Depois de um dia cheio, nada como descansar em uma casa arrumada e limpinha, não é verdade? Com tudo no seu devido lugar e aquele cheirinho de limpeza, a gente até repõe as energias mais rápido pra retomar a rotina.
O fato é que nem sempre conseguimos manter tudo em ordem, especialmente por falta de tempo. Mas o segredo mesmo é estabelecer alguns pequenos hábitos no dia a dia, sabia? Dá só uma olhada nas dicas que preparamos sobre o assunto!
1. Jogue fora, reaproveite ou doe itens que não usa mais
Um dos grandes vilões da casa arrumada é o acúmulo de coisas. Isso vale pra objetos de decoração, roupas, papéis e vários outros materiais que ocupam um espaço precioso sem utilidade alguma. E tem gente que até sofre disso, acredita? São os acumuladores compulsivos — e a gente espera que você não seja um deles!
A famosa Marie Kondo, uma japonesa muito simpática e especialista em arrumação, defende a ideia de que a gente precisa começar pela seleção. E o que isso significa? Que você deve pegar um item e analisar se ele ainda é útil e te faz feliz. O método já até virou série na Netflix e vale a pena assistir.
Aqui vale praticar a lei do desapego, combinado? Pense se dá pra reaproveitar de alguma forma, reutilizar ♻, doar ou até jogar fora. Não transforme sua casa em um depósito! E se algo estiver em ótimo estado de conservação, dá até pra vender e fazer uma graninha extra. Que tal?
2. Opte por móveis funcionais
Depois que você já selecionou seus pertences, chegou a hora de se voltar para a mobília. Afinal de contas, ela também pode entulhar a sua casa e dificultar a arrumação. Imagina só ter que arrastar vários móveis toda vez que for limpar os ambientes? Não dá, né?
Por isso, vale muito a pena comprar móveis funcionais. Vários modelos novos e moderninhos facilitam a disposição do espaço, a organização das coisas e a limpeza diária ou semanal. Aqui entram armários, bancos e prateleiras multifuncionais, sofá-cama e por aí vai.
Além do mais, esse tipo de mobília valoriza a casa arrumada, principalmente se for uma residência mais enxuta, que não dispõe de tanto espaço pra móveis grandes e pesados. O colchão box com baú embutido, por exemplo, permite guardar edredons e toalhas sem apertar seu armário.
3. Organize seu guarda-roupa
Esse é outro local que merece um cuidado especial. Até porque de nada adianta uma casa limpa enquanto as portas do guarda-roupa escondem uma montanha de roupas emboladas e de outros pertences jogados, certo?
Não precisa colocar tudo pra fora de uma vez pra arrumar, calma! A melhor saída é estabelecer um ritual a ser seguido semanalmente. Você pode eleger um dia da semana pra organizar os cabides, por exemplo, e deixar as gavetas pra serem arrumadas uma vez a cada quinze dias.
Separar peças por categorias funciona bastante. Isso facilita na hora de pegar alguma roupa, porque você não vai ter que revirar tudo pra achar uma blusa ou uma meia. Viu só como isso vai além da simples arrumação? A manutenção diária poupa horas de trabalho!
4. Limpe pisos, cortinas e tapetes
Muita gente confunde faxina com organização, viu? Acontece que uma casa arrumada precisa dessas duas etapas. As dicas anteriores fazem parte da última, enquanto a primeira pede a limpeza detalhada de tudo que já foi organizado.
Pra que não fique cansativo, você também pode adotar uma rotina que divida as tarefas durante a semana. Dá pra tirar um dia pra limpar o piso, as cortinas e os tapetes com um aspirador de pó, por exemplo. Ele é um enorme aliado porque remove todo o pó acumulado sem bagunça — e bem mais rápido do que usar uma vassoura, não acha?
5. Tire o pó das paredes, quadros, prateleiras e bancadas
As paredes devem ser limpas no mesmo dia dos quadros, das prateleiras e demais objetos de decoração. O pó acumulado pode ser retirado com espanador, pano macio e limpo ou até mesmo um aspirador portátil, que facilita a remoção da sujeira nos cantinhos.
Essa limpeza cuidadosa é fundamental no resultado da casa arrumada, porque enquanto você limpa cada peça, pode ir colocando as coisas no lugar, reformulando a disposição da decoração e por aí vai. Sem contar que isso preserva mais os móveis e aumenta sua durabilidade.
6. Use caixas e cestos organizadores
O que deixa a casa arrumada é a maneira como a gente dispõe as coisas. Então, quando praticar o desapego e aproveitar a faxina pra colocar tudo no seu devido lugar, conte com a ajuda de caixas organizadoras. Elas podem ser de plástico, papelão, madeira… Não importa! O que vale é dar um destino pra cada tipo de pertence.
Os cestos também entram nessa, principalmente pra roupa suja e toalhas no banheiro. As caixas são boas pra despensa da cozinha, para os armários de utensílios domésticos, produtos de limpeza e até para o guarda-roupa. As gavetas, por sua vez, podem ter seu espaço otimizado com divisórias, como no caso de roupa íntima e pijamas, que mexemos com mais frequência.
7. Crie bons hábitos de organização
Tem dia que tudo fica tão bagunçado e parece que passou um furacão por ali. Se a família é numerosa ou com crianças, que adoram espalhar brinquedos, isso tende a piorar. Então, pra manter tudo organizado por mais tempo — e reduzir a necessidade de faxina constante — é só desenvolver novos hábitos. Os antigos, afinal, estão sabotando a sua casa arrumada!
Quer ver só um exemplo simples? Não custa nada lavar o copo que você acabou de usar, pois isso reduz a pilha de louça na pia. Quando terminar o banho, pendure a toalha pra secar e separe a roupa suja no cesto certo. Terminou de usar a televisão? Arrume as almofadas do sofá. Percebeu a proposta? Replique em tudo no seu dia a dia e veja o trabalho reduzir.
A grande sacada pra se ter uma casa arrumada é saber conviver com as suas coisas de um jeito mais organizado. Pode parecer trabalhoso no início, mas depois que vira hábito, nunca mais você vai ter problemas com sapatos jogados pela casa, louça suja ou poeira nos cantos.
Ninguém precisa ser refém da limpeza ou da faxina, mas a gente sabe o quanto uma casa arrumada, limpa e cheirosa faz bem! Então, não deixe de considerar estas dicas e comece hoje mesmo a colocar tudo em ordem. Ao manter essa rotina, você vai ter menos serviço extra e mais tempo pra curtir a vida e a família.
Gostou do que aprendeu? A gente tem muito mais pra compartilhar: assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog no seu e-mail!