Pesquisar
Pesquisar

Garantia estendida vale a pena? Entenda mais

Quando a gente compra um eletrodoméstico, móvel ou equipamento pra casa, quase sempre o vendedor — ou o site, no caso de compras online — pergunta se você quer contratar uma garantia estendida para aquele produto. 

Mas se você nunca confirmou essa opção, achando que não vale a pena pagar um pouquinho a mais para ter uma garantia maior naquela compra, a gente vai explicar com mais detalhe como realmente funciona isso e, claro, quando e por que é melhor aceitar a proposta.

Sendo assim, sem mais delongas, bora direto ao ponto! Boa leitura! 

Garantia estendida: o que é?

Por lei, qualquer produto durável novo, que você compra em uma loja, já tem um prazo de garantia do fabricante, o que fica estipulado em 90 dias pra reclamar e pedir a troca ou reembolso do mesmo.

Porém, tratando-se de eletrodomésticos e eletrônicos, em geral, as marcas costumam oferecer uma assistência de até 1 ano e, em alguns casos, até um pouco mais.

Até aqui, beleza! No caso da garantia estendida, é uma garantia oferecida pela loja que vendeu o produto pra você e que te dá direitos de troca, conserto ou reembolso, após o prazo estabelecido pelo fabricante. Por isso, normalmente há uma taxa extra na contratação desse serviço, mas o valor compensa! 

Quando vale a pena investir na garantia estendida? 

Bom, se você compra um produto e, por acaso, o fabricante oferece uma garantia própria de mais de um ano (o que é difícil, mas há casos assim), aí sim pode ser que a garantia estendida não faça muita diferença.

Mas, no geral, ela pode ser uma opção bem vantajosa, em especial se o item for de alto valor agregado, como um notebook, uma Smart TV, uma geladeira etc. 

Afinal, mesmo optando pelas melhores marcas, a gente nunca sabe o que pode acontecer nesse período. E cá entre nós, já pensou perder um equipamento desses antes mesmo de concluir o parcelamento?

E isso não é só uma questão de confiar na qualidade do produto! Existem diversos fatores externos que podem influenciar ou acarretar algum problema, como variação de carga elétrica, umidade, temperatura e assim por diante. 

Por isso, sempre que pintar uma proposta de garantia estendida, leve em consideração os seguintes pontos:

  • o valor total do produto e uma ideia de quanto seria um conserto dele no futuro;
  • o valor proposto pela garantia estendida e seu custo-benefício; 
  • o prazo extra ofertado por essa garantia estendida;
  • quais os direitos assegurados (troca, reembolso, manutenção etc.);
  • se a loja que oferece é de confiança e tem referência no mercado.

Quais são as vantagens de contratar a garantia estendida? 

Vai que numa dessa, depois de alguns meses, o equipamento novinho dá pau e pah… não tem mais a garantia do fabricante! 

Nesses casos, sentimos muito em informar, mas é o comprador que precisa assumir o prejuízo e, claro, é nessa hora que damos mais valor à garantia estendida que deixamos de contratar lá no início.

Por isso, para exemplificar melhor, nós detalhamos a seguir algumas vantagens indiscutíveis, que só um serviço desse tipo pode proporcionar ao comprador.

Menos preocupação

A primeira de todas as vantagens de uma garantia estendida, sem dúvidas, é aquela sensação de tranquilidade e menos preocupação em “perder dinheiro”, caso o equipamento venha a dar problema depois do prazo do fabricante.

E olha que isso é super comum! Assim, você ganha um tempinho a mais pra usar seu produto e tem a certeza de que, se algo acontecer, a loja vai precisar dar um jeito dentro daquele contrato.

Mais economia

“Ah, mas a garantia estendida é paga à parte, ué?” Tá certo em dizer isso! Mas o grande lance aqui não é enxergar preço, mas sim o custo-benefício dessa proposta.

Afinal, o que sai mais caro: uma pequena taxa extra na compra ou o prejuízo de um conserto ou mesmo da troca daquele item por um novo?

Fora isso, lembre-se de que a garantia estendida, em geral, tem uma taxa única, que vai por fora do preço total do produto. Ou seja, enquanto você consegue parcelar a compra, a garantia já se “mata” logo de cara.

Garante seus direitos

A garantia estendida funciona como um contrato entre você e a loja vendedora. E, para isso, é assinado um contrato que estipula todos os seus direitos e os deveres do fornecedor em caso de um problema. 

Dessa forma, você não tá contratando algo de boca e caindo na conversa de vendedor. Estamos falando de uma coisa documental, prevista em lei e que dá a você direitos como consumidor.

Como funciona a garantia estendida da Lojas Edmil? 

Agora que você sabe o que é garantia estendida e as principais vantagens agregadas à sua compra na contratação desse tipo de serviço, que tal ir um pouco além e ver como algumas lojas dão ainda mais benefícios aos seus clientes.

É o caso da Lojas Edmil, que como se não bastassem todos os diferenciais, atendimento de qualidade, variedade de produtos e facilidade de pagamento, ainda oferece uma garantia mais vantajosa que a concorrência.

Quer saber a diferença? Bom, quando você contrata a garantia estendida de uma compra na Lojas Edmil, você passa a ter todo o suporte e atendimento à disposição, quantas vezes quiser, sem nenhum custo adicional de peças, deslocamento ou mão de obra. Assim, pode ter tranquilidade e segurança para utilizar seu produto com a certeza de que qualquer problema será resolvido com zero dor de cabeça.

Além disso, a marca oferece um diferencial exclusivo: a Mega Garantia Lojas Edmil, que garante a troca de todo produto abaixo de R$ 300,00 que apresente algum tipo de defeito coberto no contrato. Em outras palavras, você pode ir diretamente a qualquer loja da rede e efetuar a troca, sem dor de cabeça, nem burocracia.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre garantia estendida, suas vantagens e por que vale a pena contratar esse tipo de serviço em suas compras. E como bem vimos, mais uma vez, a Lojas Edmil sai na frente e oferece vantagens exclusivas em casos de defeitos dos produtos.

Curtiu a ideia de ter mais garantia comprando com a gente? Então, calma aí que tem mais! Cadastre-se agora mesmo em nossa newsletter e receba descontos exclusivos nas suas próximas compras.

Garantia estendida vale a pena? Entenda mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você