BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Caxambu: conheça essa cidade do sul de Minas Gerais

Se você gosta de visitar regiões com ar interiorano, precisa dar um pulo em Caxambu. A cidade fica localizada no sul de Minas Gerais — aproximadamente 370km de Belo Horizonte — e tem clima agradável durante todo o ano. Por isso, oferece bons atrativos pra curtir no verão e no inverno.

O município também faz parte dos destinos que compõem a rota turística conhecida como Circuito das Águas. Não é à toa que tanta gente se desloca pra essa área do estado, seja para desfrutar do lazer variado, seja para contemplar as belezas naturais.

Ficou com vontade de saber mais sobre o local e seus diferenciais? Fique conosco e confira as melhores dicas!

História de Caxambu

caxambu

Antes da chegada dos primeiros grupos de europeus, as cidades do sul de Minas eram territórios habitados por índios puris. Foi em 1674 que o Bandeirante Lourenço Castanho Taques observou o Morro de Caxambum pela primeira vez.

O território era ocupado por indígenas e, a partir de 1714, ficou conhecido como Caxambu. Nessa época, as “Minas Gerais” foram divididas em três áreas por pertencerem à capitania de São Paulo. Caxambu fazia parte da Comarca do Rio das Mortes.

A descoberta das fontes de água ocorreu por volta de 1814, quando a região ainda era composta por apenas duas fazendas. Foi esse acontecimento, inclusive, que atrairia a Família Imperial Brasileira a conhecer o destino, em 1868.

Sabe-se que a Princesa Isabel visitou as águas com o objetivo de curar sua infertilidade. Junto de seu esposo Conde d’Eu, ela foi à região e, com o tempo, conseguiu engravidar. E para agradecer ao milagre, ordenou a construção da Igreja de Santa Isabel da Hungria. ⛪

Caxambu virou Distrito de Baependi em 1875, quando teve a qualidade de suas águas reconhecida. A criação da vila ocorreu alguns anos depois e, em 1915, foi elevada à categoria de cidade. Hoje, o município é famoso por ter recebido tantas figuras importantes, incluindo Rui Barbosa.

Coisas para fazer em Caxambu

caxambu

Precisa de motivação pra começar a planejar o orçamento pessoal e fazer sua viagem? Pois saiba que há muito lugar legal para você ver na cidade. Confira as nossas sugestões de programas e escolha seus favoritos agora mesmo!

Conhecer cachoeiras

Água é o que não falta na região. Por isso, dá pra refrescar o corpo em dias quentes ou apenas admirar as quedas. Uma cachoeira famosa pela beleza é a do Caldeirão, que tem um poço com profundidade ideal para mergulhos.

Se tiver tempo, você ainda pode se deslocar até Baependi e conhecer a cachoeira do Juju. O lugar é de fácil acesso via trilha, além de contar com área de estacionamento. Fora as quedas incríveis, você vai se encantar com as piscinas naturais que formam a paisagem.

Ir ao mirante do morro

O Morro do Caxambu apresenta 1090 metros de altura e é responsável pela vista principal da cidade e seus arredores. Vale a pena ir até o local para fazer fotos, gravar vídeos ou, simplesmente, recarregar as energias após a viagem.

A montanha tem bastante vegetação, o que é importante para grupos que buscam mais contato com a natureza. A chegada ao topo pode ocorrer a pé (trilha), de carro ou teleférico. Por lá, você também encontrará um Cruzeiro, um Cristo Redentor e estabelecimentos comerciais.

Passear de charrete

Uma atração que certamente agrada os turistas é o passeio de charrete. Caxambu é pequena e pode ter vários de seus cantos explorados por esse meio de transporte. É uma atividade que encanta a criançada e todas as pessoas que desejam sentir o clima do passado.

As charretes podem ser encontradas em diferentes pontos da cidade e cumprem duas rotas. A primeira inclui o bosque, a cascatinha e a represa do jacaré. A segunda envolve passagens por hotéis, estação de trem, fábricas (de doces e sapatilhas), parque e teleférico.

Andar de teleférico

Por falar em passeio, que tal inovar com um trajeto que permita visualizar a região bem do alto? O teleférico de Caxambu passa por cima de um lago e proporciona um visual deslumbrante do entorno. Fica situado no topo do morro do mirante, onde há lojinhas e restaurante.

Quem gosta de altura vai amar a experiência! Ao percorrer o trajeto, dá pra observar os pés quase tocando as copas das árvores e finalizar o passeio com uma vista de 360 graus. Além de detalhes da cidade, você consegue observar Baependi e a Serra da Careta.

Ver edifícios históricos

caxambu

As construções antigas são ótimos exemplares da vida passada, por isso, ajudam a conhecer a história de uma cidade. Caxambu tem algumas obras que merecem atenção, como a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios. Ela foi lançada em 1892 e, atualmente, abriga as celebrações mais importantes do município.

Um prédio que também chama a atenção por lá é o Hotel União, com mais de 70 anos e ainda em funcionamento! Outra edificação relevante é a Igreja de Santa Isabel da Hungria, inaugurada em 1897. Hoje, devido a seu valor simbólico, é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Aproveitar o Parque das Águas

caxambu

Não poderíamos deixar de fora o principal atrativo da cidade. Se você quer realizar o sonho de curtir a mesma região valorizada por figuras importantes, inclua o Parque das Águas em seu roteiro. Ele fica no centro de Caxambu, tem 210 mil m² e conta com 12 fontes hidrominerais.

A fonte mais antiga foi apelidada de Dom Pedro e mostra uma réplica da coroa portuguesa. Um fato interessante é que suas águas brotam da terra com gás. Outros atrativos da região incluem gêiser, bosque, duas piscinas de água mineral, lago e alamedas para caminhada.

Não deixe de frequentar o balneário local, que conta com banhos de imersão, saunas (a vapor e seca), hidroterapia e outros tratamentos que renovam as energias dos visitantes.

E então, o que achou dos programas disponíveis em Caxambu? Esperamos que o artigo tenha inspirado você a conhecer essa incrível cidade do sul de Minas. Agora, é só reunir as companhias certas e planejar o trajeto até um dos destinos mais populares do estado.

Se viajar é bom, voltar para um lar confortável é melhor ainda. Por isso, confira as nossas dicas para manter a casa arrumada sempre!

Caxambu: conheça essa cidade do sul de Minas Gerais

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você