Pesquisar
Pesquisar

Painel para TV: quais são os modelos e como escolher o melhor para sua sala?

Uma das coisas mais agradáveis de se fazer no conforto do lar é assistir aos programas favoritos da família. As tevês modernas, cada vez melhores, tornam a experiência dos moradores bastante positiva. Então, por que não valorizar esse produto com um belo painel para TV?

A variedade de modelos disponíveis nas lojas torna a decisão difícil pra muitas pessoas. A boa notícia é que estamos aqui pra ajudar na tarefa. Então, se você quer acertar na escolha de um dos móveis mais atrativos da sala, fique de olho nos próximos tópicos.

Vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto e orientar sua futura compra. Aproveite!

Qual é a função do painel para TV?

A primeira coisa que vem à mente é: suportar os aparelhos de tela plana. De fato, os painéis foram desenvolvidos pra receber as televisões fininhas e permitir que sejam fixadas em uma superfície vertical. Isso economiza espaço na sala e facilita a circulação das pessoas.

Mas não é só isso! Por serem peças únicas, os painéis também cumprem a função de esconder fios e conexões diversas. Muitos trazem perfurações em pontos estratégicos pra passagem discreta dos cabos. Bem versátil, não?

Vale destacar, ainda, a função decorativa desses móveis. Produzidos em diferentes tamanhos, cores e formatos, os painéis valorizam a aparência de qualquer ambiente. Então, antes de comprar um produto, o ideal é que você sempre leve em conta todas as utilidades que ele oferece.

Como ele favorece a decoração do espaço?

painel para tv

É incrível como um elemento tão simples pode transformar o visual de uma sala de estar. Se você observar com atenção, vai ver que a presença dos painéis melhora o aspecto dos ambientes de duas formas. Entenda agora o porquê!

Facilita a organização interna

O painel para TV pode ser simples (plano), combinado com rack ou trazer compartimentos pra guardar coisas. O primeiro já tem o ponto positivo de manter o aparelho suspenso, o que evita a necessidade de um móvel extra na sala.

Os modelos que trazem prateleiras e nichos (abertos ou fechados) dão aquele efeito de casa arrumada. Afinal, têm locais exclusivos pra guardar documentos, eletrônicos, controles e demais acessórios. Ou seja, a vantagem está em apoiar vários pertences além da televisão.

Acrescenta mais detalhes à sala

Outra característica bem bacana dos painéis está nas variações de design. Existem, no mercado, produtos pra todos os gostos e necessidades, com acabamentos que variam do fosco ao brilhante, materiais como vidro e madeira (além do MDF ou MDP) e até luminárias embutidas.

Como todos os móveis da casa, o painel deve combinar com a decoração trabalhada no ambiente. Pra isso, analise tanto a matéria-prima usada na estrutura quanto os detalhes, como puxadores e ornamentos. O objetivo é encontrar um modelo que harmonize com a sua sala.

Além das peças prontas e adquiridas em lojas, é possível apostar em painéis feitos a partir da combinação de revestimentos. Tem gente que cria seus próprios modelos com placas de cerâmica, pastilhas, ladrilhos, adesivos e até papel de parede. Opções não faltam pra inovar!

Qual é o modelo adequado pra cada situação?

A resposta pra essa pergunta vai depender de várias questões. Mais que as preferências estéticas de cada integrante da família, é preciso observar as características do local de instalação. Veja abaixo alguns passos que podem orientar a sua escolha.

Tire as medidas do ambiente

Conheça as medidas da área que vai receber o painel pra evitar dor de cabeça. Se for uma parede reservada apenas pra esse móvel, você até consegue escolher um modelo amplo. Também verifique a distância entre o ponto de instalação do painel e o sofá, cadeira ou poltrona.

Por questão de conforto, mantenha um espaço considerável entre a TV e os assentos. Se essa área já for muito limitada, evite painéis com grande profundidade. Isso vai deixar um pequeno corredor de circulação entre os móveis.

Considere o tamanho da televisão

Muitas empresas já apontam pra quais tipos de televisões o painel é indicado. Então, confira essa informação antes de fazer seu investimento. O móvel deve suportar o peso do aparelho e estar adequado às dimensões da tela (identificadas em polegadas).

E já que o painel para TV também tem função decorativa, é importante que ele apareça! Por isso, procure um modelo que tenha, no mínimo, 15 centímetros a mais que a tevê em todas as extremidades. Esse cuidado vai fazer toda a diferença e deixar a sala bem mais bonita.

Mantenha o tema decorativo

É difícil ter bons resultados com uma peça que foge muito do padrão do cômodo. Assim, se você quer aumentar as chances de acerto, respeite o estilo da família. Há desde pessoas que curtem mais contrastes até quem prefira o equilíbrio dos tons neutros.

Seja qual for o tema favorito dos moradores, é importante que fique em destaque e combine com o restante dos elementos. Já imaginou que incrível ter um painel amadeirado em uma sala rústica? Ou um modelo de cores vibrantes pra criar um ponto focal em um ambiente minimalista?

Pense em versatilidade

Algumas soluções podem facilitar a vida de toda a família. Se você gostou muito de um painel simples, mas precisa de espaço pra guardar coisas, combine-o com um rack que tenha o mesmo material de acabamento. Esse móvel vai compensar a falta de nichos e de prateleiras.

Para ambientes integrados, como sala de estar e jantar, pode ser legal apostar no painel do tipo giratório. Ele fica preso a uma estrutura vertical que vai do piso ao teto. O sistema permite rodar a peça e, assim, definir em qual cômodo a tela da TV vai ficar posicionada.

Como instalar o painel para TV?

Cada produto tem seu manual de instruções sobre instalação. Assim, se você pretende fazer o serviço com um profissional ou por conta própria, não deixe de seguir os passos indicados no material. Essa é a melhor forma de evitar erros e contar com a garantia do painel.

Vale destacar que algumas lojas oferecem a montagem gratuitamente, o que é ótimo pra quem deseja economizar. Trata-se de um diferencial e tanto! A vantagem está na agilidade e qualidade do processo, já que toda a execução é feita por funcionários capacitados.

Nada melhor que um trabalho especializado pra ter mais comodidade e segurança. Pense que, por não precisar se preocupar com a montagem, você terá mais tempo pra curtir a nova peça e deixar o ambiente arrumado pra receber toda a família!

E então, conseguimos resolver suas principais dúvidas sobre painel para TV? Esperamos que as dicas ajudem e te motivem a adquirir esse mobiliário. Pode ter certeza de que sua sala terá outra cara após a instalação do produto!

Quer mais dicas práticas? Então, continue com a gente e veja como decorar uma sala pequena!

Painel para TV: quais são os modelos e como escolher o melhor para sua sala?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você