Pesquisar
Pesquisar

Crianças na volta às aulas: saiba como prepará-las

É comum que as crianças, assim como as mães e os pais, sintam uma certa ansiedade e insegurança com a volta às aulas ainda durante a pandemia. Afinal, mesmo que a vacinação contra a Covid-19 tenha avançado bastante no país e se estendido pro público infantil, ainda convivemos com o vírus.

Por isso, é essencial que a gente priorize os cuidados com a saúde e prepare a meninada pra uma rotina diferente na escola, pois vários protocolos ainda devem ser mantidos, especialmente na escola.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial pra ajudar você a orientar a criançada da melhor forma pra volta às aulas. Vem conferir!

Converse sinceramente com as crianças

É bacana conversar com a criança de forma sincera sobre as expectativas sobre a volta às aulas. Assim, você descobre como ela se sente e se existe algum medo ou insegurança, sobretudo por conta da pandemia. Tire todas as dúvidas, fale sobre a importância das vacinas, converse sobre as fake news que circulam por aí e alerte pros riscos reais, mas sem amedrontar. Sempre com calma e naturalidade.

Se perceber que o pequeno está aflito, vale a pena falar com a escola pra trabalharem juntos essa questão. É importante ficar de olho nisso! Aproveite, ainda, a oportunidade da conversa pra falar sobre as mudanças no dia a dia também, como a aferição de temperatura antes da entrada pra aula.

Reforce os cuidados com a higiene

Não dá pra esquecer de reforçar os cuidados com a higiene, né? É essencial relembrar a necessidade de lavar as mãos sempre, sobretudo antes das refeições e quando os pequenos chegam na escola ou em casa. O álcool gel continua sendo um item essencial, e vale a pena deixar um frasco na mochila da criança, mas nada substitui a eficiência da água e do sabão.

E tem a máscara, que também se tornou essencial nessa nossa nova rotina. Muitas crianças não se sentem confortáveis em utilizá-las, por isso, é interessante acostumar os pequenos com o acessório a partir dos 2 anos de idade. A partir dos 4 ou 5 anos, muitas escolas já pedem o uso.

Não esqueça, ainda, de conversar sobre a troca do item a cada três horas ou quando a máscara estiver suja ou molhada. Deixe ao menos três modelos na mochila do pequeno, junto com um saquinho pra guardar aquelas que já foram usadas. Você pode, aliás, diferenciar esses saquinhos com etiquetas, o que acha?

Instrua em relação ao distanciamento social

volta às aulas

O distanciamento social continua importante nessa volta às aulas, por isso, os abraços e beijos nos colegas e professores devem ficar pra outro momento, infelizmente. Explique pra criança que a atitude ainda é essencial pra proteção da gente, mas que ainda existem formas diferentes de cumprimentar os outros e matar as saudades.

Além de um simples aceno e sorriso, a criança pode tocar os sapatos com os amiguinhos ou juntar as mãos em forma de concha, reverenciando com a cabeça a outra pessoa. Esse gesto de respeito e boas-vindas é utilizado em vários países, como Índia, Japão e Nepal, e foi encorajado durante a pandemia em muitas regiões.

Ah, e tem a questão do distanciamento físico. É possível que haja marcações no chão, mostrando onde as crianças devem ficar. Além disso, as carteiras estarão afastadas e será necessário manter uma distância de pelo menos 1,5 metro dos coleguinhas.

Demonstre otimismo

É verdade que ainda temos que conviver com o vírus, mas aos poucos estamos retomando a rotina. Precisamos ser resilientes nesse momento e mostrar aos pequenos que com uma boa dose de otimismo é possível enfrentar crises.

Além disso, mostre pra criança que podem conversar sempre que quiser. São tempos incertos e é super normal que elas se sintam inseguras às vezes, ainda mais quando leem ou escutam sobre notícias falsas, né? A gente que é adulto também corre o risco de acreditar e pode até se apavorar sem querer.

Fique em contato com a escola

Outro ponto fundamental durante o período de volta às aulas é ficar em contato com a escola, seja presencialmente ou mesmo nos grupos de WhatsApp. Isso porque as instituições costumam passar orientações específicas sobre a entrada e saída dos alunos, higienização de ambientes etc.

Dependendo da escola, se a criança está doente só pode retornar pra escola com autorização médica. E se existe algum caso confirmado de infecção por Covid-19 na classe, toda a turma pode ser dispensada. Por isso, não dá pra perder nadinha do que acontece com essa meninada, né!

Aliás, acompanhar tudo que acontece com os pequenos é indispensável nesse momento. Além de dar todo o suporte necessário pra que eles consigam acompanhar os estudos em tempos de pandemia.

Ofereça recursos para complementar estudos em casa

Montar um canto de estudo também pode ajudar a criançada a se adaptar nessa volta às aulas. Afinal, esse espaço é essencial pra que possam se concentrar, estudar bastante e fazer a lição de casa.

E se a escola adotou um plano virtual de aprendizado, será preciso providenciar um computador, cadeira pra escritório, mesa, impressora multifuncional etc. Enfim, um espaço completinho pro pequeno conseguir estudar e guardar seus materiais.

Você pode até reservar um espaço maior na casa só pra estudos e leitura da família, que tal? Pode pesquisar sobre como montar um escritório em casa, por exemplo, e criar um espaço legal com a ajuda de todo mundo.

Nem é preciso gastar muito dinheiro com a decoração não, viu. Existem várias opções legais que podem ser feitas por você e sua família. É só juntar todo mundo e aproveitar esse momento pra deixar o cantinho com um pouquinho da personalidade de cada um e, especialmente, da criança.

Este foi nosso post especial pra você ajudar a criançada a se preparar pra volta às aulas! Agora que sabe mais sobre o assunto, vale reforçar que não custa nada ter muita paciência com os pequenos. Se sentir que há algo de errado, converse, investigue e acolha. Sempre com amor e respeito. Afinal, esse momento é delicado pra eles também!

Gostou do post e quer ficar por dentro de outras dicas especiais? Então, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Crianças na volta às aulas: saiba como prepará-las

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você