BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Comprar notebook: 9 pontos para avaliar na hora de comprar

Pra muitas pessoas, saber o que avaliar na hora de comprar um notebook pode ser uma tarefa bem complicada. Afinal, são vários termos técnicos e tantos detalhes que, às vezes, a gente nem sabe pra que serve, não é mesmo? Seria bom se desse pra descomplicar tudo isso, né? A boa notícia é que dá sim!

A gente preparou este post pra mostrar à você o que é preciso conferir em um notebook antes de realizar a compra, mas tudo de um jeito fácil de entender pra que você escolha o modelo ideal e que vai atender exatamente ao que precisa.

Continue lendo e descubra que essa missão de saber se o notebook é bom não é um bicho de sete cabeças!

Por que vale a pena comprar notebook?

A versatilidade desse tipo de aparelho é um dos seus maiores atrativos. O notebook é um computador portátil que pode ser carregado facilmente de um lugar pra outro, permitindo que todas as suas funcionalidades sejam utilizadas em ambientes diversos.

Do sofá de casa ao escritório ou até deitado em uma cadeira de praia, você acessa todos os seus arquivos, além dos programas e aplicativos que podem ser baixados na máquina. Quando se tem acesso móvel à internet, garante ainda que outras milhares de atividades aconteçam no meio virtual.

Trabalho, estudo e diversão são as principais motivações de compra. E esse é o ponto essencial a ser avaliado antes de escolher o melhor notebook pra você, mas siga com a leitura pra entender mais sobre isso.

Qual é a diferença entre computador, notebook, tablet e smartphone?

Em primeiro lugar, não dá pra dizer que um notebook não é um computador. A diferença é que a versão desktop (computador de mesa) oferece menor mobilidade quando comparamos com um equipamento leve e compacto pra ser carregado.

Fora isso, os computadores normalmente precisam ficar conectados à energia e os notebooks (ou laptops) têm uma bateria que vai garantir certa autonomia sem essa necessidade de estar ligado na rede elétrica o tempo todo.

Já os tablets são ainda mais portáteis, menores e práticos — sem se esquecer dos smartphones que hoje resolvem um monte de coisas na palma da mão. Mas, apesar de a tecnologia estar evoluindo bastante e isso resultar em uma maior qualidade a todos esses dispositivos, podemos dizer que os computadores e notebooks têm uma capacidade de processamento superior e permitem realizar variadas tarefas ao mesmo tempo.

É claro que isso depende da configuração de cada equipamento, então, a melhor opção vai variar conforme as características do aparelho e as necessidades de cada pessoa. Você já refletiu qual é o seu preferido? Ou talvez você seja o perfil que gosta de ter diferentes modelos à disposição.

Pra qual finalidade você está comprando um notebook?

A primeira coisa que você precisa pensar na hora de saber qual notebook comprar é pra que ele vai ser usado. Afinal, existem diversas razões pra adquirir uma máquina como essa, que podem ser:

  • acessar as redes sociais, como o Facebook, Instagram e TikTok;
  • estudar;
  • usar a internet pra tirar dúvidas do dia a dia;
  • trabalhar;
  • assistir a vídeos, lives e aulas;
  • jogar online.

Pra cada uma dessas utilidades, o notebook deve ter alguns recursos especiais. Por exemplo: quem vai usar só pra acessar a internet, redes sociais e coisas do dia a dia, não precisa de um sistema muito robusto. Pode ser algo mais simples, certo?

Agora, quem vai estudar já pode necessitar de uma máquina um pouco mais potente, em especial se for assistir a aulas gravadas ou ao vivo. O mesmo pra quem vai assistir a vídeos, pois precisa de um pouco mais de velocidade.

Já pra alguém que pretende trabalhar, é importante considerar quais tarefas serão realizadas. Se forem simples, como criar documentos, também pode ser um modelo menos sofisticado. Mas, se for necessário rodar sistemas e programas especiais mais pesados, como aqueles pra editar fotos e vídeos, aí é indispensável uma máquina mais potente.

Aliás, a potência deve ser ainda maior no caso de quem quer um notebook pra jogar, viu? Os jogos têm gráficos cada vez mais elaborados e precisam de uma resposta rápida. Por isso, a placa de vídeo, a conexão com a internet, o processador e a memória são fundamentais.

Caso você vá dividir a máquina com outras pessoas, é preferível escolher um notebook que esteja mais adequado pra atividade que exigir mais do equipamento. Então, se vai fazer um uso mais simples, porém, vai dividir com seu filho ou neto que quer jogar, assistir a vídeos e aulas EAD, considere essas atividades pra procurar a configuração certa.

O que preciso saber pra comprar um notebook?

Saber pra que você vai usar a máquina não é difícil, né? O complicado mesmo pode ser entender as especificações técnicas, mas a gente vai simplificar tudo isso agorinha mesmo. Olha só o que avaliar em um notebook e como cada recurso influencia o desempenho dele! ⤵️

1. Processador

A gente pode dizer que o processador é o cérebro do notebook. Ele comanda todas as funções. Por isso, se você precisar dele pra atividades mais robustas e pesadas, é importante escolher um que seja potente. Só que esse é um aspecto que encarece a máquina.

Sendo assim, se ela for utilizada pra tarefas mais simples, como navegar na internet, assistir a vídeos, acessar programas mais leves e jogos com gráficos mais simples, então, um processador intermediário é o suficiente.

2. Memória RAM

A memória RAM atua lado a lado com o processador e ajuda em uma resposta mais rápida. Funciona assim: quanto mais memória RAM o notebook tiver, a tendência é que seja mais ágil e menor a chance de ele travar ao usar várias funções simultaneamente. Você pode alcançar uma boa velocidade com 4 GB se o uso for básico. Se quiser uma fluidez ainda melhor, 8 GB ou até 16 GB vão atender bem.

É a memória RAM que ajuda no tempo de resposta da máquina pra que ela abra programas, aplicativos e arquivos sem fazer você ficar esperando. Além disso, quanto mais pesados forem os programas que vão rodar, maior precisa ser a memória.

Se você vai comprar notebook pra um uso específico — por exemplo, rodar determinado programa ou jogo —, deve ver quais são as especificações técnicas exigidas pra isso. Afinal, existe uma configuração mínima da máquina pra que tais programas funcionem.

Assim, pode escolher a quantidade de memória de acordo com a necessidade, fica mais fácil saber qual notebook comprar. Lembrando que vale a pena investir em uma memória um pouco maior do que o mínimo solicitado pra que o desempenho seja ainda melhor e você não passe raiva.

3. Placa de vídeo

A placa de vídeo é o componente que faz a leitura e exibição das imagens, como fotografias, vídeos, gráficos da internet, programas e jogos. Por isso, quanto mais intenso for o uso nesse sentido, mais potente precisa ser essa placa, combinado?

O notebook com placa de vídeo integrada é suficiente pra assistir a filmes e séries pela internet, maratonar seus títulos preferidos e até fazer a edição de algumas imagens e jogar determinados games. Mas se você precisa editar vídeos mais pesados e complexos, ou vai jogar games com gráficos detalhados, então, é importante pensar nas placas dedicadas, que terão desempenho superior.

4. Armazenamento

O armazenamento do HD significa quanto espaço você tem no notebook pra instalar programas e guardar suas coisas como fotos, documentos, músicas, vídeos e outros tipos de arquivos. Geralmente, a gente encontra no mercado 500 GB (gigabyte, ou só giga) e 1 TB (terabyte, ou só tera).

A primeira opção costuma dar conta do recado, mas, se você vai guardar muita coisa — muita coisa mesmo! — ou instalar diversos programas e ainda dividir o computador com alguém, pode ser melhor escolher 1 TB pra ter espaço pra todo mundo.

Ao checar algumas configurações, você deve encontrar o termo SSD. Essa é uma tecnologia que está dominando o mercado por oferecer agilidade de leitura e gravação, o que resulta em um bom desempenho dos equipamentos. Em geral, os HDs oferecem maior capacidade de armazenamento e os SSDs maior velocidade.

5. Portas e conexões

As portas e conexões são as entradas que a máquina tem. Na hora de saber qual notebook comprar, é necessário prestar atenção nisso pra ver se vem com tudo o que você vai precisar no dia a dia. Confira:

  • a quantidade de entradas USB, que conectam, por exemplo, pendrive, mouse e teclado auxiliar;
  • entradas pra fone de ouvido e microfone;
  • porta HDMI, que permite conectar, por exemplo, o aparelho com a televisão;
  • porta ethernet, pra conectar um cabo de rede;
  • leitor de cartão SD ou micro SD;
  • conexão Wi-Fi e Bluetooth.

Essas entradas podem variar bastante nos modelos, então, antes de comprar o notebook, tire todas as suas dúvidas pra não faltar nada depois.

6. Tela

Temos dois aspectos principais na tela do notebook. Um deles é o tamanho, que você pode escolher de acordo com a sua preferência. Um de 13 polegadas é uma boa alternativa, mas, se deseja um maior, pode escolher até o de 17.

O outro aspecto é a definição, que pode ser HD ou Full HD. A primeira é suficiente pra assistir a filmes, rodar jogos com uma boa qualidade e realizar as tarefas do dia a dia. A tela Full HD pode encarecer a máquina, sendo mais interessante pra quem precisa editar imagens ou quer uma alta definição nos jogos.

Tem até notebook com tela com tecnologia touch screen. Você não precisa usar o mouse nesse caso, é só tocar nos ícones que aparecem e fazer a navegação da mesma forma como se faz um smartphone, mas isso pode deixar o notebook ainda mais caro.

7. Sistema operacional

Para o notebook funcionar, ele precisa de um programa de base, que vai comandar todos os seus recursos. Isso também varia de máquina pra máquina — inclusive, influencia o preço dela. Por essa razão, é indispensável ficar de olho.

O mais popular é o Windows, sendo que a versão 11 é a mais recente. Quanto mais antiga for, menos atualizações ela vai ter, mas a máquina fica mais barata. Só que você pode acabar precisando investir em um novo programa no futuro, por ficar desatualizado, viu?

Há também a opção do Linux, que ajuda a comprar notebook barato, sabia? O problema é que nem todo mundo sabe operar esse sistema. Além disso, ele pode não ser compatível com diversos outros programas que você vai usar no dia a dia, dificultando a utilização do aparelho.

8. Bateria

Se você vai levar o notebook pra outros lugares, em especial onde não tem como colocar pra carregar, então, deve ter cuidado com a bateria. Pois é, a mesma novela do celular, né? Quanto maior ela for, mais autonomia o notebook vai ter, ou seja, ele poderá ficar ligado por mais tempo sem precisar ir pra tomada.

Não se preocupe se você não tem familiaridade com aqueles termos técnicos que as empresas usam pra falar que a bateria dura bastante. É só observar na descrição o que está falando a respeito da autonomia do aparelho. Assim, você já sabe quanto tempo ele consegue ficar ligado sem precisar carregar, e pode ver se isso atende àquilo que precisa.

9. Recursos e acessórios

Não se esqueça de ver ainda quais são os recursos e acessórios que o notebook tem, viu? Você pode precisar de uma webcam pra chamadas de vídeo ou aulas da escola, faculdade ou reuniões do trabalho, por exemplo.

Tem gente que prefere o leitor de impressões digitais pra aumentar a segurança, ou pode gostar da tela touch screen que a gente citou. Se você quiser algo especial, dê uma olhada antes na descrição do produto pra ver se consta no modelo.

De que forma analisar um notebook gamer pra comprar?

Agora você já sabe o essencial pra comprar um novo notebook. Mas, pra adquirir uma máquina destinada a jogos, também é bom saber o que avaliar em um notebook ou computador gamer. Pois é, ao longo do texto, você deve ter notado que ele é meio diferentão, com configurações mais avançadas.

Acontece que o equipamento tradicional precisou se atualizar com o tempo pra atender a esse público. Hoje, a gente tem modelos específicos de determinadas marcas pra esse nicho dos gamers. Só que é recomendado checar as configurações e não confiar somente no nome do produto, combinado?

Afinal não é bom negócio investir em um processador superpoderoso se o restante das peças não tiverem o mesmo nível de desempenho. Daí é válido olhar em detalhes cada item da lista, equilibrando com o tipo de performance que você precisa pra jogar bem e arrasar nas partidas. Vamos lá!

Processador  

Por mais que a placa de vídeo seja top de linha, o processador atua como um limitador na hora do jogo. Por isso, vale a pena apostar em chips mais recentes, como os modelos Core i5 pra frente.

Placa de vídeo

Olha ela aí, a famosinha dos games! Ela é responsável pelo processamento gráfico do notebook gamer. Então, ao procurar um notebook gamer bom, avalie se a placa de vídeo da máquina é dedicada. Com uma NVIDIA GeForce você já consegue rodar alguns jogos sem problemas.

Memória RAM

Já sabemos que ela é importante para o desempenho do notebook, porque permite que a máquina rode vários aplicativos e programas ao mesmo tempo. Quando se trata de jogos, pra não sofrer com a lentidão, opte por equipamentos que ofereçam, pelo menos, 8 GB de memória RAM.

SSD e HD

Essas são siglas importantíssimas, porque são os dispositivos de armazenamento do computador, e isso inclui não só os jogos, como o próprio sistema operacional da máquina. 

Geralmente, os notebooks mais básicos e as versões mais antigas vêm com HD pra essa armazenagem (unidade de disco rígido, usando pratos mecânicos e um cabeçote móvel de leitura/gravação pra acessar dados).

Mas os modelos com SSD (unidade de estado sólido) são mais potentes e ágeis, pois acessam os dados imediatamente por meio de chips de memória.

Com tudo isso em mente, saiba que um notebook gamer com bom desempenho costuma ser mais caro, viu? Então, é bom se planejar e juntar as moedinhas!

E, falando bem sério, é interessante lembrar que um notebook é compacto e pode ser levado pra cima e pra baixo, mas o computador de mesa costuma ser mais escolhido pelos gamers, tanto pelo desempenho quanto pelo preço.

Quais notebooks valem a pena comprar?

As marcas lançam novos modelos a fim de movimentar o mercado e também oferecer melhores configurações para os consumidores. Por isso, sempre surgem novidades e vale a pena ficar de olho nas avaliações mais recentes.

Algumas das fabricantes mais conhecidas são Samsung, Positivo e Lenovo. Outras como Apple, Dell e Asus costumam oferecer equipamentos em uma faixa de preço mais alta.

Até aqui, você já aprendeu bastante coisa sobre como comprar notebook do jeito certo pra atender exatamente ao que precisa, não é? Pra facilitar ainda mais sua decisão, a gente listou algumas máquinas que você encontra no mercado e pode valer a pena investir nelas.

Veja as opções!

Positivo

A Positivo é uma empresa muito competitiva no mercado, porque trabalha com tecnologia de ponta, mas com um preço acessível. Por isso, pode ser interessante comprar um notebook dessa marca. O modelo Motion é uma boa alternativa pra quem deseja uma máquina básica pra uso no dia a dia.

A questão é observar bem quais são as diferenças de cada versão, já que o modelo é renovado de tempos em tempos. Por exemplo, o Motion Plus Q464C vem equipado com processador Intel Atom Quad-Core, tem uma tela widescreen de 14 polegadas, 4 GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno — fora os 64GB de armazenamento na nuvem, garantindo mais espaço pra músicas e fotos.

A tela de LED antirreflexiva oferece uma boa definição, e a autonomia da bateria chega a sete horas. Também conta com uma webcam integrada de alta definição e conexões HDMI, USB e entrada pra fone de ouvido e microfone.

Samsung

A Samsung é uma gigante do setor de tecnologia, marca tradicional e confiável que produz excelentes computadores. Se você deseja uma tela um pouco maior, pode optar pelo modelo NP550, com 15,6 polegadas. Ele é equipado com processador Intel Celeron, 4GB de memória RAM e 500GB de armazenamento interno.

É um modelo que atende bem ao trabalho e momentos de lazer e entretenimento. Tem um design mais fino, que garante conforto e praticidade durante o uso, além da bateria de longa duração. Dispõe de uma entrada HDMI, 3 USBs, entrada Micro SD e conexão pra fone e microfone, além de webcam integrada.

Samsung Intel® Core™ i3

Precisa de um pouco mais de velocidade? Essa outra opção da Samsung tem processador Intel Core i3, com 4GB de memória RAM e o diferencial de 1 tera de armazenamento interno. A tela é super confortável, com 15,6 polegadas.

É uma boa máquina para o trabalho que acompanha bem o ritmo do dia a dia, além de atender bem a usos pra estudo e diversão em geral. Conta com webcam integrada e diferentes conexões, sendo três entradas USB, uma HDMI, conexão pra fone e microfone, leitor Micro SD e ethernet. O mouse touchpad é equipado com a função multi-toques.

Tá, mas como economizar na compra de um bom notebook?

Já que falamos em contar as moedas, também dá tempo de conferir umas dicas pra ter a grana necessária pra comprar sua máquina, né? Então, anota aí!

Reflita antes sobre suas reais necessidades 

É pra estudar, trabalhar, jogar ou tudo junto? O primeiro passo pra economizar é já ter na cabeça o quanto você precisa ter no bolso pra atender às demandas de uso do seu notebook.

Pesquise e compare valores

Agora que sabe o que precisa, pode sair por aí pesquisando e comparando os preços, principalmente em relação às configurações que aprendeu por aqui. Avalie cada item que explicamos aqui e veja qual a média de investimento necessário.

Desconfie de preços muito fora da média do mercado 

Compre apenas em lojas confiáveis, que dão boas opções de pagamento e facilitam o seu lado, como crediário próprio, parcelamento em cartão ou aquele belo descontinho à vista, no dinheiro.

Prefira marcas conhecidas e bem conceituadas

Isso ajuda demais a não ter dor de cabeça com assistência técnica e manutenção, caso aconteça algum imprevisto e você precise acionar esse tipo de atendimento. Nem sempre o mais barato compensa tanto assim, né? Pense lá na frente e avalie se o que você está economizando agora não vai virar um gasto extra (e indesejado) no futuro.

Visite fóruns, sites especializados e até as redes sociais das marcas

Fazendo isso, dá pra conferir comentários de usuários e muita troca de informação de quem já tem e usa de verdade o equipamento. Por ali, você pode ter uma base mais realista do desempenho do notebook, das suas funcionalidades, de possíveis problemas e falhas e por aí vai.

Coloque seu notebook como objetivo de vida

Sim, é isso mesmo, Deus no céu e seu notebook na Terra. Foque o que você quer pra não desviar a atenção e o seu dinheiro pra coisas sem importância no momento. Aprender a planejar suas compras é essencial para conseguir realizar sonhos que envolvem dinheiro!

Economize no que puder 

Faça um planejamento básico de finanças pra mapear o que você ganha e o que anda gastando, assim consegue ver se pode cortar gastos desnecessários ou enxugar. Isso já ajuda demais a engordar o cofrinho para o notebook ou, quem sabe, liberar o crédito do cartão pra comprar sua máquina!

Aproveite os periféricos que já tem 

Foque no seu notebook e não invente moda. Pense nos periféricos quando já tiver seu equipamento comprado. Os fones de ouvido, mouses e teclados extras, mousepads, outros acessórios e até a impressora podem esperar um pouquinho, não acha?

Aliás, aproveitando a última dica, se você seguir as nossas sugestões e conseguir comprar um notebook muito bom naquele precinho especial, até sobra um trocado para os periféricos, sim! Quem sabe, né? Pesquisar é realmente o caminho.

Por que comprar notebook nas Lojas Edmil?

A resposta final tem a melhor dica deste conteúdo! Na Lojas Edmil, você encontra opções com ótimo custo-benefício e ainda vai garantir promoções especiais pra comprar seu equipamento com segurança. Aproveite a descrição no nosso site de todos os modelos disponíveis pra conferir os detalhes, e também a oportunidade de pagar parcelado.

Viu só como não é difícil comprar notebook? Saber se uma máquina é boa não é tão complicado quando a gente entende o que esse monte de termo técnico quer dizer. Agora, é só ter foco, lidar com os impulsos e anotar bem quais são os recursos que vai precisar. Assim, vai conseguir comprar o modelo ideal, fazendo um excelente investimento!

Gostou das dicas pra comprar notebook sem erro? Não se esqueça de dar uma olhada na sessão de tecnologia do blog. Tem mais um monte de informações úteis pra você descomplicar o mundo tecnológico!

Comprar notebook: 9 pontos para avaliar na hora de comprar

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você