BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Boa Esperança: confira dicas para passar o final de semana na cidade

É difícil falar de Minas Gerais sem pensar em um bom café acompanhado de deliciosos quitutes. No entanto, o estado guarda maravilhas que encantam outros sentidos além do paladar. Boa Esperança prova isso por ser um destino composto por belas paisagens e pontos turísticos incríveis.

Se viajar é uma forma de você realizar sonhos e curtir a companhia de pessoas queridas, vale a pena incluir a cidade no próximo roteiro. Ela abriga espaços naturais repletos de história, e todos os seus passeios podem ser finalizados com a degustação de iguarias e bebidas típicas. ☕

Ficou com vontade de saber mais? Continue a leitura e veja o que fazer por lá!

História de Boa Esperança

Os primeiros povoados da região surgiram a partir do século 18. Dali em diante, as famílias foram se instalando ao redor de uma capela que homenageava a Nossa Senhora das Dores. Em 1866, a freguesia conhecida como Dores do Pântano foi elevada à condição de Vila.

A construção da Igreja Matriz ocorreu em 1814, fortalecendo o município por conta da importância da religião na política. Essa época também foi marcada pela chegada das primeiras mudas de café, que deram ao município o destaque como produtor cafeeiro nacional.

Em 1868, com a instalação da Câmara Municipal, o local passou a fazer parte da categoria de cidades do sul de Minas. Um fato que contribuiu para o crescimento rápido de Boa Esperança, principalmente na parte turística, foi a criação do famoso Lago da Represa de Furnas.

Hoje, a pacata cidade mineira atrai pessoas de diversas regiões. A maioria faz passeios nos dias de folga pra explorar as paisagens e vivenciar todo tipo de experiência. Além do turismo, sua economia se baseia em atividades da agricultura (com destaque para a produção de grãos), pecuária e comércio.

Dicas para curtir o final de semana

Opções de programas não faltam pra quem quer aproveitar a cidade ao máximo. Assim, se você tem dúvidas do que fazer ou visitar primeiro, fique de olho nas próximas dicas. Separamos três maneiras distintas de curtir os atrativos de Boa Esperança.

Percorrer parques e lagos

Essa sugestão é perfeita para as famílias que gostam de atividades ao ar livre. No quesito natureza, a cidade não deixa a desejar porque conta com cenários deslumbrantes. Pelas áreas de mata e vegetação, é possível praticar trilhas e encontrar lindas cachoeiras, cascatas e cânions.

Caminhadas tranquilas e até passeios aquáticos podem ser feitos no Lago de Furnas, por exemplo. Ele foi represado e, atualmente, é cercado por praças e avenidas arborizadas. Seu entorno também abriga variedade de restaurantes, jardins, ancoradouros pra barcos e instalações pra pesca.

O Parque Estadual Serra da Boa Esperança é outro ponto valorizado por turistas e moradores. Vale a pena ir até o local pra fazer caminhada ecológica e observar a diversidade da fauna e da flora. Também compensa dar um pulo nas praias artificiais localizadas no Lago dos Encantos.

Frequentar monumentos históricos

Boa EsperançaAlgumas pessoas fazem questão de pesquisar o passado das cidades pelas suas obras artísticas e construções antigas. Felizmente, Minas tem vários destinos que entregam detalhes da história em seus monumentos. Três Corações, por exemplo, é famosa pelo Museu do Esporte e a Casa do Pelé.

Boa Esperança não fica pra trás quando o assunto envolve edificações e esculturas importantes. Uma das opções é o monumento Lamartine Babo, que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto. É uma reprodução de um violão, contendo o busto do compositor nas cordas do instrumento.

Pra saber mais sobre o trabalho do artista, vá até a Casa da Cultura. Outra obra que você consegue visualizar é o Marco do Centenário. Ele fica na Avenida 15 de Outubro e representa uma pirâmide. O objeto apresenta três bandeiras em suas faces: a de Minas Gerais, a do Brasil e a de Boa Esperança.

Marcar presença nos eventos locais

Queira um momento tranquilo ou o agito da vida noturna, você não vai se decepcionar com os eventos da cidade. Há muitas opções de bares, restaurantes, cafeterias e demais estabelecimentos que oferecem som ao vivo ou promovem festas.

O Festival Nacional da Canção, inclusive, é realizado todos os anos no feriado de 7 de setembro. É um momento comemorado por públicos de todas as idades, já que reúne músicos amadores e profissionais pra animar a data com som de qualidade.

E como acontece em muitos municípios, a região organiza seu Carnaval anualmente. Boa notícia pra quem planeja uma viagem nesse período e não abre mão da diversão com amigos e familiares. Aproveitar o deslocamento pra curtir diferentes programas também ajuda a cortar gastos com lazer.

Formas de programar uma viagem

Planejamento é crucial pra ter sucesso em qualquer tipo de passeio. Mesmo que pretenda ficar apenas um fim de semana fora de casa, você precisa dar atenção a certos detalhes. Isso inclui definir o meio de transporte até o destino, pesquisar as opções de hospedagem e escolher os melhores atrativos.

Pra começar, verifique as rotas disponíveis e se informe sobre as características de cada trajeto. Também entre em contato com os hotéis ou pousadas de seu interesse, a fim de garantir a reserva e deixar a documentação pronta. Aos poucos, seu roteiro vai sendo construído com base no que deseja fazer e visitar.

Outro cuidado valioso tem a ver com o orçamento reservado pra viagem. Ao elaborar o seu, considere gastos com estadia, deslocamento, alimentação, lazer e compras gerais. Procure sempre levar uma quantia a mais que o previsto, pois assim você poderá custear pequenas despesas sem preocupações.

Ter um dinheiro extra também vai ser útil na hora de experimentar atividades radicais, caso surja a vontade. As opções locais envolvem passeio de ultraleve, além de aventuras com jet ski e lancha pelas águas que banham o município.

Gostou de receber algumas pistas sobre o perfil e os atrativos de Boa Esperança? Pois saiba que ela é uma das cidades mineiras que abrigam a Lojas Edmil. Isso significa que, além de desfrutar dos encantos que apresentamos, você terá a oportunidade de conferir as últimas novidades em produtos para o lar.

Quer mais informações sobre destinos turísticos do Sul de Minas? Continue com a gente e descubra a história de São Vicente de Minas!

Boa Esperança: confira dicas para passar o final de semana na cidade

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você