BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Três Corações: uma das principais cidades do sul de Minas Gerais

Quer motivos pra conhecer Três Corações? Temos vários! Pra começar, o município é referência no gado leiteiro e, é claro, é a cidade natal do saudoso Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o nosso eterno rei do futebol!

Mais do que isso, o local é um ponto turístico importante de Minas Gerais, tem várias histórias sobre a origem do seu nome e, caso você queira fazer uma visita, oferece uma série de atividades, desde um passeio pela histórica Estrada Real até o lugar onde Pelé passou sua infância.

O município também é um dos mais trabalhadores do país, com 21% dos tricordianos colocando a mão na massa todos os dias! O que acha, então, de saber um pouco mais sobre essa cidade e, quem sabe, visitá-la quando estiver viajando pelo estado? Continue a leitura e descubra tudo sobre Três Corações!

Onde fica a cidade de Três Corações?

Quando o assunto é o sul de Minas Gerais, uma das cidades mais importantes, sem dúvidas, é a de Três Corações. São mais de 820 km² de território e uma população de 80 mil pessoas — um dos maiores centros urbanos da região. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IDH local é de 0,744.

O resultado não fica a desejar, colocando a cidade entre as 50 com melhor índice de qualidade de vida, educação e desenvolvimento social no estado (47º lugar). Já no ranking nacional, que conta com mais de 5.500 municípios, ela aparece em 667º posição.

Dada a localização privilegiada, ela fica próxima de outros municípios mineiros bastante conhecidos. É o caso de Varginha, Lavras e São Lourenço. Além disso, há dois pontos de ecoturismo muito importantes do estado a menos de três horas de carro saindo de Três Corações: o Parque Estadual da Serra do Papagaio e o Parque Nacional do Itatiaia.

Quem está motorizado consegue sair da cidade e, em poucas horas, ter acesso facilitado a capitais de outros estados, como São Paulo (que fica a 307 km de distância) e Rio de Janeiro (que fica a 359 km de distância). Portanto, fica a dica para quem deseja viajar usando o meio rodoviário!

Por que Três Corações?

“Por que esse foi o nome escolhido para o município?”, você deve estar se perguntando. Antes de tudo, é importante conhecer um pouco da história, não é mesmo? Pra explicar melhor a origem do nome, vale considerar que existiram muitos outros até chegar à versão atual.

Primeiramente, o local foi batizado apenas como Rio Verde, o rio que cortava a região. Depois, foi nomeado de Porto Real Passagem do Rio Verde e, ainda, Aplicação do Rio Verde. Até que, em 1884, foi criado o município de Três Corações do Rio Verde. Em 1923, a versão final surgiu: Três Corações.

Mas a curiosidade envolvendo o nome da cidade é tanta que há três versões para explicar por que Três Corações se chama assim. Por isso, confira um pouco sobre cada uma das histórias, e escolha a sua preferida!

Homenagem aos Sacratíssimos Corações de Jesus, Maria e José

Muitas das cidades em Minas Gerais têm nomes ligados à tradição cristã da região, e a versão oficial é de que Três Corações é mais uma delas. O português Tomé Martins da Costa decidiu ficar na região, ainda chamada de Rio Verde, pela enorme quantidade de ouro no local. Católico, ele mandou erguer uma capela em homenagem aos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José. Daí os três corações…

O amor de Jacira, Jussara e Moema

Outra versão muito contada fala de uma história de amor, ou melhor, de decepção amorosa. As irmãs Jacira, Jussara e Moema se encantaram por três boiadeiros que vieram de Goiás. Mas os galanteadores logo deixaram a cidade, e as jovens ficaram apenas com o amor não correspondido. A história é tão famosa, que está no hino oficial do município.

De Goiás eram os três boiadeiros

E do rio as três voltas no chão…

Três violas traziam os tropeiros

Fundadores do nosso torrão

Ao deixarem esta terra morena

Três Marias deixaram a chorar:

É Jacira, é Juçara, é Moema

De olhos verdes, das cores do mar…

As curvas do Rio Verde

A última versão tem a ver com as curvas do Rio Verde, o principal que corta a cidade. O seu caminho foi desenhado de forma tão linda que forma três corações enquanto atravessa o município. Para quem olha lá do alto, é possível ver que as voltas do rio pela cidade, de fato, se parecem com o formato de três corações. ️

Qual é a importância da cidade?

Grande parte da população de Três Corações trabalha todos os dias para estimular a economia na cidade. A principal atividade é o rebanho leiteiro, sendo um dos melhores de Minas Gerais. Por isso, o município exporta para muitas outras regiões do país.

Além da pecuária, é preciso pontuar a forte presença da agricultura, especialmente no plantio de café, milho e batata inglesa. São, inclusive, dois alimentos importantes para a economia e a gastronomia locais — visto que fazem parte de inúmeras receitas tradicionais e seculares.

Outro ponto importante é que, por ser um grande centro urbano no sul de Minas, Três Corações ainda reúne uma circulação comercial intensa. Por esse motivo, muitos moradores de cidades vizinhas vão pra lá encontrar opções com melhor preço e excelente atendimento no varejo tricordiano.

O que fazer quando estiver em Três Corações?

Planeja visitar Três Corações e quer saber o que pode fazer para aproveitar ao máximo a sua passagem pela cidade? Então, confira algumas dicas para montar um roteiro diversificado e repleto de atividades que exploram a história e a cultural locais!

Conhecer mais sobre a Estrada Real

A maior rota turística do Brasil é a Estrada Real, um percurso que passa por três estados vizinhos do Sudeste. São eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além de apresentar mais sobre a beleza natural da região, essa via é importante para a história do país, já que foi a Coroa Portuguesa que oficializou o caminho, utilizado no passado para transportar o ouro até as principais cidades da época e, a partir daí, embarcá-lo para o território europeu.

Isso ficou marcado na época do Brasil Colônia. Não é à toa que, dada a extensão (que chega a 1,630 km), a Estrada Real acabou sendo aproveitada para outros fins comerciais e turísticos.

Visitar a Casa da Cultura Godofredo Rangel

A Casa da Cultura Godofredo Rangel é um dos pontos culturais mais importantes do município. Ela contempla uma coletânea rica em materiais audiovisuais que auxiliam o visitante a conhecer e entender melhor como se deu o processo de formação da cidade — e como ela tem um perfil diferente de outros destinos mineiros.

Além disso, o local possibilita um aprofundamento na emancipação política da região ao longo do tempo, e as principais atividades sociais e laborais da comunidade local. É um passeio que mescla passado e presente pra dar pistas de como o futuro de Três Corações vai se desenhando.

Saber tudo sobre o Rei Pelé

Mesmo quem não é fã de futebol sabe que visitar Três Corações requer dedicar um tempo pra conhecer mais da história de vida de um dos maiores jogadores do planeta: o Pelé.

Além de ver a casa onde ele cresceu, você pode conferir um museu sobre o esporte, que conta boa parte da história da passagem desse ícone no futebol brasileiro e mundial. ⚽️

Há ainda a Praça Pelé, que conta com um monumento em tamanho real de Edson e uma dedicatória ao tricampeonato conquistado na Copa do Mundo, nos anos 70. Época que também marca o auge da carreira do atleta.

Mas não acaba aí, viu? Isso porque existem as homenagens póstumas prestadas a esse nome tão importante no país. É o caso da Avenida Rei Pelé — uma das principais rotas de circulação de veículos na cidade — e de um painel de grafite com mais de quatro andares, que estampa a imagem do jogador no centro da cidade.

A obra artística, imponente e com cores vivas, foi encomendada por comerciantes locais pra eternizar não apenas o que ele representou para o mundo esportivo, mas também para o desenvolvimento e o turismo da região.

Três Corações: uma das principais cidades do sul de Minas Gerais

Conferir o Abrigo da Maria Fumaça

Um dos grandes marcos da história de Três Corações foi quando o Imperador D. Pedro II e a Família Imperial visitaram a cidade pra inauguração da estrada de ferro que ligaria Minas Gerais ao Rio de Janeiro.

Ao lado da estação de trem, inaugurada em 1884, está o Abrigo da Locomotiva Maria Fumaça, que conta um pouco da história da região.

Seja pelas curvas do rio em formato de corações, seja por ser a terra do Rei Pelé, Três Corações é uma cidade histórica e de grande beleza natural. Quem quiser se encantar com as maravilhas de Minas Gerais deve fazer uma pausa no município e conhecer um pouco mais dele. Ah, o cafezinho e o queijo de qualidade também vão estar te esperando! ☕

A história de Três Corações é bem interessante, não é mesmo? Por isso, que tal compartilhar o post nas suas redes sociais? Assim, mais gente tem a oportunidade conhecer sobre a região!

Três Corações: uma das principais cidades do sul de Minas Gerais

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você