BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como planejar as compras e ter o que precisa sem ficar no vermelho?

Bom, ano novo começando e é hora de dar aquela renovada na casa e na vida, certo? Hum, mas tá com pouca grana e não sabe muito bem por onde começar? Então, este é o post perfeito para você! 

Afinal, hoje, resolvemos preparar umas dicas imbatíveis de como planejar compras essenciais, mas sem precisar ficar no vermelho ou se desesperar no final do mês. Tá duvidando? 

Então, nem falaremos mais nada e vamos direto as dicas! Bora conferir? 

Afinal, o que é um planejamento de compras? 

Da mesma forma que as empresas realizam suas compras em seus negócios, dá para fazer isso na nossa vida pessoal também, sabia? É isso mesmo, o planejamento de compras funciona meio como um “setor” responsável, que vai definir o que você pode ou não comprar naquela hora, quanto tem para gastar e se isso realmente é necessário nesse momento. 

Em outras palavras, planejar compras pessoais é uma prática que ajudará você a não se perder nas contas no final do mês e, de fato, comprar aquilo que realmente precisa no tempo e preço correto. 

Ou seja, de uma maneira mais formal, o planejamento de compras é um processo estratégico que organiza o seu fluxo de investimentos e aquisições ao longo do mês, levando em consideração os seus ganhos, necessidades e interesses. Deu pra entender?  

E qual a importância de planejar compras? 

Planejar compras pessoais e para a casa faz toda a diferença no final do mês. Sabe aquela velha história de que o dinheiro acaba sempre antes do mês terminar e não saber bem como que isso aconteceu?

Pois é! A gente sabe que as coisas estão caras e maltratando o nosso suado dinheiro, mas muitas vezes essa sensação é resultado da falta de uma rotina de planejamento financeiro — e isso passa, claro, por planejar as compras!

E é justamente por isso que é tão importante planejar as compras, saber pesquisar melhor, aproveitar as oportunidades, entender onde comprar mais com mais vantagens e fisgar as promoções certas. 

Mas tudo isso depende de planejamento e organização (e uma pitadinha de paciência às vezes).  

Como planejar as compras pessoais na prática? 

planejar compras

A gente já falou bastante sobre o que é e para que serve um planejamento de compras. Mas claro que não ia deixar de explicar, na prática, como fazer tudo isso, né? 

Então, lá vão algumas dicas essenciais. Confira!

Defina quando pode fazer as compras 

Enquanto a gente não acerta na loteria, o jeito é planejar compras conforme a gente pode, né? Ou seja, normalmente é na semana do pagamento que a gente se sente mais poderoso e parte para aquela loja predileta sem medo de ser feliz. 

Até aí, tudo certo! Dinheiro é pra gastar mesmo! Mas é preciso cautela e limites, justamente para não acabar com a grana logo de cara, sacou? 

Então, a dica é planejar sempre as compras realmente essenciais nesse período de “riqueza temporária”, mas sem esquecer que ainda tem um mês inteiro pela frente.   

Calcule o quanto você tem para gastar em compras 

Bom, você já sabe que precisa separar uma semana especial para realizar as compras e guardar o resto para o final do mês, certo? Mas quanto isso dá na prática? 

Aí depende! Na verdade, é você mesma que tem que fazer esse cálculo exato, mas não custa nada a gente dar aquela ajudinha básica! 

Então, vamos lá! A dica é pegar todos os custos fixos que você tem e já diminuir dos seus ganhos totais. Ou seja, aluguel, conta de luz, prestações e outros, menos o seu salário. O que sobrar (mesmo que seja pouco), tenta reservar uma parte para as compras de seu interesse todo o mês. Mas não vale mexer antes, hein? 

Fisgue as melhores oportunidades 

Como dissemos mais acima, planejar compras tem que ter também uma pitada de paciência. E isso não é só para esperar ter o dinheiro todo para investir não! 

Estamos falando também de oportunidades que pintam a todo momento, como ofertas, lançamento de lojas no seu bairro, promoções, crediários especiais, entre outras. 

Para isso, a dica é sempre pesquisar com calma antes, manter o cadastro sempre atualizado nas lojas de preferência e ficar de olho nos anúncios e novidades anunciadas. Isso também é planejamento, sabia? 

Quais as melhores práticas para fazer um planejamento de compras pessoais? 

A gente já deu um montão de dicas acima, mas vamos complementar ainda mais para não ter erro. Planejar suas compras é um equilíbrio entre tempo, dinheiro e organização. 

Logo, podemos destacar as seguintes práticas adequadas para você comprar tudo o que quer, mas sem chegar no vermelho. Confira! 

  • aproveite crediários, facilidades de pagamentos e promoções das lojas; 
  • evite ultrapassar os limites do seu cartão de crédito;  
  • se achar que o mês está apertado, segure um pouquinho e espere virar o período; 
  • comprar parcelado sempre dá um alívio no final do mês e permite um controle melhor do orçamento;
  • faça uma lista mensal de produtos e metas de compras essenciais.

E quais erros mais comuns ao planejar compras? 

O que não pode ser feito é justamente abrir mão do orçamento, dos prazos e do planejamento correto no início do mês. Para isso, fizemos uma listinha de todos os erros clássicos que não podem se repetir mais, combinado?

Anota aí!   

  • estourar o cartão de crédito ou ‘rolar a dívida’, pagando os altos juros dos bancos; 
  • ter mais cartões do que pode pagar; 
  • preferir cartão de crédito aos crediários próprios das lojas; 
  • comprar por impulso e se arrepender depois; 
  • não acompanhar promoções e ofertas das lojas. 

Enfim, essas são algumas dicas básicas de como planejar compras pessoais, garantindo tudo aquilo que realmente precisa, mas sem necessariamente se apertar no final do mês. Afinal, começar o novo período no vermelho, ninguém merece, né? 

Curtiu as dicas? A melhor época pra pensar em planejamento de compras é o comecinho do ano, então confere esse nosso artigo sobre como organizar as finanças pessoais para o novo ano

Como planejar as compras e ter o que precisa sem ficar no vermelho?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você