BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Saiba como fazer um roteiro de viagem para conhecer Lavras – MG

O sul de Minas Gerais é uma região muito rica, e você provavelmente já ouviu falar de cidades como Três Corações ou Caxambu, não é mesmo? Para aumentar o seu repertório, nós, da Lojas Edmil, temos mais um convite a fazer: visitar e conhecer Lavras. A cidade junta natureza, história, tranquilidade e aventura! Vai mesmo deixá-la de fora do seu roteiro?

Seja para visitar suas muitas igrejas ou tomar um banho nas águas de belíssimas cachoeiras, Lavras tem tudo o que você precisa para conhecer um pouco mais sobre a história de Minas Gerais e relaxar em contato com a natureza. Nada mal, certo? Então, o que acha de conhecer o que não pode faltar no seu roteiro de viagem para a cidade?

Separamos os pontos turísticos mais interessantes de Lavras para o seu passeio. Confira!

Qual é a história de Lavras?

Também conhecida como a Terra dos Ipês e das Escolas, Lavras é uma das cidades mais importantes do sul de Minas, com os seus mais de 100 mil habitantes. Tudo começou em 1712, quando Francisco Bueno da Fonseca deixou São Paulo e, com outros sertanistas, começou a habitar a região entre os rios Capivari e Grande. Em pouco tempo, a região passou a se chamar Campos de Sant’Ana das Lavras do Funil.

Parte da rota do ouro no Brasil, a cidade enriqueceu bastante no início do século XX, o que firmou Lavras como uma das principais cidades na região. Com toda a prosperidade, os investimentos na educação foram muitos, desde o começo da sua história, e a reputação foi consolidada com a transformação da Escola Superior Agrícola de Lavras (ESAL) em uma universidade federal.

O leite e o café são os principais produtos da indústria agropecuária da cidade, mas a soja, o milho, o feijão e a criação de gado também são muito fortes. A sua localização (fica perto de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro) também ajuda a fortalecer a indústria na cidade, com os setores alimentício, metalúrgico e têxtil muito consolidados.

O que fazer quando visitar Lavras?

Mas, afinal, o que fazer quando visitar Lavras? Quais são os principais pontos turísticos e o que mais vale a pena conhecer na cidade? Pode ficar tranquilo: a gente separou os lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Confira!

Igreja Matriz de Sant’Ana

Como é comum em muitas regiões aqui de Minas, as igrejas sempre se destacam, e em Lavras não é diferente. São várias ao redor da cidade, e todas elas têm histórias ricas e muita beleza! Mas uma delas é considerada a principal: a Igreja Matriz de Sant’Ana, que também é conhecida como Igreja Nossa Senhora do Rosário de Lavras. ⛪

Ela foi construída em 1751, e em 1917 recebeu uma nova matriz, em uma obra que só saiu do papel porque os Padres Francisco Severo Malaquias e Castorino de Brito fizeram uma campanha de arrecadação de fundos com a população da cidade. Foi ali que o Cinema Sul-Mineiro, um dos primeiros da cidade, se instalou entre 1910 e 1911. Até hoje a arquitetura colonial da construção é preservada, o que atrai muitos turistas!

lavras

Museu Bi Moreira

A arquitetura colonial também é muito presente em outro ponto que todo mundo precisa visitar quando está em Lavras: o Museu Bi Moreira. Ele fica no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que já vale a visita por sua beleza e importância cultural. Fundado em 1983, o museu reúne tudo o que tanto a cidade quanto a universidade têm de mais importante em suas histórias. ️

O Bi Moreira apresenta um acervo com mais de 5 mil itens, que contam tudo o que você precisa saber sobre a história de Lavras e da fundação da UFLA. O espaço, considerado um patrimônio cultural municipal, permite que você confira coleções históricas e arqueológicas da cidade, entendendo como foi fundada, os principais personagens e como o seu passado se conecta com o presente.

Cachoeira dos Ipês

O turismo rural também é muito forte em Lavras, e o destaque fica para as muitas cachoeiras que fazem parte do município. Mas uma delas você não pode deixar de conhecer quando estiver na cidade: a Cachoeira dos Ipês. Na divisa com Itumirim, é muito simples chegar de carro até o local para ter um dia tranquilo com toda a sua família nas piscinas naturais e na queda d’água!

Já conheceu todos os outros pontos turísticos, fez aquele almoço caprichado que só os mineiros sabem fazer e precisa relaxar? A Cachoeira dos Ipês é o lugar ideal. Você vai ter contato com a natureza, a entrada é gratuita e não tem ângulo ruim para as suas fotos!

Ponte do Funil

Por falar em fotos, natureza e tranquilidade, outro lugar de Lavras que você precisa visitar é a Ponte do Funil. Isso mesmo, conhecer essa ponte não apenas para vê-la de longe, mas para passar o dia com tranquilidade embaixo dela! A água que corre por ali é de uma represa, então você pode levar toda a sua família para caminhar ou dar um mergulho super refrescante!

Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito

Outro lugar que não pode faltar no seu roteiro é o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito! A nossa dica é tirar um dia inteiro para fazer as muitas opções que o espaço oferece, como arvorismo, trilhas e cachoeiras. Ainda dá para fazer um almoço entre as atividades e dar aquela relaxada no meio da natureza antes de voltar para aproveitar o espaço. ️

Viu? Lavras tem muitas opções para quem procura por diferentes tipos de atividade. Um dia você pode aproveitar a natureza e até se aventurar nos parques, trilhas e cachoeiras, enquanto no outro pode conhecer um pouco mais da história da região em um lugar muito bonito. Nada mal, não é mesmo? Agora é só arrumar as malas e se preparar!

Ficou empolgado com o tanto de coisa que dá pra fazer em Lavras? Então compartilhe todas essas dicas nas suas redes sociais pra fazer mais gente se animar a conhecer a cidade!

Saiba como fazer um roteiro de viagem para conhecer Lavras – MG

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você