BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Tablet para crianças: quais cuidados devo tomar?

Não é de hoje que é comum ver tablet para criança. Afinal, apesar de compacto, ele tem mil e uma utilidades para a garotada. Por exemplo, serve para as atividades escolares — como assistir videoaulas e fazer o dever de casa, a leitura remota, o contato com familiares que moram longe, o aprendizado sobre educação financeira para crianças e, é claro, se divertir jogando e assistindo filmes e desenhos.

Não é para menos que ele ajuda os mais novos a ficarem familiarizados desde cedo com a tecnologia e ainda trabalha vários aspectos do físico e da cognição infantil (como a coordenação motora e a concentração).

Porém, como ele se conecta à internet, é indispensável que os pais redobrem os cuidados com os filhos e o que eles fazem online. Foi justamente com esse assunto em mente que preparamos este post para lhe ajudar. Acompanhe e saiba mais sobre como redobrar a segurança dos pequenos!

O que é segurança digital infantil?

A segurança digital infantil é, basicamente, um conjunto de medidas que os adultos, principalmente aqueles que são pais, adotam para garantir que o uso da internet pelos pequenos ocorra sob supervisão contínua deles, livre de riscos promovidos por terceiros e o principal: feito de forma adequada, com acesso a conteúdos produzidos justamente para a faixa etária deles.

É por isso que esse assunto está relacionado não só a qualquer aparelho (notebook, celular, videogame etc.) que se conecte ao mundo virtual, mas também a serviços prestados online e aqui podemos citar, por exemplo, aqueles de streaming como a Netflix, a Disney e o HBO Max.

Como garantir a segurança online da criança?

Para colocar esse objetivo em prática não é preciso ideias mirabolantes, recorrer a gastos extras ou estar o tempo todo ao lado do seu filho enquanto ele usa o tablet, viu? Isso porque há várias ações simples, rápidas de serem feitas e que realmente trazem o resultado desejado. Veja alguns exemplos:

  • utilize uma extensão de controle parental nos navegadores. Assim, você pode decidir quais categorias de sites a criança pode acessar, limitando, por meio de uma senha, todo o resto com conteúdo adulto;
  • confira a classificação etária dos aplicativos úteis para tablet antes de baixá-los. Isso é importante para entender se os apps em questão são recomendados para crianças ou contam com restrições (por conta de violência gráfica, temáticas muito complexas, palavreado de baixo calão etc.);
  • instale um programa de monitoramento em tempo real no tablet do seu filho. Esse é um recurso que você poderá usar para, mesmo à distância, conferir o que ele faz, quais conteúdos consome, com quem conversa online, quais páginas mais frequenta e por aí vai. ‍♀️

Quais são os cuidados que devem ser aplicados no tablet para criança?

Além das medidas de segurança propriamente ditas, você também deve tomar alguns cuidados que vão relacionados ao contato da criança com o tablet na rotina para evitar imprevistos e maus hábitos no cotidiano dela. Tome nota de quais são eles:

  • defina a quantidade de horas por dia em que o seu filho ficará conectado. Isso é importante para que ele não deixe as outras atividades de lado e acabe ficando noite adentro na rede, o que vai comprometer o bem-estar, a disposição e o desempenho escolar dele;  
  • converse com o seu filho e explique a importância de não interagir com estranhos sem o seu conhecimento e de ceder informações pessoais em sites e plataformas da internet (como endereço, telefone, local em que estuda, nome dos pais etc.);
  • não cadastre cartões de crédito e débito em sites acessados pelo tablet ou no sistema interno dele (o Android ou o iOS). Assim, isso evita que a criança faça, sem querer, compras online , como é possível, inclusive, em diversos jogos virtuais.

Como garantir a integridade do aparelho?

Por fim, vale a pena a gente falar sobre manter a integridade do tablet infantil, não é mesmo? Afinal, acidentes podem ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar, ainda mais quando se trata da garotada com energia a mil e que, naturalmente por conta da idade, tem menos noção de cuidados com itens valiosos.

Como exemplo, podemos citar o caso de quedas, de colisão com outros eletrônicos ou superfícies e, inclusive, do contato com líquidos (como água e refrigerante) e alimentos (principalmente aqueles gordurosos que grudam na tela do equipamento).

Portanto, prevenir é o melhor remédio para evitar despesas com reparo do tablet. Abaixo, seguem algumas dicas que vão ajudar com esse objetivo:

  • adquira uma capa para o aparelho que revista toda a área externa dele, reduzindo, assim o impacto em caso de quedas (até mesmo aquelas de alturas consideráveis);
  • coloque uma película na tela do tablet, pois isso cria uma barreira extra que impede que ela fique trincada, rachada ou quebrada. De quebra, esse produto ainda evita que a sujeira, a oleosidade das mãos e os restos de comida pastosa e líquida se acumulem na superfície dela;
  • use um suporte de tablet para encosto do banco do motorista quando estiver com o seu filho no carro, fazendo o trajeto para escola, a casa dos avós, o shopping etc. Assim, o aparelho fica protegido de acidentes e isso impede que a criança, por estar com ele em mãos, acabe agitada, tirando o cinto de proteção e até mesmo ficando deitado ou em posições que não são seguras no trânsito.

Como dito ao longo do texto, ter um tablet para criança é muito útil para o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado escolar. Apenas é preciso supervisionar o uso deles pela garotada para que a experiência de acesso à rede seja tranquila do início ao fim.

Lembrando que se o seu filho ainda não tem um aparelho, vale a pena dar uma conferida no site da Lojas Edmil, pois você encontra não só diferentes modelos de tablet adequados para as necessidades dos pequenos, como também ótimas condições de oferta.

Aliás, aproveitando o gancho, assine já a nossa newsletter para ganhar um desconto show de bola na sua próxima compra nas Lojas Edmil!

Tablet para crianças: quais cuidados devo tomar?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você