BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como montar escritório em casa? 4 dicas

Até o começo de 2020, nem todo mundo conhecia o termo “home office“.

De lá pra cá, é o que a gente mais ouve por aí nos jornais e conversas entre amigos, não é? Essa nova realidade de trabalhar longe da firma traz benefícios pra todo mundo, e pode ter certeza de que não vai embora tão cedo.

Se a sua empresa já colocou o trabalho remoto como prioridade ou vai ficar nessa situação até o fim da pandemia, temos uma boa dica: montar escritório em casa. Assim, dá pra evitar aquela dor nas costas de ficar o dia todo no sofá ou os pensamentos soltos por falta de organização.

Com um escritório montado, a sua produtividade agradece! Você ajuda o seu cérebro a se ligar de que realmente é hora do trabalho e cria uma rotina esperta pra dar conta de todos os compromissos. Então, mãos à obra –– ou melhor, às escolhas, porque você nem vai precisar quebrar parede pra ter o seu canto de home office com as nossas dicas!

O que é essencial no escritório?

Prepare aí papel e caneta pra anotar tudo que você vai precisar ter no seu escritório em casa. Estes itens que a gente vai listar agora são essenciais pra trabalhar e manter uma boa qualidade de vida.

Mesa

Vamos combinar: mesa da sala de jantar não é lugar de trabalho, né? Ela pode até salvar nos momentos de improviso, mas ter uma escrivaninha pra essa finalidade é bem mais prático. Então, vá em busca de uma que seja da sua preferência.

Isso envolve tamanho, cores, materiais e muito mais. Você pode escolher esse item em lojas de confiança, em especial aquelas que oferecem montagem gratuita, pra não ter dor de cabeça com manual e várias outras peças!

Cadeira

A cadeira é outro item que não pode faltar no seu escritório em casa. Ela deve ser confortável e, se possível, se adaptar às suas necessidades. Existem alguns modelos reclináveis e ajustáveis que são uma beleza pra coluna! Também vale escolher as com rodinhas, pra facilitar a locomoção no local.

Equipamentos de ergonomia

Quando a gente fala em ergonomia, é tudo aquilo que ajuda a você manter a saúde em dia. Em outras palavras, são itens para o conforto do seu corpo todo, inclusive da mente. Assim, dá pra evitar problemas de postura, lesão por esforço desnecessário e por aí vai.

Além da cadeira, que já vimos, pense em:

  • apoio para os pés;
  • suporte pra deixar a tela do computador na altura dos olhos;
  • apoio para as mãos e punhos.

Ventilação e iluminação

Já tentou trabalhar naquele calor que até parece um forno? Não dá, né? Por isso, vale ficar de olho se o ambiente apresenta uma ventilação natural ao abrir as janelas, a sacada ou o que permitir a circulação de ar na sua casa.

Na falta disso — ou se o calor for demais mesmo —, vale a pena contar com a ajuda de climatizadores e ventiladores. O importante é não se distrair com o calorão. ☀️

O mesmo vale pra iluminação. Se o local não for claro o suficiente, o ideal é comprar uma luminária ou escolher uma lâmpada mais forte para o cômodo. Nada de forçar a sua vista, combinado?

Elementos decorativos

Ao montar o escritório em casa, você vai passar umas boas 8 horas nele. Então, que tal deixá-lo com a sua cara? Pra isso, é bom inserir alguns elementos decorativos pra alegrar o ambiente. Ele fica até mais aconchegante e convidativo pra esse tempo dedicado ao trabalho.

Quer algumas dicas de decoração simples? Pense em quadros com fotos de seus familiares e amigos –– nada melhor do que ter o rosto das pessoas queridas por perto! Também pode apostar em cartazes com um cronograma de horários ou listas de afazeres do dia, bem no estilo “faça você mesmo“.

Flores e plantas também são uma boa pedida pra levar mais vida ao ambiente. Elas ajudam a refrescar seu escritório e podem até perfumar sua estadia.

No mais, post-its, lixeira de papéis e porta-canetas podem ajudar bastante na sua organização durante o trabalho.

Afinal, quais são as boas práticas pra montar o escritório em casa?

como montar escritório em casa

Pode ser que você não tenha tudo que é necessário pra montar seu escritório em casa, certo? Então, vale dar preferência a estabelecimentos de confiança pra escolher os seus produtos. Existem até lojas de móveis que vendem online, além das unidades físicas, pra facilitar a vida do consumidor.

Com essa dica em mente, veja no que mais ficar de olho nessa missão!

1. Defina o espaço ideal

Nada melhor do que uma casa arrumada, com cada coisa em seu lugar, né? Isso quer dizer que não dá pra colocar a sua mesa em qualquer canto e chamar de escritório. Então, se puder, separe um ambiente especial pra seus afazeres da empresa.

E não tem problema se você não conta com um quarto extra que possa transformar em escritório, viu? Dá pra montar algo bem funcional em um canto da sala, da copa, de um dos quartos e por aí vai. A ideia é que existam condições pra trabalhar enquanto estiver ali.

Lembra que falamos de ventilação e iluminação? Se conseguir um espaço que tenha luz e vento naturais, melhor ainda para o seu bem-estar.

2. Escolha as prioridades de compra

Não tem nada daquela lista pra montar seu escritório em casa? Então, é preciso ir às compras. Mas você não precisa adquirir tudo de uma vez. É possível adicionar novidades ao espaço aos poucos, à medida que seu orçamento deixa.

Pra isso, escolha as suas prioridades. Se você está montado o seu cantinho do zero, vale começar pelo mais essencial: uma dupla de mesa e cadeira confortável e que se adapte ao seu peso e altura.

Na hora da compra, dê preferência pra lojas em que você confia e que oferecem boas condições de pagamento. Vai precisar parcelar? Procure lojas que tenham um crediário facilitado e próprio.

3. Tenha atenção aos equipamentos

Não dá pra esquecer o computador, né? Ele é ferramenta de trabalho de muita gente –– e, provavelmente, é o seu também. Se a empresa não oferecer algum e o seu não estiver tão funcional, considere essa compra na sua lista.

Mas mais importante que isso: a internet. A conexão precisa ser boa o suficiente pra você participar de reuniões e se dedicar ao trabalho. Então, também é essencial colocar entre as suas prioridades ao montar o escritório em casa.

4. Preze pela organização

Ao comprar móveis pro seu escritório em casa, dê preferência àqueles com gavetas e outros espaços destinados a objetos. Se não for possível, vale apostar em estantes que caibam no ambiente, nichos, prateleiras ou a solução que parecer mais interessante pra sua necessidade.

O objetivo aqui é te dar mais produtividade. Ter tudo em mãos, de fácil acesso, evita aquelas longas pausas pra procurar alguma coisa, sabe? A organização é uma excelente aliada contra as distrações.

Está vendo como montar escritório em casa não é complicado? Pense que, em primeiro lugar, vem o seu conforto, já que vai passar um bom tempo do dia nesse local. Tudo que te ajudar a ter melhor rendimento no trabalho é válido.

Vai precisar comprar móveis e outros itens pra montar o escritório dos sonhos? Então, aproveite a visita e saiba se vale a pena comprar parcelado.

Como montar escritório em casa? 4 dicas

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você