BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Dual core ou quad core: diferenças, benefícios e indicações

Os processadores, como o dual core ou quad core, são responsáveis por carregar e realizar operações numéricas e lógicas nos computadores, notebooks, smartphones, tablets, Smart TV ou videogames.

Ou seja, em quase todos os tipos de eletrônicos, pra que tudo funcione.😃Nos computadores e notebooks, eles são mais conhecidos como CPU (Unidade Central de Processamento).

A necessidade de criar essas várias unidades de processamento num único chip surgiu pra suprir as necessidades dos fabricantes. Afinal, eles tinham dificuldade em obter mais velocidade utilizando apenas um único núcleo processador. 

Mas as novas tecnologias podem confundir e deixar dúvidas sobre quais são suas funcionalidades e qual melhor vai suprir as necessidades reais do dia a dia.

Pra ajudar você a entender melhor essas diferentes nomenclaturas e funções, preparamos este artigo completo. Então, continue com a gente! 🤓

O que é dual core?

É uma inovação incorporada aos processadores. Pra gente compreender melhor o termo, vamos ao significado da palavra: a tradução é núcleo duplo. Fica mais fácil de entender assim, não é mesmo? 😉

Os dois núcleos dos processadores dual core podem ser considerados dois cérebros e trabalham com um tipo de divisão de tarefas. Essa tecnologia também conta com dupla quantidade de memória interna, além de outras inovações.

O grande diferencial dos processadores dual core é a capacidade de processar múltiplas tarefas e atingir melhores resultados, se comparados aos modelos comuns. Mas muitos aplicativos precisaram passar por aprimoramentos pra serem usados nesse tipo de processador sem apresentarem problemas.

 O que é quad core?

É um dos frutos de uma nova onda de tecnologia pra processadores. Esse modelo de microprocessador comporta quatro núcleos de processamento de dados num único chip. Não é por conter vários núcleos que sua placa terá quatro processadores acoplados, pelo contrário, tudo fica em apenas uma única cápsula.

O que muda é a estrutura interior do chip. Os processadores com múltiplos núcleos são divididos internamente em setores com conjuntos de transistores que funcionam de forma independente. O transistor é a menor unidade física num processador, e existem bilhões dentro dele pra processar os dados.

Ampliar os núcleos foi a solução pra evitar a estagnação do poder dos processadores, já que, usando apenas um único núcleo, o processador fica limitado a uma fila de processamento. Isso faz com que os processos fiquem empilhados sendo executados um por vez, prolongando o tempo de uma atividade. 

Qual a diferença entre dual core e quad core?

Pra responder a essa questão, é preciso primeiro entender que um processador organiza suas atividades em filas de processamento (threads). Assim, quanto maior o número de núcleos num processador, mais filas ele terá. Isso faz com que o processamento se torne mais rápido, não sobrecarregando uma única fila. 😮

O desempenho do modelo com muitos núcleos também é maior, pois, quanto mais filas ele tiver em mais “partes”, um processo demorado poderá ser repartido, acelerando o processamento. Sendo assim, um processador quad core terá um maior desempenho em relação à velocidade de processamento que um dual core.

Quais os benefícios?

Quanto mais núcleos, maior é a capacidade do processador em realizar várias funções ao mesmo tempo. Isso favorece o aumento da velocidade de processamento, que, hoje, está na casa dos gigahertz.💨

Vamos imaginar que os processadores são pessoas com capacidades e força iguais entre si, e uma tarefa foi dada pra que elas realizem juntas.

No caso dos processadores quad core, seria como dividir uma atividade que demoraria 16 minutos pra uma única pessoa realizar, pela força de quatro pessoas. Assim, diminuindo o tempo de execução pra apenas 4 minutos.💪

Mas é preciso ter atenção, porque os programas e sistemas operacionais pra esses processadores, dual core ou quad core, necessitam de ajustes pra cumprirem corretamente com suas funcionalidades. Caso contrário, não terão o desempenho e o total aproveitamento do potencial da CPU.

Como escolher entre dual core e quad core?

Primeiro, é preciso entender que quando utilizamos um processador dual core no lugar de um single core, por exemplo, o sistema operacional mais moderno consegue realizar diversos processos ao mesmo tempo. Assim, as tarefas são divididas, aliviando o trabalho do processador principal.

Mas esse ganho e o aumento de velocidade apenas são sentidos pelas pessoas que utilizam diversos aplicativos ao mesmo tempo. Ou que usam várias abas de internet de uma vez, como quem ouve músicas enquanto navega e baixa arquivos.

Para as pessoas que navegam numa página por vez, a diferença entre o dual core e quad core não será percebida. 😄Por isso a escolha entre dual core ou quad core vai depender do número de processos que você faz ao mesmo tempo, em seu celular, computador ou notebook.

Pra quem realiza várias processos simultaneamente, como pessoas que trabalham em casa e usam várias abas de internet, um processador quad core é mais recomendado, porque poderá realizar várias tarefas sem prejudicar a velocidade.

É importante definir e entender pra que o aparelho será usado, de modo que você possa escolher entre os processadores dual core ou quad core. Mas se ainda estiver com alguma dúvida, você pode contar com o atendimento especializado da equipe da Lojas Edmil online pra ajudar em sua compra!🤩

Acesse agora mesmo nosso site, confira os celulares e notebooks com as melhores tecnologias e boas compras!

Dual core ou quad core: diferenças, benefícios e indicações

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você