BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

O que é etiqueta de consumo de energia? Entenda o assunto

Uma das melhores formas de fazer o dinheiro render é economizar naquilo que for possível, e a energia elétrica é um bom começo. Dá pra reduzir o consumo da casa fazendo escolhas inteligentes, como adquirir eletrodomésticos prestando atenção na etiqueta de consumo de energia.

Nem todo mundo lembra dela, mas isso pode fazer toda a diferença pra adquirir um aparelho mais eficiente e, ainda, que consome menos. No final, mesmo pagando alguns reais a mais, vai fazer uma boa economia na conta de energia elétrica.

Gostou da ideia? Então vem com a gente porque neste post explicaremos tudo que você precisa saber sobre a etiqueta de consumo para fazer boas escolhas.

O que é etiqueta de consumo de energia?

A etiqueta de consumo de energia é um rótulo presente em aparelhos que utilizam energia elétrica para funcionar. O objetivo é indicar o consumo deles pra realizar uma determinada tarefa.

No Brasil existem duas etiquetas no mercado, sendo a do Inmetro e a do Procel. As duas têm o mesmo objetivo: apresentar a eficiência energética do aparelho pra você saber se ele consumirá mais ou menos energia quando for utilizado.

Para que serve a etiqueta de consumo de energia?

As etiquetas de consumo de energia servem pra informar o consumidor sobre a eficiência energética do aparelho, como a gente explicou. Estão ali pra você descobrir se um eletrodoméstico é mais ou menos gastão e possa escolher aquele com o melhor custo-benefício.

Essas etiquetas também têm a finalidade de promover um menor consumo coletivo de energia elétrica. Isso porque cada residência ou estabelecimento comercial utiliza diferentes aparelhos, e se cada um deles fizer um pouco de economia, no geral, o país inteiro terá um consumo energético menor.

Isso é bom para o meio ambiente e para o seu bolso. Afinal, se todos os seus aparelhos tiverem uma boa eficiência energética, no final do mês você será feito uma economia interessante na conta de eletricidade e cortará gastos.

Quais as informações contidas na etiqueta?

etiqueta de consumo de energia

Como você viu, existe a etiqueta de consumo de energia emitida pelo Inmetro e a etiqueta do Procel. A do Inmetro se chama Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). É aquele rótulo com faixas coloridas correspondente a uma letra, que pode ir de A até G.

Essas faixas classificam os produtos conforme seu consumo. Aqueles que estão na categoria A gastam menos e o consumo aumenta conforme a gente segue pelo alfabeto. Essa etiqueta do Inmetro também apresenta outras informações, como a temperatura de um congelador, o volume do refrigerador, a quantidade de água que vai numa máquina de lavar, e assim por diante.

A etiqueta do Procel é chamada Selo Procel de Economia de Energia. Também mostra o consumo energético de um aparelho, com a diferença de que o selo do Inmetro classifica os produtos por categoria em função do consumo, enquanto o Selo Procel mostra o produto qual tem uma eficiência energética melhor. Ou seja, entre esses tipos de liquidificador, qual gasta menos? O Selo Procel indica!

Essas etiquetas também trazem outras informações, como:

  • tipo de equipamento;
  • nome do fabricante;
  • marca comercial ou logomarca;
  • modelo ou tensão;
  • consumo de energia em KWh/mês.

Como a escolha de acordo com a etiqueta impacta o consumo?

Para entender essa questão pensaremos em modelos de automóvel. Se pegarmos um carro popular 1.0 e um esportivo para ir de uma cidade a outra, cada um deles precisará de uma certa quantidade de combustível, certo? É basicamente isso que acontece com os aparelhos eletrodomésticos.

Cada um deles precisa de certa quantidade de energia elétrica pra realizar uma tarefa. Dependendo do modelo de um micro-ondas, por exemplo, ele precisa de mais ou menos energia pra funcionar durante 5 minutos.

Mas como você saberá se ele gastará mais ou menos? Essa é uma informação técnica que está presente no manual e às vezes até mesmo na embalagem, só que ela é difícil de ser interpretada. Pra ficar mais fácil você pode procurar a etiqueta de consumo de energia.

Ela é uma referência segura pra descobrir se o aparelho que você pretende comprar está em uma categoria de menor consumo e se, entre aqueles do mesmo tipo, ele economiza energia elétrica. Escolhendo dessa forma você terá certeza de adquirir um produto que realizará suas funções sem pesar na conta de eletricidade.

Como escolher aparelhos a partir da etiqueta de consumo de energia?

Na hora de comprar um novo aparelho é importante não pensar apenas no preço. Você precisa consultar a etiqueta de consumo de energia pra ter certeza de que o barato não acabará saindo caro.

O ideal é dar preferência para os eletrodomésticos que estão classificados na categoria A daquelas faixas coloridas que a gente explicou, lembra? Assim você sabe que ele está entre os quais têm um menor consumo. Verifique se há o Selo Procel pra saber se entre as demais opções de marcas e modelos essa é uma que faz economia.

Complemente essa análise verificando quantos kilowatts por mês ele consome em média. Mas vale lembrar que os kilowatts por hora podem sofrer algumas variações dependendo da maneira como você usa o aparelho e quanto tempo ele fica ligado por dia.

Como usar melhor os eletrodomésticos?

Embora a etiqueta de consumo de energia ajude adquirir eletrodomésticos mais econômicos, também é preciso saber usar esses aparelhos pra fazer economia no dia a dia. Por exemplo, não basta saber como limpar o micro-ondas pra que ele se mantenha conservado, é preciso saber como aproveitar melhor os seus recursos também.

Uma das formas de fazer isso é utilizar as seleções e programas que já vêm nos eletrodomésticos. Tomando como exemplo o próprio micro-ondas, se você for descongelar alguma coisa, escolha essa opção, e se for cozinhar, também selecione esse programa. Desse jeito a máquina trabalhará de acordo com aquilo que você precisa.

Quando não estiver usando os eletrodomésticos, prefira deixar fora da tomada. Afinal, até aquela luzinha que fica acesa em espera gera um determinado consumo. E não se esqueça de seguir as instruções do fabricante.

Ele diz se aquele aparelho pode ou não ser utilizado, por exemplo, com adaptador ou extensão. Acredite, isso faz toda a diferença no consumo e também na vida útil da máquina.

Por fim:

  • garanta que os seus eletrodomésticos estejam com a manutenção em dia;
  • instale da forma como o fabricante recomenda;
  • evite o acúmulo de poeira;
  • deixe as entradas e saídas de ar sempre livres;
  • evite o excesso de calor ou a incidência de sol, tudo conforme indicado no manual.

Aproveite os benefícios que a garantia estendida pode oferecer também. Isso porque aparelhos com defeito podem consumir mais energia. Então, se você precisar de algum reparo ou manutenção, pode solicitar o serviço e deixar o aparelho novo e menos gastão oura vez.

Por que eletrodomésticos velhos consomem mais energia?

Existem três motivos que explicam porque os aparelhos antigos consomem mais energia elétrica. O primeiro deles é o fato de que a tecnologia começa a ficar obsoleta. Conforme ela avança, a engenharia desenvolve sistemas mais eficientes e que precisam de menos energia para trabalhar, assim, os antigos vão ficando pra trás.

O segundo motivo é a possibilidade de um aparelho já apresentar algum tipo de avaria. Quando existe algum defeito, ele acaba consumindo mais pra desempenhar suas funções.

O terceiro é o fato que a máquina já está cansada e não apresenta o mesmo desempenho. Ela trabalha fazendo um esforço maior, por isso, de tempos em tempos é importante trocar os eletrodomésticos velhos por aqueles com uma tecnologia mais moderna. Você acaba fazendo economia por não ter dor de cabeça com manutenções, reparos e consumo.

Viu só como é importante ficar de olho na etiqueta de consumo de energia elétrica? Ela é sua grande aliada na hora de escolher bem os eletrodomésticos pra fazer um investimento naquele que oferece o melhor custo-benefício.

Gostou dessa dica? Então assine nossa newsletter pra que a gente possa compartilhar mais informações úteis como essa enviando para o seu e-mail!

O que é etiqueta de consumo de energia? Entenda o assunto

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você