Pesquisar
Pesquisar

Impressora multifuncional: confira 5 dicas de como escolher a sua!

Já ouviu falar em impressora multifuncional? Pois bem, além de imprimir tudo o que você precisa com a máxima qualidade e praticidade, esse equipamento também conta com outras funções de outros aparelhos e que as impressoras comuns não oferecem.

Tipo digitalizar fotos e documentos  , fazer cópias como as famosas máquinas de Xérox, conectar diretamente à internet sem precisar de um computador e até mesmo passar um fax é possível nela.

Ou seja, é uma espécie de “faz tudo” em um único aparelho! Por isso, se você está buscando uma solução completa para a sua casa ou para o seu trabalho (ou o seu home office!), antes mesmo de escolher o modelo da sua impressora multifuncional, dá uma olhadinha nessas dicas que separamos a seguir, pois, tem tanta variedade no mercado que é bom levar alguns fatores em consideração na hora da escolha.

Sendo assim, sem mais delongas, bora direto aos pontos. Boa leitura!

Afinal, como escolher a melhor impressora multifuncional para você?

Se você já começou a pesquisar por impressora multifuncional, certamente se deparou com uma infinidade de marcas, tamanhos e modelos nas lojas, certo? E é isso mesmo! O que não falta hoje em dia é opção de eletrônicos, cada um mais completo que o outro.

Mas como isso também envolve preços diferentes, nada melhor do que colocar alguns aspectos no papel e escolher um equipamento que realmente atenda às suas necessidades, sem precisar gastar nem mais e nem menos por isso.

Então, confira as dicas e siga esses passos!

1. Entenda suas reais necessidades

Como a gente destacou, no catálogo das lojas é certo de encontrar uma variedade imensa de impressoras multifuncionais à disposição e, quase sempre, nosso olho bate logo de primeira naqueles modelos mais completos, modernos e robustos, não é mesmo?

Só que é importante entender que, em geral, estes aparelhos contam com funcionalidades muito amplas e que, muitas vezes, nem serão utilizadas no seu dia a dia.

Logo, a dica para economizar e acertar na escolha é, em primeiro lugar, levar em consideração as necessidades que a impressora pode preencher em sua rotina.

Por exemplo, se a ideia é comprar uma impressora multifuncional para o seu trabalho, aí sim, pode ser que um modelo mais “completão” atenda perfeitamente e valha o investimento um pouco mais alto. Já se o objetivo for usar de vez enquanto para atividades pessoais, um modelo mais simples de uma boa marca já pode ser suficiente.

2. Saiba que tipo de impressão é melhor para você

Além das diferentes funcionalidades que uma impressora multifuncional pode oferecer, é preciso também entender que tipo de impressão ela realiza.

Por exemplo, os tipos mais comuns de impressões são à laser e a jato de tinta. Em ambos os casos, se você escolher aquela marca de confiança, certamente vai ter uma boa qualidade final.

O que pode mudar nesses casos é tempo de impressão (questão de segundos só), de secagem da tinta (também super-rápido), a frequência e custo dos toners.

Em geral, os toners a laser costumam ter preços mais altos que os cartuchos convencionais. Por outro lado, eles também podem durar mais tempo! Logo, tudo é uma questão de avaliar o custo-benefício de cada modelo.

3. Escolha o tipo de conectividade

Outro ponto importante da impressora multifuncional é que esses aparelhos contam com diferentes opções de conexão à internet, como wi-fi, bluetooth e cabo.

Em geral, os equipamentos mais modernos e completos já vêm com todas essas opções disponíveis, o que facilita muito na hora de sua instalação e até mesmo na escolha de onde eles vão ficar na sua casa ou no escritório.

Mas isso também não quer dizer que outras versões mais simples de impressoras multifuncionais não sirvam! Pelo contrário! As opções de conectividade são apenas um extra!

Logo, se você encontrou um equipamento que atenda às suas necessidades, mas ele só se conecta por meio de cabos ligados à rede e você tem essa infraestrutura à disposição, sem problemas! impressora multifuncional

4. Defina a resolução

As impressoras multifuncionais também contam com resoluções diferentes para suas impressões e esse é um ponto importante ao escolher o modelo ideal para o que você precisa.

Em geral, se sua necessidade é apenas imprimir documentos e textos, a questão da resolução final pode não fazer muita diferença.

Só que se sua ideia é também imprimir fotos, cartazes e imagens variadas, aí sim, é fundamental levar esse quesito em consideração.

A resolução mínima indicada para impressão de fotos de qualidade é de 300 dpi e essas informações vêm descritas nas informações técnicas do produto ou você pode perguntar ao vendedor. Quanto mais alto for o dpi, melhores serão suas impressões (desde que as imagens sejam de boa qualidade também, né?). 

5. Confira quais sistemas operacionais a impressora suporta

Normalmente, uma impressora multifuncional é compatível com os principais sistemas operacionais dos computadores e smartphones

Em outras palavras, elas funcionam perfeitamente com o Windows, Linux, Android, iOS, macOS etc. A única coisa é se, no caso de uma empresa, você utilizar um sistema próprio e que a impressora não reconheça, o que é muitíssimo raro de acontecer.

Sendo assim, é bom verificar essa questão de compatibilidade nas informações técnicas do produto, mas dificilmente você vai encontrar algum empecilho nos equipamentos novos. Mas não custa nada olhar e confirmar, né?

E qual o melhor modelo de impressora multifuncional?

Bom, a ideia aqui não é montar um ranking das melhores impressoras multifuncionais no mercado, até porque, como bem vimos ao longo das dicas, o mais importante é saber escolher o equipamento que melhor atende às necessidades do comprador.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais para ajudar você na escolha e compra de uma impressora multinacional realmente boa e eficiente para aquilo que você precisa. E como bem vimos, há uma infinidade de modelos, marcas e tipos de equipamento à disposição no mercado, cada qual com funcionalidades e preços diferentes.

E se você ainda não sabe onde comprar sua impressora ou qualquer outro eletrônico com total praticidade e segurança, dá uma olhadinha no site da Lojas Edmil.

Impressora multifuncional: confira 5 dicas de como escolher a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você