Pesquisar
Pesquisar

Como montar escritório em casa? Veja 6 dicas

Até o começo de 2020, nem todo mundo conhecia o termo “home office“. De lá pra cá, é o que a gente mais ouve por aí nos jornais e conversas entre amigos, não é? Essa nova realidade de trabalhar longe da firma traz benefícios pra todo mundo e não vai embora tão cedo. É por isso que tem tanta gente buscando dicas e inspirações para montar escritório em casa.

Se a sua empresa também já aderiu a esse modelo de trabalho, então você vai gostar deste post que preparamos. Ele reúne dicas para montar um escritório confortável e eficiente em sua casa com peças fáceis de achar no mercado. Assim, dá pra evitar aquela dor nas costas de ficar o dia todo no sofá, ou a falta de concentração por causa da bagunça.

Com um escritório montado, a sua produtividade agradece! Você ajuda o seu cérebro a se ligar de que realmente é hora do trabalho e cria uma rotina pra dar conta de todos os compromissos. Então, mãos à obra –– ou melhor, às escolhas, porque você nem vai precisar quebrar parede pra ter o seu canto dehome office com as nossas dicas!

O que é essencial no escritório?

Prepare aí papel e caneta pra anotar tudo que você vai precisar ter no seu escritório em casa. Estes itens que a gente vai listar agora são essenciais pra trabalhar e manter uma boa qualidade de vida.

Mesa

Vamos combinar: mesa da sala de jantar não é lugar de trabalho, né? Ela pode até salvar nos momentos de improviso, mas ter uma escrivaninha pra essa finalidade é bem mais prático. Então, procure uma que seja da sua preferência.

Isso envolve tamanho, cores, materiais e muito mais. Você pode escolher esse item em lojas de confiança, em especial aquelas que oferecem montagem gratuita, pra não ter dor de cabeça com manual e várias outras peças!

Cadeira

A cadeira é outro item que não pode faltar no seu escritório em casa. Ela deve ser confortável e, se possível, se adaptar às suas necessidades. É interessante optar pelos modelos que têm regulagem de altura do assento, dos braços e também da distância do encosto. Assim você consegue ajustar ao seu biótipo.

Também existem alguns modelos reclináveis que são uma beleza pra coluna! E ainda dá pra escolher com amortecimento. Muito chique! Outra coisa legal são as rodinhas, pra facilitar a locomoção no local e evitar danos no piso.

Equipamentos de ergonomia

Quando a gente fala em ergonomia, é tudo aquilo que ajuda a você manter a saúde em dia. Em outras palavras, são itens para o conforto do seu corpo todo, inclusive da mente. Assim, dá pra evitar problemas de postura, lesão por esforço desnecessário e por aí vai.

Além da cadeira para escritório, que já vimos, pense em:

  • apoio para os pés;
  • suporte pra deixar a tela do computador na altura dos olhos;
  • apoio para as mãos e punhos.

Ventilação e iluminação

Já tentou trabalhar naquele calor que até parece um forno? Não dá, né? Por isso, vale ficar de olho se o ambiente apresenta uma ventilação natural ao abrir as janelas, a sacada ou o que permitir a circulação de ar na sua casa.

Na falta disso — ou se o calor for demais mesmo —, vale a pena contar com a ajuda de climatizadores e ventiladores. O importante é não se distrair com o calorão. ☀️

O mesmo vale pra iluminação. Se o local não for claro o suficiente, o ideal é comprar uma luminária ou escolher uma lâmpada mais forte para o cômodo. Nada de forçar a sua vista, combinado?

Elementos decorativos

Ao montar o escritório em casa, você vai passar umas boas 8 horas nele. Então, que tal deixá-lo com a sua cara? Pra isso, é bom inserir alguns elementos decorativos pra alegrar o ambiente. Ele fica até mais aconchegante e convidativo pra esse tempo dedicado ao trabalho.

Quer algumas dicas simples de decoração para home office? Pense em quadros com fotos de seus familiares e amigos –– nada melhor do que ter o rosto das pessoas queridas por perto! Também pode apostar em cartazes com um cronograma de horários ou listas de afazeres do dia, bem no estilo “faça você mesmo”.

Flores e plantas também são uma boa pedida pra levar mais vida ao ambiente. Elas ajudam a refrescar seu escritório e podem até perfumar sua estadia. No mais, post-its, lixeira de papéis e porta-canetas podem ajudar bastante na sua organização durante o trabalho.

Quais são as vantagens de montar um escritório em casa?

Como montar escritório em casa? Veja 6 dicas

Você viu como montar um escritório em casa não é difícil, certo? Mas por que investir em toda essa estrutura se dá pra trabalhar na mesa da cozinha, no sofá e até na cama? Uai, a gente já conversou sobre isso, lembra?

Esses lugares não são adequados para o trabalho. Por mais que pareça confortável no começo, se você trabalhar em ambientes inadequados vai perceber que no final do expediente, ou ao longo dos dias, as dores vão aparecer. Isso acontece porque a ergonomia desse tipo de mobília não é apropriada para as atividades laborais.

Além disso, você vai perceber uma queda na sua produtividade. A concentração é prejudicada. Você pode se distrair facilmente e até mesmo atrapalhar os seus momentos de descanso. Imagine só trabalhar o dia inteiro no sofá e, no final do dia, sentar-se de novo no sofá pra tentar relaxar. Complicado, né? Nem vai aparecer que você está descansando. Com o tempo, isso pode provocar estresse, ansiedade e intensificar o cansaço.

Note que a nossa própria casa já é dividida em cômodos, cada um destinado a uma determinada atividade, e nenhum deles é apropriado para o trabalho. Por isso, você precisa preparar um cantinho para montar o seu escritório.

Assim, cada coisa fica no seu lugar e, quando for o seu tempo de descanso, você conseguirá aproveitar muito melhor, sem aquela sensação de que passou o dia inteiro no mesmo espaço.

Afinal, quais são as boas práticas pra montar o escritório em casa?

Pode ser que você não tenha tudo que é necessário pra montar seu escritório em casa, certo? Então, vale dar preferência a estabelecimentos de confiança pra escolher os seus produtos. Existem até lojas de móveis que vendem online, além das unidades físicas, pra facilitar a vida do consumidor.

Com essa dica em mente, veja no que mais ficar de olho nessa missão!

1. Defina o espaço ideal

Nada melhor do que uma casa arrumada, com cada coisa em seu lugar, concorda? Isso quer dizer que não dá pra colocar a sua mesa em qualquer canto e chamar de escritório. Então, se puder, separe um ambiente especial para os seus afazeres profissionais.

E não tem problema se você não conta com um quarto extra que possa transformar em escritório, viu? Dá pra montar algo bem funcional em um canto da sala, da copa, de um dos quartos e por aí vai. A ideia é que existam condições pra trabalhar enquanto estiver ali.

Lembra que falamos de ventilação e iluminação? Se conseguir um espaço que tenha luz e vento naturais, melhor ainda para o seu bem-estar.

2. Escolha as prioridades de compra

Não tem nada daquela lista pra montar seu escritório em casa? Então, é preciso ir às compras. Mas você não precisa adquirir tudo de uma vez. É possível adicionar novidades ao espaço aos poucos, à medida que seu orçamento deixa.

Pra isso, escolha as suas prioridades. Se você está montado o seu cantinho do zero, vale começar pelo mais essencial: uma dupla de mesa e cadeira confortável e que se adapte ao seu peso e altura.

Na hora da compra, dê preferência pra lojas em que você confia e que oferecem boas condições de pagamento. Vai precisar parcelar? Procure lojas que tenham um crediário facilitado e próprio.

3. Tenha atenção aos equipamentos

Não dá pra esquecer o computador, né? Ele é ferramenta de trabalho de muita gente –– e, provavelmente, é a sua também. Se a empresa não oferecer algum e o seu não estiver tão funcional, considere essa compra na sua lista.

Mas mais importante que isso: a internet. A conexão precisa ser boa o suficiente pra você participar de reuniões e se dedicar ao trabalho. Então, também é essencial colocar entre as suas prioridades um serviço de qualidade e um bom roteador.

4. Preze pela organização

Ao comprar móveis pro seu escritório em casa, dê preferência àqueles com gavetas e outros espaços destinados a objetos. Se não for possível, vale apostar em estantes que caibam no ambiente, nichos, prateleiras ou a solução que parecer mais interessante pra sua necessidade.

O objetivo aqui é te dar mais produtividade. Ter tudo em mãos, de fácil acesso, evita aquelas longas pausas pra procurar alguma coisa, sabe? A organização é uma excelente aliada contra as distrações.

5. Priorize o conforto

Não tem como montar um escritório em casa sem pensar no conforto, afinal, esse é o motivo de você não trabalhar em qualquer lugar da casa, certo? Por isso, tenha muito cuidado quando for escolher a mobília e os demais elementos do seu ambiente de trabalho.

Você pode se encantar com este ou aquele modelo de cadeira ou de mesa, mas, o mais importante não é a beleza da peça, e sim a funcionalidade que ela entrega para o seu dia a dia.

O conforto deve ser o seu foco pra garantir a ergonomia. Ele também envolve uma iluminação adequada para que você não force demais à vista nem sinta sono. Requer a ventilação e a temperatura ideais porque, quando nosso corpo não está confortável, ele reage com sintomas incômodos que vão prejudicar o desempenho e a concentração.

6. Evite os excessos

Essa é uma dica muito importante sobre como montar escritório em casa porque o excesso de elementos pode ser prejudicial para o seu desempenho. Procure pensar naquilo que realmente é necessário no dia a dia pra não acabar exagerando.

Lembra que a gente explicou que o seu espaço precisa ser funcional e organizado? Quando colocamos mobílias demais, muitos elementos decorativos e diversos acessórios pequenos isso pode levar à desorganização e tirar a atenção. Sem falar que você poderá gastar dinheiro à toa.

Então, se não tiver utilidade, não acrescente. Crie uma decoração moderada pra não poluir o visual do seu canto de trabalho e pra não tomar a mesa inteira, atrapalhando a realização de outras tarefas.

Onde buscar inspirações?

Como montar escritório em casa é uma forte tendência, ficou fácil encontrar inspirações. Se você fizer uma pesquisa na internet buscando por imagens de escritórios desse tipo vai encontrar os mais diferentes estilos.

Também é interessante procurar na rede social Pinterest, por exemplo. Lá, as pessoas compartilham diversas ideias e inspirações. A concentração de imagens é bem grande. E os sites especializados em decoração também são uma boa pedida.

Você pode fazer suas pesquisas de uma forma mais genérica ou definir o tipo de escritório que deseja, como minimalista, moderno ou clássico. Desse jeito, vai conferir o tipo de mobília que é utilizado, assim como os elementos decorativos. Dá até pra procurar conforme sua profissão, pra ficar ainda mais personalizado.

Como manter a produtividade em casa?

Montar o escritório em casa não é o único desafio do trabalho remoto. Muita gente tem dificuldade pra se adaptar a esse modelo porque falta concentração. Esse problema pode estar nas interrupções, nas distrações e até mesmo no fato de estar distante dos colegas.

Podemos vencer tudo isso com algumas ações que ajudam a manter a produtividade e o foco no trabalho. Veja só as dicas que a gente separou pra que você tenha um excelente rendimento em casa:

  • defina o seu horário de trabalho;
  • respeite o tempo de almoço e de descanso;
  • estabeleça metas diárias;
  • faça pausas regulares;
  • desligue equipamentos que não estão sendo utilizados;
  • evite acessar as redes sociais no meio do expediente;
  • utilize apenas os canais de comunicação estabelecidos pela empresa;
  • converse com amigos e familiares estabelecendo limites para as interrupções;
  • crie processos para suas atividades;
  • mantenha a agenda organizada;
  • estabeleça prioridades.

Está vendo como montar escritório em casa não é complicado? Pense que, em primeiro lugar, vem o seu conforto, já que vai passar um bom tempo do dia nesse local. Tudo que te ajudar a ter um melhor rendimento no trabalho é válido.

Como tem muita gente trabalhando em casa hoje, compartilhe estas dicas nas redes sociais pra que seus amigos também saibam como montar o próprio escritório!

Como montar escritório em casa? Veja 6 dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você