O sul de Minas Gerais é um lugar lindo e cheio de atividades divertidas pra fazer com a família. Não é à toa que ele é um destino turístico super conhecido, não é? Mas, no meio de tantas cidades disponíveis, como decidir quais passeios realizar?
Bem, se você for morador de região, então, certamente, já tem ótimas opções sem precisar ir muito longe. Então, se você está em busca de dicas de atividades em cidades do sul de Minas, vem com a gente!
Separamos uma lista pra te ajudar e temos propriedade no assunto. Afinal, a Lojas Edmil é uma empresa da região, e temos muito orgulho disso. Vamos lá?
1. Alfenas
A primeira dica de cidade pra conhecer é Alfenas. Ela é bastante agitada. Além de pontos turísticos tradicionais, como o Parque e Zoológico Municipal, o Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas e a Igreja Matriz, ainda dá pra se divertir com o ar universitário da cidade!
O grande cartão-postal da localidade é a Represa de Furnas. O município é banhado por ela, o que faz algumas pessoas acreditarem que ele é a porta de entrada para o “mar doce” da região. Modéstia à parte, a gente também acha que é!
E, falando em doce, não deixe de aproveitar as delícias mineiras da cidade em estabelecimentos locais, como o Restaurante Mandiola e o Restaurante do Batista em sua viagem para Alfenas!
2. Capitólio
Quem não ama passar bons momentos na natureza, certo? Se essa é sua praia (mesmo que Minas não tenha mar ), Capitólio pode ser uma das cidades do sul de Minas mais perfeitas pra você e sua família!
A atividade turística do município está em crescimento. Mas, se para alguns, isso pode ser uma desvantagem, tenha certeza de que é justamente essa quantidade menor de pessoas transitando pelo lugar que te ajuda a curtir ainda mais a natureza.
Então, se você está em busca de relaxar, descansar e se maravilhar, não deixe de conferir a Trilha do Sol. Ela te levará na direção de maravilhosas cachoeiras e piscinas naturais. Além dela, conheça o Paraíso Perdido. As quedas d’água certamente vão te deixar sem ar!
3. Pouso Alegre
Se você quer saber mais sobre a história das cidades do sul de Minas, Pouso Alegre é o destino certo para sua família. O local é repleto de atividades que te ajudam a conhecer a formação da região. Ele é, inclusive, considerado o centro do Circuito de Estâncias Hidrominerais — que começa em Poços de Caldas. Chique, não é?
Ainda, Pouso Alegre é um importante polo comercial e industrial da região! A cidade tem mais de 4500 pontos comerciais, além do SerraSul Shopping, um dos maiores do sul mineiro. Não deixe de provar os pastéis de farinha de milho, tombado como patrimônio histórico da cidade e que pode ser encontrado facilmente nas ruas do município.
Além de toda essa riqueza histórica, Pouso Alegre ainda oferece dois pontos turísticos imperdíveis: a Catedral Metropolitana e a Fonte de Água Mineral da Faisqueira. Durante a visita à segunda opção, você vai saber tudo sobre o processo de produção da água mineral da região. Imperdível!
4. Poços de Caldas
Essa é, sem dúvidas, uma das cidades do sul de Minas mais faladas! Repleta de pontos turísticos, Poços de Caldas é a terra das águas medicinais e termais. Porém, ela pode oferecer muito mais do que isso! Imersa em natureza — vista, até mesmo, no centro da cidade — há muito o que fazer.
Pontos como o Cristo Redentor e a Pedra Balão permitem que você curta muito verde e montanhas inesquecíveis. Já o Véu das Noivas e a Cascata da Antas deslumbram por suas águas. Independentemente da escolha de passeio, toda a família pode se divertir!
Por fim, as opções de bares e de restaurantes pra comer uma deliciosa comida mineira também são extensas. Nessa hora, não deixe de experimentar as delícias do Bar do Bosco e do Ollivia Gastronomia.
5. São Lourenço
Além de Pouso Alegre e de Poços de Caldas, São Lourenço também está no Circuito das Águas do sul de Minas. É por isso que ela é uma das cidades mais visitadas da região! Seu cartão-postal é o Parque das Águas. Porém, quando for visitar o município, não deixe de conferir:
- as maravilhosas fontes de águas medicinais;
- os diversos eventos culturais, que rolam aos fins de semana;
- as possibilidades de passeios e de turismo regional;
- os passeios de maria-fumaça e os voos de balão.
6. Varginha
Se você já ouviu falar de Varginha, certamente já ouviu falar do E.T. de Varginha. Mas, calma! Não é nada disso que você está pensando. A referência à presença de extraterrestres no município é extensa e a cidade soube aproveitar essa fama para criar pontos turísticos que remetem à mais famosa história sobre alienígenas em solo (e céus) do Brasil.
Sendo assim, não deixe de fotografar o monumento da nave espacial — que, na verdade, é uma caixa d’água. Além disso, aproveite os passeios na Represa de Furnas, como os de jet-ski. Por fim, que tal se deliciar com a gastronomia mineira em incríveis casas flutuantes? Também vale aproveitar a viagem pra dar uma passadinha no Via Café Garden Shopping, o maior da região. Viu? Varginha tem de tudo!
7. Extrema
Charmosa, a cidade de Extrema tem tudo a ver com um dos produtos mais conhecidos das cidades do sul de Minas: a cachaça! Quem nunca fez essa relação entre ela e o estado de Minas Gerais, certo?
Se você não quer deixar de experimentar a verdadeira qualidade dessa bebida, conheça os alambiques do município. Não gosta da branquinha? Calma, que tem mais!
Extrema é o 4º maior polo chocolateiro do País, contando com empresas como Bauducco e Kopenhagen, que têm lojas na cidade. A cidade responde ainda por 12,5% de vendas do comércio eletrônico de todo o país e a outlet da rede Centauro é outra super dica de compras na cidade!
Aproveite, ainda, pra passear pela Rota das Rosas, que é uma trilha belíssima e inesquecível, e de visitar a Pedra do Sol. O local é repleto de atividades, como voo livre e, até mesmo, rapel!
8. Passos
Está em busca de uma paisagem inesquecível e com cânions? Então, Passos é o local pra você! O lago de Furnas também passa pela cidade, trazendo a beleza das águas pra a sua viagem. Porém, não é só isso que a cidade oferta!
Você não pode deixar de conferir a Capela de Nossa Senhora da Penha e nem o Porto Passos-Glória. Neles, você conferirá a história da cidade e ainda se deliciará com vários restaurantes e locais que vendem doces naturais. E não deixe de visitar a avenida da moda, que tem uma variedade incrível de confecções de roupas.
Ufa! Nós avisamos que as cidades do sul de Minas tinham muito a oferecer, certo? Agora que você conhece todas essas opções, escolha a melhor data pra trazer sua família e venha conferir esse pedacinho de natureza, gastronomia e receptividade! A melhor época do ano pra viajar para o sul de Minas, segundo alguns, é o frio. Mas, pra nós, é todo dia
E aí, gostou deste conteúdo? Então, não deixe de influenciar outras pessoas para conhecer essas cidades maravilhosas. Compartilhe o post nas suas redes sociais!