Pesquisar
Pesquisar

Monte um bom canto de estudos para seus filhos com essas 6 dicas

Ter um canto de estudo pode fazer toda a diferença no rendimento escolar do seu filho, sabia? Montar esse espaço especial é mais fácil do que você imagina, e nem precisa fazer reformas ou grandes investimentos.

O segredo é pensar no conforto e em um visual que seja agradável e atrativo para a criança ou o adolescente. Porém, tudo ali precisa remeter aos estudos pra não gerar distrações. Tá ficando complicado? Não se preocupe porque a gente vai ajudar!

Continue lendo para conferir 8 dicas pra montar um canto de estudo confortável e funcional para o seu filho acompanhar as aulas remotas, se concentrar nas matérias e fazer a lição de casa.

Por que é importante ter um canto de estudo?

Às vezes parece que basta ter uma mesa e uma cadeira que já é suficiente pra criança estudar, mas não é bem assim. A mesa da cozinha, por exemplo, não é o melhor lugar, nem a mesinha de centro da sala. O ideal é que a criança tenha um espaço pra se acomodar de maneira confortável.

O canto de estudo contribui para a concentração do estudante porque ali ele está longe de interrupções que podem distraí-lo. O lugar adequado, com as adaptações necessárias, pode otimizar a produtividade e o tempo de estudo do seu filho, além de motivá-lo a aprender. Bom demais, né?

Além disso, a criança precisa estar bem acomodada, com móveis ajustados para o tamanho dela. Do contrário, ela pode sentir dor nas costas, cansaço nas pernas, nos ombros e nos braços. Você acha que alguém vai se concentrar nos estudos com todos esses desconfortos? Não dá, né? Por isso o cantinho é tão importante.

Como o canto de estudo interfere no desempenho?

O fato de a criança estar confortável pra estudar já garante que ela tenha mais concentração e consiga assimilar o conteúdo. Então, a tendência é de que tenha um bom desempenho na escola também.

Ter um canto de estudos pode fazer toda a diferença para que o seu filho tenha mais gosto pelo aprendizado. Basta criar um espaço estimulante que desperte a curiosidade e o interesse em aprender cada vez mais.

Na hora de montar o canto de estudos, devemos pensar em elementos e acessórios que remetam sempre ao campo acadêmico para a criança mergulhar nos estudos. O tempo será mais bem aproveitado e ficará mais agradável.

Como montar o canto de estudo?

Montar um canto de estudo não é uma tarefa complicada. Te contamos mais sobre o assunto a seguir. Continue acompanhando!

1. Defina o ambiente ideal

Primeiro, a gente recomenda que o canto de estudo seja longe de qualquer coisa que possa tirar a atenção do seu filho. É importante escolher um espaço reservado, silencioso e sem circulação de pessoas, onde ele consiga se dedicar sem interrupções. Imagina tentar ler alguma coisa superimportante e ouvir um barulho a cada 5 minutos. Péssimo, não é mesmo?

E esse canto de estudo pode até ser no quarto, viu? Só é preciso tomar cuidado pra manter a organização, que é uma das melhores maneiras de deixar o aprendizado fluir, independentemente do local escolhido pra estudar.

2. Escolha os móveis

Os móveis fazem toda a diferença não só na decoração do canto de estudo, mas também no conforto e na organização do espaço. Assim, prefira mesas espaçosas pra que seu filho consiga ter por perto todos os materiais que precisar, como computador e livros. Os modelos com gavetas são perfeitos pra organizar itens menores, como bloquinhos de anotações, canetas ou borrachas.

cadeira também deve ser escolhida com cuidado. Cá entre nós, as melhores opções são aquelas reclináveis e com apoio ajustável para os braços, sabe? São elas evitam que a gente tenha problemas posturais e dores nas costas ou nos ombros. O seu filho vai ficar horas sentado, então, precisa estar confortável.

Ah, vale a pena investir em prateleiras ou nichos, se tiver espaço. Eles complementam o ambiente e permitem que o seu filho tenha mais espaço pra guardar os materiais de estudo. Uma estante aberta também é uma boa opção pra garantir mais organização.

3. Cuide da iluminação do local

Outro ponto importante é a iluminação do canto de estudo, pois isso afeta diretamente a concentração. Um ambiente bem iluminado favorece o aprendizado e evita que o estudante fique forçando a vista pra ler os conteúdos.

De dia, a luz natural é a melhor escolha. Aliás, se der pra posicionar a mesa na frente de uma janela, é melhor. Cuide apenas para que o sol não atrapalhe a visão do seu filho no local. Nesse caso, cortinas de tons claros resolvem a situação. Já no período da noite, o ideal é escolher luzes frias e brancas. Os abajures de mesa também podem ajudar a melhorar a iluminação.

4. Fique de olho na temperatura

Nem muito quente, nem muito frio. O canto de estudo deve ter uma temperatura amena e agradável pra não prejudicar o rendimento escolar do seu filho. Assim, prefira ambientes com janelas pra garantir uma boa circulação do ar. Isso ajuda também a evitar uma série de doenças respiratórias.

Os ventiladores são boas opções pra movimentar o ar e podem ser encontrados em diferentes tamanhos. Há, ainda, os climatizadores, que deixam o ambiente mais úmido e são perfeitos para locais pequenos.

5. Aposte em um mural para anotações

Muita gente se organiza melhor quando escreve. Com essas anotações à vista, fica ainda mais fácil planejar os estudos e fixar aqueles conteúdos difíceis de aprender, sabe? Por isso, é legal apostar em um mural para anotações. Essa ferramenta é interessante não só pra complementar os estudos, mas também pra ajudar o seu filho a se lembrar de datas importantes.

Para criar o mural de anotações, basta uma boa dose de criatividade. Claro, existem modelos prontos por aí. Aqueles quadros magnéticos são bem fáceis de encontrar, por sinal. Mas saiba que é possível adaptar essa ideia, caso precise economizar um dinheirinho no final do mês. 

Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a criar um mural para anotações eficiente, personalizado e mais em conta:

  • utilize post-its coloridos diretamente na parede;
  • aposte em uma lousa escolar;
  • forre grandes áreas com cortiça;
  • pinte uma parede com tinta de lousa.

6. Organize o espaço

Depois de descobrir como montar um canto de estudo bonito e confortável, chegou o momento de pensar na organização desse espaço. Nesse momento, vale a pena chamar o seu filho pra dar uma ajudinha, viu?

Lembre-se de deixar por perto apenas itens indispensáveis para o momento de aprendizado dele. Afinal, coisas demais podem acabar atrapalhando a nossa concentração.

Por fim, uma alternativa legal pra controlar a bagunça é apostar em caixas organizadoras, sobretudo se você não tem uma escrivaninha com gaveteiro. Esses itens podem ser adquiridos em diferentes tamanhos, materiais e cores. Além disso, você pode empilhá-los para otimizar o espaço.

7. Considere os gostos da criança

Não se esqueça de que o canto de estudos está sendo criado para o seu filho, por isso, precisa ser agradável para ele. Então, considere os gostos, o estilo e a personalidade da criança para investir na melhor mesa e cadeira, e escolher bem as cores, os elementos, os acessórios, os itens de decoração, entre outros detalhes.

Não se esqueça de que de nada adianta criar um espaço com cara de escritório de advogado porque pode aparecer bonito, mas será muito monótono e sério para uma criança. Assim, tome cuidado pra não exagerar na formalidade.

8. Invista em um notebook de qualidade

Se você já usou um computador muito antigo também deve ter passado raiva por causa da lentidão, dos erros e outros problemas. Imagine uma criança tendo que se concentrar com uma máquina como essas. Não vai dar certo, concorda?

Por isso, vale a pena comprar um notebook de qualidade pra equipar o canto de estudos do seu filho. Considere que essa é uma ferramenta de aprendizado pra ele, precisando atender às necessidades do dia a dia. Não é necessário comprar uma máquina muito cara, mas deve ter uma boa configuração.

O que não pode faltar no canto de estudo?

Como a gente explicou, no canto de estudo não pode faltar uma mesa com uma cadeira adequada, o computador ou notebook, uma boa iluminação e ventilação, mural para anotações e itens organizadores.

Além de tudo isso, deixe à disposição alguns livros, dicionários da Língua Portuguesa e idiomas estrangeiros, revistas atuais e outras fontes de pesquisa. Acrescente a esse espaço um calendário e todos os demais materiais necessários, como:

  • lápis;
  • canetas;
  • borracha;
  • marca-texto;
  • apontador;
  • réguas;
  • caderno;
  • folha de sulfite; e assim por diante.

Também vale deixar algumas pastas pra manter papéis sempre em ordem. As etiquetas serão muito bem-vindas pra que essas pastas sejam marcadas e organizadas. Isso vai facilitar a identificação do conteúdo.

Como decorar o canto de estudo?

A gente explicou que o canto de estudos precisa estar adequado aos gostos do seu filho, certo? Mas é preciso tomar cuidado na hora de decorar, pois alguns elementos decorativos não são recomendados pra esse espaço.

Brinquedos e miniaturas, por exemplo, não são uma boa alternativa porque a criança pode se desconcentrar e sentir mais vontade de brincar do que de estudar. É interessante que a decoração traga elementos que remontem ao universo acadêmico, lembra?

Você pode decorar com o globo terrestre, porta-lápis criativo, alguns quadros, letras do alfabeto, um relógio, uma luminária e com os próprios livros, dentre outras possibilidades. Aqui conta muito a criatividade pra acrescentar elementos que sejam interessantes, deem vida para o canto de estudos, mas não prejudiquem a concentração, nem façam com que o aprendizado se torne desinteressante.

Pra dar um aspecto colorido, você comprar material escolar com temáticas de personagens, formatos diferentes e cores mais alegres. Assim, o cantinho vai ficar atrativo, mas totalmente caracterizado para os estudos.

Viu como montar um canto de estudo não é difícil? Com nossas dicas, vai dar para você organizar um bom espaço para o seu filho estudar. Aproveite pra deixar a criatividade fluir e invista em decorações no estilo “faça você mesmo”. Assim, você pode dar um toque todo especial ao ambiente, o que acha?

A criançada já voltou pra escola, mas o coronavírus continua por aí. Então, veja como preparar o seu filho pra que ele assista às aulas presenciais de uma forma segura.

Monte um bom canto de estudos para seus filhos com essas 6 dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você