Pesquisar
Pesquisar

Eficiência energética: o que saber sobre a mudança do selo Procel?

eficiencia-energetica-lojas-edmil

Quem quer economizar na conta de luz 💡 tem muito a ganhar ao investir em produtos com alta eficiência energética. Mas você sabe realmente o que está por trás desse conceito e como selos, a exemplo do Procel, funcionam para classificar isso?

Essas são questões que geram dúvidas, à medida que usamos mais e mais tais expressões no nosso dia a dia sem nunca ter parado para pensar nos aspectos técnicos envolvidos, reparou?

Para eliminar essas lacunas e você conseguir aproveitar as vantagens que essa proposta oferece, continue com a gente!

O que é eficiência energética e qual sua relação com eletrodomésticos?

Eficiência energética requer otimizar o aproveitamento dos recursos energéticos. Isto é, utilizar melhor a eletricidade para fazer ou atingir mais resultados a partir do mesmo ou de um menor consumo. Tudo sem reduzir a qualidade da entrega, viu?

Assim, fica evidente que um comparativo entre duas ou mais situações é necessário para definir quem apresenta um quadro superior. Nesse caso, mais de um equipamento em uma análise sobre qual tem maior eficiência. Logo, os melhores são os aparelhos que executam uma tarefa usando pouca quantidade de energia se comparados aos demais.

Os eletrodomésticos são um dos itens que podem se valer disso. Pense naqueles capazes de realizar sua função sem gastar tanto. Percebeu a vantagem? Ou seja, contar com produtos considerados dessa maneira gera muitos benefícios. Entre eles:

  • economia com contas de luz ficando mais baratas; 💰
  • diminuição do risco de interrupção no fornecimento por escassez;
  • redução do impacto ambiental 🍃 causado pela produção elétrica;
  • prolongamento da vida útil desses produtos eletrônicos.

O que é selo Procel e o que ele tem a ver com eficiência energética?

O Procel é uma proposta criada para avaliar e classificar equipamentos, de acordo com sua produtividade em relação ao consumo de eletricidade. 🔌 Como efeito, esses itens recebem o selo e uma etiqueta.

O primeiro serve para destacar a performance. Já na segunda consta uma letra entre A e G — indo daquela que representa o mais eficiente para a que implica no menos. Além desse dado, cores são empregadas para sinalizar o Coeficiente de Eficiência Energética, sendo verde atribuído para os melhores resultados e vermelho aos piores, com amarelo entre eles.

Na prática, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica começou em 1993 sob o controle da Eletrobrás e hoje também reúne INMETRO, universidades e laboratórios para avaliar os itens que vão de lâmpadas a geladeiras etc.

Esses organismos realizam testes técnicos em que diversas variáveis relacionadas à configuração da operação são aplicadas para mensurar tanto desempenho quanto gasto elétrico em cada uma delas, estabelecendo a relação entre gasto e resultado.

Isso significa que não basta usar pouca energia para funcionar, é preciso entregar qualidade dentro da sua categoria. Nesse ponto, é considerada a capacidade de:

  • manter a temperatura por aquecedores e ar-condicionados; 🌡️
  • resfriar e conservar alimentos por refrigeradores; 🧊
  • aquecer a água por chuveiros ou chaleiras elétricas; 🔥
  • limpar peças de vestuário por máquinas de lavar roupas. 🧼

A partir disso, o consumidor pode ter uma casa inteligente ao aproveitar essas informações para escolher opções econômicas. Inclusive, observando a média mensal de quilowatts utilizados ao comprar.

eficiencia-energetica-lojas-edmil-2

Qual a mudança no selo Procel e como ela afeta a classificação energética?

Você sabia que desde julho de 2022 está ocorrendo um processo de transição que levará a uma mudança tanto na forma de classificar os equipamentos quanto nas exigências do selo Procel? Nesse contexto, ainda ocorre a criação de uma versão padrão ouro dessa certificação a partir de 2023.

Essa nova proposta visa estimular a evolução da eficiência energética, aumentando o nível de exigência enquanto reconhece os esforços da indústria nesse sentido. Com isso, os consumidores passam a ter acesso a contínuas melhorias que reduzem os gastos com eletricidade e seus impactos ambientais. 

Vamos entender como essa iniciativa vai funcionar?

Nova classificação energética de eletrodomésticos

Se antes as letras usadas para definir a eficiência energética iam até o G, a partir dessa mudança elas terminam no D. Ou seja, o pior desempenho será indicado pela quarta letra do alfabeto. Porém, a lógica segue a mesma, com os melhores tirando um A.

Ainda, dentro dos níveis que A, B, C e D representam, haverá uma subclassificação que pode levar ao acréscimo de até três símbolos de mais ao seu lado. Achou confuso? A gente explica.

O posicionamento considerado máximo, em que um equipamento realiza suas funções consumindo muito pouco, será “A+++”. Logo, se a nota de um item for “A++”, significa que ele está ligeiramente abaixo disso, já um “A+” tem uma performance inferior ao anterior e por aí vai.

Exigência do selo Procel para eficiência energética

A segunda parte dessa mudança é ainda mais importante. Isso porque é ela que incentiva a continuidade na inovação industrial em prol da eficiência energética. Basicamente, a ideia é que os fabricantes aprimorem seus produtos, em busca de atingir um patamar em que realizem suas funções com cada vez menos consumo. 🔋

Nesse contexto, foi criado um cronograma de transição 🗓️ em que um equipamento precisará melhorar seus resultados para manter a classificação atual. 

O ano de 2022 é o primeiro marco, exigindo que a melhoria seja de 30% em relação aos valores verificados para a obtenção do selo. Em 2025 esse percentual sobe para 40% e em 2030 será de 61%

Selo Procel Ouro

Como uma versão premium da classificação Procel existente, o selo Ouro 🥇somente é concedido para aparelhos de ar-condicionado. Nesse caso, são reconhecidos os modelos com maior eficiência energética de acordo com o Índice de Desempenho de Refrigeração Sazonal (IDRS) algo que pode ser alcançado usando tecnologias como inverter, entre outras estratégias.

Em 2023, por exemplo, era preciso que os splits chegassem a 8,2 e os de janela a 5,0 nesse indicador para tanto. Além disso, há exigências quanto ao uso de gases refrigerantes por esses equipamentos visando reduzir seu impacto ambiental.

A eficiência energética é muito mais que um dado a observar na hora de comprar eletrodomésticos. Com base nela é possível escolher as melhores opções, tendo certeza de levar para casa um equipamento cujo desempenho é superior. Afinal, isso implica em economia a longo prazo, além da qualidade.

Você já havia reparado nesse selo? Comente e conte se ele ajudou você a comprar equipamentos mais eficientes!

eficiencia-energetica-lojas-edmil
Eficiência energética: o que saber sobre a mudança do selo Procel?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você