Quem dispensa aquele cafezinho fresco, um pãozinho de queijo e uma comida no fogão à lenha? Ninguém, né? Minas Gerais é gostoso dimais e, modéstia à parte, o Estado reserva uns cantinhos mais do que especiais para quem quer relaxar ou explorar as belezas naturais mais intocadas de nosso Brasil.
E um desses lugares mágicos fica bem pertinho de BH e tem nome de santo! Bom, como o título do artigo já dá a dica, hoje, falaremos um pouquinho sobre a história de São Vicente de Minas, uma cidadezinha super simpática no famoso caminho da Estrada Real e que preserva cenários de cair o queixo. Ah, e ainda tem uma novidade por lá, que deixaremos pra contar no final do texto!
Então, sem mais enrolação, vambora direto pro que interessa!
Uma região repleta de encantos e atrativos incríveis
Antes de falar sobre a história de São Vicente de Minas, falaremos de São Vicente de Minas atualmente. Afinal, a cidade é um convite para quem quer explorar o estado mais charmoso do país e também é motivo de orgulho para quem tem o privilégio de viver nessa região.
Bom, a cidade de São Vicente fica a menos de 300 Km a sudoeste da capital, Belo Horizonte, e em pouco mais de 4h de carro já é possível chegar e curtir o cartão postal.
Por lá, as atrações vão desde lindas cachoeiras, até claro, deliciosos queijos mineiros. O centro da cidade é uma gostosura só, com igrejas coloniais preservadas e simpáticas casas espalhadas pelas pequenas ruas de paralelepípedo.
O destaque para quem curte esses tipos de construção fica para a Igreja Matriz de Vicente Ferrer, localizada na praça principal, e também a Fazenda Espírito Santo, um dos atrativos mais antigos e que ajuda a contar um pouco a história de São Vicente de Minas.
E para aqueles que não perdem uma folia, a cidade é uma festa sem fim! Do Carnaval à Festa Popular de Vicente Ferrer ou da Semana Santa ao tradicional Festival de Música Popular (FESTIPOP), a vila é um destino perfeito para pular e brincar o ano inteiro.
Por fim, como não poderia faltar, São Vicente de Minas faz parte do Circuito dos Queijos Finos, sendo destaque na produção de vários produtos artesanais e que não se encontram em outro lugar no país. Então, prepare o apetite!
Um pouquinho sobre o passado de São Vicente de Minas
A história de São Vicente de Minas tem início lá pelo século XVIII, quando os europeus descobriram a riqueza mineral da região. Bom, como todo mundo aprende na escola, Minas Gerais foi explorada por anos pelos caçadores de ouro e diamantes, tornando o estado o principal destino de quem queria ficar rico rápido naquela época.
Assim como ocorreu como Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rey, e muitas outras belas cidades históricas, São Vicente de Minas também evoluiu rápido e em pouco tempo as primeiras casinhas, igrejas e fazendas foram fundadas na região, atraindo moradores, exploradores e aventureiros do mundo inteiro a partir do final dos anos de 1790.
Mas por que desse nome? A história de São Vicente de Minas está associada também aos devotos de um santo pouco conhecido no resto do país: São Vicente Ferrer. Relatos antigos dizem que uma imagem dele foi encontrada por um funcionário de uma grande fazenda local na margem de um riacho.
Logo, o rico fazendeiro acreditou que tal encontro fosse uma mensagem e mandou erguer em 1797 uma capela, onde hoje se situa a atual praça Cel. José Eugênio, que anos depois foi substituída por uma capela em devoção ao santo.
Para muitos historiadores, esse foi o ponto de partida para o nascimento do centro da cidade, dando origem ao que se chamava na época de Arraial de São Vicente Ferrer, local de descanso dos tropeiros e exploradores que iam em busca das pedras preciosas nas Minas Gerais.
O que é que tem de bom hoje em São Vicente de Minas
A história de São Vicente de Minas não se limitou apenas a esses relatos antigos. Por lá, parece que o tempo não tem muita pressa e o passeio faz a gente realmente se sentir em uma viagem ao passado.
Bom, para quem quer colocar São Vicente no roteiro de viagem, pode preparar as pernas para caminhar no simpático centro da cidade, onde é possível percorrer as antigas ruas de paralelepípedo e admirar construções que atravessaram o século.
Mas não é só isso não! Entre igrejas, pracinhas e casas históricas, São Vicente também esconde uns caminhos rurais, que levam o visitante às fazendas produtoras de queijos, mirantes incríveis e cachoeiras de lavar a alma.
Olha, a gente até queria fazer um guia completo de dicas, mas é tanta coisa pra conhecer por lá, que não dá espaço em um só artigo. Mas para não passar em branco, se liga nessa lista essencial que não pode ficar de fora de nenhum roteiro por São Vicente de Minas. Então, anota aí!
- Faça a caminhada até o Mirante do Cristo e tenha a melhor vista da região;
- faça seus pedidos e desejos na simpática Capela de São Pedro;
- volte ao tempo ao visitar a antiga estação Ferroviária de Seritinga;
- renove as energias na Cachoeira do Grão Mogol;
- dê uma esticadinha até a cidade de Carrancas ou de São Tomé das Letras.
E a surpresa final que deixará São Vicente de Minas ainda mais especial
Como prometido, temos uma novidade para anunciar em São Vicente de Minas: a nova loja Edmil, inaugurada agorinha em março! Isso mesmo. Então, fique ligado nas nossas redes sociais!
Tanto para quem é morador, como para quem está de passagem pela cidade, agora conta com mais uma opção de compras e, claro, de ótimos preços em móveis, colchões, eletrônicos e produtos para casa. Tudo com aqueles diferenciais que você já conhece e que a gente não abre mão: entrega e montagem grátis e, é claro, nosso crediário facilitado!
Então, é isso! Esse foi só um pouquinho da história de São Vicente de Minas, com direito a algumas dicas para quem quer conhecer melhor a região e também aproveitar a novidade: a nova unidade da Lojas Edmil. Portanto, além das paisagens e atrativos, não esquece de dar um pulinho lá e conferir os melhores preços e variedades para sua casa!
Esquecemos de falar alguma coisa legal em São Vicente de Minas? Não tem problema! Conta pra gente aqui embaixo nos comentários qual passeio imperdível da cidade deixamos de fora. Quer ver a sua cidade no blog da Lojas Edmil? Conta pra gente de qual cidade você é.