BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como usar o TikTok? Saiba tudo sobre essa febre mundial

Se você ainda não baixou no seu celular o aplicativo mais instalado do mundo, saiba que está perdendo tempo. Afinal, entender como usar o TikTok vai garantir ótimos momentos de descontração com vídeos curtos e sobre os mais variados temas.

A rede social que, até então, tinha como o público-alvo a geração Z, expandiu-se e conquistou todo mundo com suas tendências, como as dancinhas, o Get Ready With Me (GRWM) — do inglês, “Arrume-se comigo”, ou as dublagens.

Não é à toa que o TikTok é considerado, atualmente, uma febre mundial. Sendo assim, o que acha de aprender mais sobre as funções do aplicativo? Veja como usar o TikTok da melhor maneira!

Entenda a interface

O primeiro passo é entender como funciona a parte interativa do aplicativo. Ao abri-lo e entrar na sua conta, na seção “Início”, você verá três abas:

  • “Para você”, com conteúdos que o próprio TikTok recomenda, com base nas suas preferências;
  • “Seguindo”, que mostra apenas as postagens dos perfis que você segue;
  • “Música”, ferramenta nova do aplicativo, que permite ouvir músicas dentro da rede social.

No canto superior esquerdo, também existe a opção “Live”, que reúne as transmissões ao vivo que estão rolando no momento. No canto superior direito, tem uma lupa pra você pesquisar o que quiser.

Já na parte de baixo, há os botões “Amigos”, que são as pessoas que te seguem e você segue de volta. Ali também estão os contatos salvos no celular, se for permitido o acesso, e as conexões do Facebook, se você integrar o TikTok à sua conta.

Em seguida, há um “+”, que é o espaço em que você pode criar as suas publicações. Ao lado, está a caixa de entrada, em que é possível enviar e receber mensagens diretas e privadas.

Por fim, lá no canto inferior direito, é possível acessar o seu perfil da mesma forma que os seus seguidores veem, porém, com a possibilidade de personalizá-lo como quiser.

Faça vídeos

Lembra do botão “+” que acabamos de falar? Nesse ambiente, você pode gravar ou pegar um ou mais vídeos da sua galeria. No TikTok, também dá pra criar conteúdos de 15, 30, 60 e, até mesmo, 180 segundos.

Além disso, é possível editá-los, mudar a velocidade, responder perguntas frequentes e adicionar músicas. Tudo isso pra se divertir enquanto faz os vídeos do jeitinho que queria e sem muita dificuldade.

Coloque filtros

O TikTok, assim como o Instagram, também tem filtros pra se divertir. O que muda é que nessa rede social as opções são ainda mais dinâmicas, sendo possível entrar em tendências bastante interativas.

Transforme vídeos em GIFs

Um vídeo também pode ser transformado naquelas imagens que se mexem, os famosos GIFs. Essa opção é ótima pra conteúdos muito curtos, pois se repete infinitas vezes, sem a necessidade de adicionar um áudio.

Participe dos desafios

Como você viu, o TikTok é cheio de tendências. Uma delas tem a ver com a realização de desafios lançados pelos usuários da rede, que vão desde bater o recorde de olhar pra tela sem piscar até ir à rua e fazer uma dancinha engraçada.

Ou seja, opção pra se divertir é o que não falta. Apenas tenha cuidado com os tipos de desafios aceitos. Evite também entrar em tendências que você não se sinta confortável ou que possa apresentar algum risco a você ou a outra pessoa.

Faça duetos

Sabia que é possível utilizar o vídeo publicado por outra pessoa pra unir à sua postagem? Essa é a função de “Dueto” do TikTok, que os usuários usam muito pra fazer aquelas reações a outros conteúdos, que chamam de reacts. Outra sugestão é aproveitar essa opção pra cantar e tocar músicas com mais gente, como se estivesse criando uma banda virtual.

Siga outros usuários

Não perca a chance de seguir pessoas e criadores de conteúdo que você gosta de acompanhar. Assim, o TikTok entende o que você prefere assistir e indica as publicações mais alinhadas ao seu perfil.

Assista a vídeos

Quer um tempinho pra relaxar? Então, abra o TikTok pra ver alguns vídeos. Como você aprendeu, é possível assistir tanto os conteúdos da página “Para você” quanto os dos usuários que você segue.

Aprenda a usar músicas nos vídeos

Um detalhe que você provavelmente vai gostar do TikTok é que ele consegue adicionar uma música aos seus vídeos. Além disso, dá pra alterar o ritmo da sua gravação pra tocar na mesma batida do trecho escolhido da canção.

Muitas pessoas aproveitam essa função pra lançar ou interagir com as tendências que surgem. Sem contar que você consegue salvar o vídeo editado e postar em outras redes sociais também. Já está pensando na música que quer colocar nos seus vídeos?

Use efeitos de voz

Não são só os filtros visuais que o TikTok oferece. Outra possibilidade é adicionar efeitos de voz pra deixar o áudio mais divertido ou causar a sensação que você planejou pro seu conteúdo, como ecos, sons agudos, voz infantil e por aí vai.

Aprenda sobre compartilhamento

Após experimentar essas funções do aplicativo e produzir um conteúdo que deseja postar, resta apenas saber as opções de compartilhamento. Pra começar, você vai gostar de saber que existem diferentes alternativas de privacidade dos vídeos. Desse modo, é possível deixar as publicações públicas, apenas pros seguidores, só pros amigos ou somente pra você.

Além disso, tem como adicionar localização, marcar pessoas, colocar links, legendar e criar hashtags, além de permitir ou bloquear comentários e duetos. Se você quiser que a postagem aconteça ao mesmo tempo no WhatsApp ou no Instagram, é só clicar nos ícones dessas redes sociais antes de publicar.

Todas essas funcionalidades estão disponíveis no aplicativo, que pode ser baixado na Play Store ou na App Store tanto nos smartphones quanto nos tablets. Saiba também que é possível acompanhar a rede social pelo computador, aumentando as formas de se divertir com o TikTok.

Agora, está na hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre como usar o TikTok. Aproveite e comece a seguir os seus usuários favoritos. Não se esqueça de dar uma passadinha no nosso perfil e começar a acompanhar os conteúdos que a gente posta por lá.

Por falar em mídias, o que acha de continuar lendo sobre o assunto? Aproveite a visita e veja também quais são as melhores redes sociais pra acompanhar em 2022!

Como usar o TikTok? Saiba tudo sobre essa febre mundial

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você