ele esteja disponível pra consulta. Geralmente, as lojas sérias deixam esse número no rodapé, junto aos créditos de quem criou o site. Você pode também pesquisar esse número na Receita Federal, viu?

Analisar a aparência do site

Não dá pra negar que os criminosos da internet são talentosos. Eles conseguem recriar o site de grandes empresas com uma aparência que engana quem não está muito atento. O bom é que certas coisas não dão pra imitar com perfeição, assim, sempre fica um detalhe pra trás.

Quando se tratar do site de uma empresa grande, verifique a aparência dele. Confira se existe um bom layout, se está tudo organizado, se as cores e outros detalhes estão de acordo com a identidade visual da marca. E, ainda, analise o domínio, conforme falamos, pra confirmar se não tem nenhuma diferença.

Agora, se for um site que você ainda não conhece, faça a análise de todos esses aspectos: o layout, a qualidade das imagens, a organização, a disposição de links e até mesmo os possíveis anúncios que aparecem nele. Os detalhem fazem toda a diferença, pode acreditar!

Além disso, leia o conteúdo procurando por erros gramaticais e qualquer outra falha que indique ser uma reprodução amadora ou mal feita. Você ainda pode fazer aquela busca por referências que a gente falou, confirmar os canais de atendimento e o CNPJ.

Conheça os golpes mais comuns

Como falamos, os criminosos estão sempre um passo à frente da gente e é preciso ficar de olho no que eles aprontam. Por isso, pra garantir que você está em um site confiável e navegando com tranquilidade, é bom ficar de olho nos golpes mais comuns que acontecem pela internet.

Phishing

O phishing normalmente acontece por e-mail e em sites falsos, mas pode aparecer nas redes sociais, SMS e até por ligações. É uma ameaça virtual que engana as pessoas pra roubar informações confidenciais, como dados bancários, senhas etc.

Boletos falsos

O golpe do boleto falso é antigo! Normalmente vem acompanhado com uma oferta vantajosa, além de prêmios e brindes imperdíveis. Você paga esperando receber algo, mas o dinheiro e a suposta empresa simplesmente somem.

Loja falsa

Nesse golpe aqui, é criada uma loja com vários produtos interessantes e com preços bem abaixo dos praticados pelo mercado. O cliente é atraído pelas ofertas, faz o pagamento, mas nunca recebe a mercadoria.

Produtos falsos

Os produtos falsos aparecem como anúncios patrocinados com soluções boas demais pra serem verdades. O golpista faz de tudo pra atrair a vítima, que paga por uma compra que, da mesma forma que nos casos anteriores, nunca irá receber.

Pix 

O usuário recebe uma mensagem por SMS ou mesmo e-mail de um banco dizendo que há um agendamento de Pix e deve seguir algumas instruções pra efetuar o pagamento. Esse golpe também pode vir como mensagem oferecendo descontos em faturas de cartões ou do celular, caso a pessoa utilize essa modalidade de pagamento.

Veja como identificar esses golpes

Neste tópico, a gente te explica como se proteger desses golpes pra ter certeza de que está navegando em sites confiáveis. Bora ver!

Tudo é urgente

Os criminosos abusam do senso de urgência e sempre oferecem ofertas imperdíveis por um tempo bem limitado, tipo dez minutos ou meia hora. Afinal, eles têm pressa e precisam fisgar você rápido.

É muito bom pra ser verdade

Você andou pesquisando e o preço está barato demais? Desconfie! Além do valor baixo, as condições de parcelamento não são praticadas pelo mercado? Então, há algo de errado aí. Já dizia o ditado: “nem tudo que reluz é ouro”.

Obriga a baixar um arquivo

Por fim, se você clica em algum link que automaticamente te obrigada a baixar algum arquivo, é melhor ter certeza de que está em um site confiável e, principalmente, oficial. Caso contrário, seus dados podem ser roubados.

Entenda como os criminosos agem no WhatsApp

E além desses golpes que citamos, os criminosos chegam até a gente pelo WhatsApp, oferecendo um serviço com um preço acessível ou mesmo um produto mais em conta do que naquele site confiável. Aí, pedem pra gente algumas informações pessoais e também um código que pode chegar no celular como mensagem de SMS.

Se você dá esse número, o golpista fica com acesso ao seu WhatsApp e, consequentemente, todos os seus contatos. Com isso, ele passa a extorquir as pessoas que você conhece se passando por você. Ele também pode usar as suas informações pra praticar outros crimes. É preciso ficar de olho, minha gente!

Fazer compras pela internet só não é seguro quando não tomamos as devidas precauções, viu? Agora, se você quiser ter certeza de ser um site confiável para compra online, dê preferência às empresas que você já conhece e cuidam bem de seus clientes.

Assim, vai conseguir entrar em contato sempre que precisar e encontrar todas as informações pra esclarecer suas dúvidas. Sem falar que vai aproveitar os benefícios de uma empresa já consolidada, como frete grátis e crediário próprio e facilitado.

Não precisa ter medo de fazer compras pela internet, basta ter atenção e conferir esses detalhes que a gente mostrou. Assim, você vai encontrar um site confiável pra comprar online, e melhor ainda se escolher lojas com credibilidade no mercado, que você sabe que pode confiar de olhos fechados!

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre site confiável? Então, aproveite pra seguir a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram

Site confiável para compra online: saiba como identificar

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você