Seu computador anda lento ou trava com frequência? Antes de se preocupar, saiba que mudanças simples no uso e até nas configurações do dispositivo podem reverter essa situação. Aliás, é pra isso que a gente fez este post: te mostrar como melhorar o desempenho do notebook! 😉
A boa notícia é que a maioria dos truques não envolve custos, ou seja, existe a possibilidade de resolver o problema em casa, por conta própria. É claro que uma análise especializada pode ser necessária em alguns casos, mas a gente espera que você não precise desse tipo de serviço tão cedo.
Vamos às dicas? Já pegue o seu cafezinho e confira 8 maneiras de otimizar o seu notebook!
1. Realize uma limpeza externa
Melhor começar de fora pra dentro, não é? Isso porque a sujeira acumulada pode comprometer o funcionamento do aparelho, principalmente quando se concentra nas saídas de ar. Essas áreas são cruciais para garantir o resfriamento interno, por isso, precisam estar livres de poeira e outros resíduos.
Então, na busca de como melhorar o desempenho do notebook, procure manter o aparelho sempre limpo. As saídas de ar também não devem ser bloqueadas pelo contato com outros materiais. É o que acontece quando você posiciona o equipamento sobre superfícies muito macias, como colchões ou sofás.👍
Quando precisar de uma higienização interna, não hesite em contratar um profissional. Lembrando que a abertura do dispositivo pode extinguir a garantia, então, só faça nos casos em que for realmente necessário.
2. Atualize seu hardware e antivírus
Essas duas melhorias já trazem bons resultados pra quem busca um aumento de desempenho. Então, quando possível, experimente atualizar o hardware: adicionar mais memória RAM, trocar a bateria que já não tem a mesma eficácia, atualizar a placa de vídeo (quando há essa opção), entre outras práticas.
Por falar em atualização, saiba que o antivírus da máquina também precisa estar sempre em dia pra executar as operações necessárias e evitar ataques. Aliás, é bom lembrar que programas maliciosos estão entre as principais causas da perda de eficiência em computadores.
3. Altere as configurações de energia
Às vezes, ao carregar notebook, você percebe um aumento de desempenho justamente por conta da oferta maior de energia. Nesses casos, vale a pena manter o computador conectado à tomada quando estiver dando conta de uma atividade que exija maior esforço da máquina. 💻
Sempre que pensar em como melhorar o desempenho do notebook, verifique as atuais configurações de energia. O ideal, como no exemplo anterior, é selecionar a opção “mais alto desempenho” para obter resultados satisfatórios. Só não vale realizar essa mudança e deixar as próximas dicas de lado, certo?
4. Faça uma revisão dos programas instalados
Será que o seu aparelho abriga muitos aplicativos sem uso? Há quanto tempo você não faz uma limpa nesses recursos? É muito importante rever os programas instalados pra saber se vale a pena manter todas as opções no computador. Afinal, cada arquivo, por menor que seja, ocupa espaço e demanda energia do sistema.
Pra começar, acesse a parte de “aplicativos e recursos” e verifique a necessidade de cada um. Se identificar algo que não tem mais utilidade, desinstale. Essa é uma excelente prática de como melhorar o desempenho do notebook, já que você vai poupar o armazenamento e a memória RAM. Se possível, mantenha uma rotina mensal de revisão. 🗓️
5. Feche os recursos que ficam em segundo plano
Essa recomendação é bem importante, principalmente se você não conta com um cartão SSD ou decidiu comprar notebook mais simples, sem muita memória RAM ou um bom processador. Entenda que cada funcionalidade em operação exige trabalho do hardware, por isso, evite manter muita coisa aberta ao mesmo tempo.
Por exemplo, se você estiver pesquisando algum assunto na internet e, de repente, resolver jogar seu jogo favorito, feche as abas do navegador antes de qualquer coisa. Uma maneira de descobrir se algo está funcionando em segundo plano é acessar o gerenciador de tarefas do seu computador. Os apps que ainda estiverem em execução podem ser encerrados.
6. Desfragmente a unidade de armazenamento
Está aí outra dica de como melhorar o desempenho do notebook. Antes de explicar como fazer, tenha em mente que a fragmentação ocorre quando os arquivos do disco rígido não passam por modificações com a frequência esperada. Assim, acabam sendo armazenados em partes, o que torna as etapas de leitura e gravação mais lentas. 😬
Pra evitar que isso afete o funcionamento do notebook, você pode optar pela desfragmentação da unidade de armazenamento. Essa ferramenta já vem integrada em muitos sistemas operacionais e costuma ser acessada pela busca do termo “defrag” no campo de pesquisa da barra de tarefas. Nesse ponto, é só selecionar a unidade a ser otimizada.
7. Invista no armazenamento em nuvem
O ambiente online pode ser seu maior aliado na redução de travas e outros problemas de desempenho. Já ficou claro que encher o computador de coisas não é muito bom, certo? Por isso, a dica é que você salve o máximo de arquivos na nuvem para liberar espaço no disco rígido e reduzir a carga no sistema.
Outro ponto positivo desse tipo de armazenagem está no fato de acessar suas fotos, documentos e outros materiais de qualquer lugar. Nesses casos, basta ter um dispositivo conectado à internet pra fazer acesso ao sistema e consultar tudo o que você precisa, com a segurança de backups automáticos e a garantia de confidencialidade dos seus dados.
8. Use programas de otimização
Esses recursos podem te ajudar a corrigir uma série de problemas, limpar arquivos desnecessários e otimizar o sistema como um todo. Isso porque são projetados para identificar e resolver questões que afetam o desempenho do notebook.
Bons programas agilizam a inicialização da máquina, reduzem o tempo de resposta das aplicações e oferecem funcionalidades de manutenção em tempo real. A vantagem é que a maioria é bem simples e intuitiva pra que você não tenha dificuldades de usar.
Agora sim! Com o teste de todas as nossas dicas, é possível deixar seu computador mais rápido e, ainda, explicar a outras pessoas como melhorar o desempenho do notebook. Pode ter certeza de que seus amigos e familiares vão agradecer pela ajuda! 👍
E já que o assunto é sobre dispositivos, aproveite pra saber mais sobre a distância adequada entre telas e olhos!