BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Decoração de casa simples: 15 dicas para criar o espaço no estilo da família

Quem é que não se sente bem em um lugar arrumado, limpo e bem-decorado? Bom demais, né? E se você acha que pra ter um lar aconchegante e bonito assim dá muito trabalho, vai ver que a decoração de casa simples é mais fácil do que imagina.

O melhor de tudo é que, com apenas algumas dicas práticas, você consegue um resultado incrível, que tem a sua cara e a da sua família. Não precisa se preocupar com um orçamento apertado nem reformas muito elaboradas, viu? Aqui a gente tem todas as informações necessárias pra começar hoje mesmo. Vamos lá?

A relevância da decoração pra refletir a essência da família

As revistas e os sites de arquitetura e de decoração estão repletos de tendências e de fotografias maravilhosas, com ambientes sofisticados e impecáveis. É tudo lindo, com certeza, mas você não acha que os espaços são sempre impessoais demais?

Pois é! O que falta é aquele toque especial — a personalidade dos moradores nos detalhes da decoração. E se você pensa que isso não tem relevância, saiba que um ambiente preparado com as particularidades das pessoas que ali vivem contribui bastante com:

  • a funcionalidade do dia a dia;
  • o conforto e o aconchego em família;
  • a valorização da identidade de cada morador;
  • o descanso — merecido — no fim do dia;
  • a sensação de pertencimento, de acolhimento e de refúgio;
  • a produtividade dos afazeres diários etc.

Já parou pra pensar no quanto a gente se conectou mais com o nosso lar depois da pandemia? Com a recomendação de ficar em casa sempre que possível, apesar de tudo, tivemos a chance de redescobrir nosso cantinho e valorizar ainda mais a casa e a família.

E vamos combinar uma coisa, a nossa casa é um lugar onde devemos nos sentir bem, concorda? Daí a importância de cuidar de cada espaço com amor e dedicação, criando e recriando os ambientes pra que eles se tornem cada vez mais convidativos e acolhedores.

A importância da qualidade dos móveis

A nossa casa merece esse cuidado, claro, mas uma decoração realmente bonita e eficaz só é possível quando a gente sabe escolher bem o mobiliário e os outros elementos nos cômodos.

Por isso a importância de contar com móveis de qualidade, porque eles vão fazer com que seu projeto dê certo logo de cara, sabe? Sem aquela necessidade frustrante de reparos ou de mudança de planos na hora de manter a decoração pensada.

A resistência dos produtos e a sua durabilidade ajudam ainda no conforto e na segurança do lar. Sem mesa capenga, gaveta emperrada ou porta rangendo! E, pra complementar, você ainda pode optar por uma mobília funcional, que otimize a organização do espaço, por exemplo. Tem dica sobre isso mais à frente!

15 dicas para pensar em uma decoração de casa simples

casa simples

Já se convenceu da importância de uma decoração de casa simples e do papel que os móveis de qualidade têm na hora de criar ambientes?

Então, agora a gente já pode te dar as dicas certas, que vão ajudar a pensar os espaços com um toque de personalidade e de um jeito prático. Veja só o que você pode fazer!

1. Definir o estilo que deseja

O primeiro passo é estabelecer um estilo pra que ele funcione como um norte pra sua decoração. E essa escolha pode ser baseada até no estilo de vida da família, quer ver só? Se vocês amam animais e natureza, podem adotar uma pegada que os decoradores por aí chamam de “urban jungle”, ou seja, plantas e outros elementos naturais usados pra decorar.

Outra ideia é apostar num toque mais clássico ou então contemporâneo, numa decoração oriental ou retrô, no estilo industrial — com cimento queimado, tijolinhos e tubulações aparentes — ou até minimalista, em que “menos é mais”. Na dúvida, porém, dá pra optar por uma decoração atemporal, que prioriza cores neutras e ambiente limpo.

2. Adicionar toques pessoais

Independentemente do estilo escolhido, o segredo de uma decoração de casa simples e bonita é pincelar os espaços com toques pessoais. E quer uma coisa mais intimista que fotografia de família, por exemplo?

Então, visite os álbuns de fotos ou revele os arquivos digitais e dê vida ao seu lar com molduras e porta-retratos que dialoguem com a casa aconchegante.

Além de preencher espaços estratégicos, como paredes vazias, racks e painéis, você ainda vai trazer à tona diversas lembranças boas e fragmentos do passado. Eles merecem ser saboreados com mais frequência pelos familiares e amigos, não acha? Brinque com as imagens e os formatos de molduras, opte por uma padronização ou se jogue num mix variado de cores, formas e texturas!

3. Valorizar o talento da família

Outra maneira de deixar a sua decoração ainda mais pessoal é trazer para o foco o que a sua família faz de melhor. Os artistas da casa podem se manifestar e contribuir com a proposta de um jeito divertido e especial. Que tal deixar os desenhos dos filhos à mostra ou valorizar alguns talentos e hobbies escondidos?

Além de permitir a participação de todos na composição do lar, saber como decorar uma casa simples vai fazer com que todo mundo se sinta realmente em casa, porque tem um pedacinho de cada um ali! Artesanatos, pinturas, esculturas ou até instrumentos musicais podem se transformar em verdadeiras obras de arte expostas na sala ou em outros cômodos.

4. Aproveitar lembranças de viagens na decoração

Mais um toque pessoal é quando a gente decora a casa com aqueles itens trazidos de viagens, sabe? Um suvenir, um quadro, uma caneca, um artesanato local.

Tudo pode fazer parte da decoração da casa e ainda ajuda a contar uma história — ou várias histórias — toda vez que vocês olharem para os objetos. É gostoso demais reviver bons momentos!

5. Trocar os móveis de lugar

Renovar a mobília toda é uma maravilha, principalmente quando a loja oferece crediário próprio e boas opções de pagamento parcelado. Mas nem sempre é possível fazer um investimento assim, né? É preciso dar um passo de cada vez.

Se não der pra comprar móveis que deem cara nova à todo o espaço, então, experimente trocar alguns de lugar. Só com uma posição diferente já dá pra conseguir um ambiente renovado. Uma dica é aproveitar melhor os cantos, priorizar a iluminação natural e manter livres as passagens de circulação.

6. Renovar as paredes

Antes de instalar sua galeria de fotos, molduras, pôsteres e outros quadros, que tal trocar o revestimento das suas paredes? Quando fazemos isso, a casa fica com aspecto de nova, sem falar que valoriza bem mais a decoração.

Se a ideia é mudar totalmente o visual do ambiente, você pode descartar os tons neutros e apostar em cores vivas — por que não? Escolha uma parede, por exemplo, e faça dela a protagonista do local. Dá pra pintar de amarelo, coral e até preto, viu?

Outras formas de repaginar a casa é com texturas, adesivos ou papéis de parede. Algumas adesivações, inclusive, imitam revestimentos, como tijolinhos aparentes, pastilhas, azulejos portugueses ou madeira. Ou seja, o espaço fica totalmente diferente sem quebradeira e sujeira de obra. Perfeito!

7. Investir em tapetes e em almofadas diferentes

Mesmas paredes, mesmos móveis? Então, que tal mudar a decoração trocando apenas as capas das almofadas? Isso vale para cortinas, tapetes, toalhas de mesa e por aí vai. A proposta aqui é complementar a decoração de casa simples, com cores novas, texturas diferentes, estampas ou o que mais a sua criatividade permitir.

Sabia que é tendência usar tapeçaria na parede, por exemplo? Está aí uma ideia diferente pra mudar os ares da sua sala. Ou quem sabe você não anima pra trocar até os estofados dos sofás e as poltronas e deixar tudo combinando melhor? Fica a dica!

8. Fazer uma boa faxina

Você não leu errado. É isso mesmo! Às vezes o que sua casa precisa é de uma faxina daquelas mais profundas, com uma boa dose de organização. É um jeito ótimo de liberar espaço, jogar coisas fora, reaproveitar objetos esquecidos e muito mais.

A gente nunca deve subestimar o poder que uma faxina tem. Ao arrumar gavetas e armários, conseguimos selecionar melhor nossos pertences e fazer uma divisão justa: o que fica e o que pode ser trocado, reciclado, doado ou até vendido.

Durante essas organizações unidas à limpeza, aliás, vale a pena aproveitar caixas organizadoras e até móveis funcionais — como uma cama com box baú. Eles deixam tudo no lugar certo e mantêm a sua decoração em destaque. ✨

9. Ampliar ambientes com espelhos e iluminação

Tem uma sala pequena e quer deixar o cômodo maior? Não precisa quebrar nenhuma parede! Existe um truque bem simples que faz o ambiente ficar mais amplo. O espelho na decoração causa essa ilusão visual. Assim, você pode deixar qualquer lugar mais espaçoso, aplicando molduras espelhadas na parede ou até em móveis e em outros objetos.

Além dos espelhos, o vidro é um material que ajuda bastante ao criar essa sensação de amplitude e de leveza na casa. Agora, pra fechar com dez, é só valorizar a iluminação do local, seja natural, seja artificial. Quanto mais clarinho ficar o ambiente, maior ele parece ser, pode acreditar!

10. Reaproveitar os itens para inovar

Investir em móveis novos nem sempre é uma alternativa viável. Mas a boa notícia é que, mesmo sem recursos, você não precisa adiar aquela renovada na decoração. Basta olhar com mais carinho e atenção para os itens disponíveis na sua casa.

Dessa forma, você consegue transformar a decoração ao reaproveitar materiais e utilizar blocos de concreto pra fazer um aparador, por exemplo. É só usar uma madeira pra fazer o tampo, caprichar no visual e colocar itens decorativos. Outra dica é aproveitar os caixotes pra apoiar objetos ou organizar os brinquedos.

11. Esbanjar no verde

Para quem busca uma decoração de casa simples e mais em conta, vale apostar nas flores e folhagens. No mercado, há uma infinita opção de plantas que mesclam suas cores de uma maneira incrível, e tais detalhes já são suficientes para inovar os espaços.

Mas não se esqueça de escolher espécies que se adaptam melhor aos ambientes internos e monte composições diferentes, com arranjos criativos. Além disso, vale a pena repaginar os vasos com acessórios coloridos ou tecidos estampados pra dar uma nova vida aos itens de um jeito simples e fácil.

12. Expor suas coleções

Você deve ter artigos e coleções em casa que acabam ficando guardados e esquecidos em algum canto escondido. Pode ser copos, lembranças de viagens, cestarias, discos, pratos ou qualquer outra coisa do tipo.

Chegou o momento de oferecer um cantinho especial pra eles, aproveitando pra decorar uma parede vazia da sala ou do escritório. Exponha esses itens como uma forma de transformar a decoração de casa simples em uma atração, disponibilizando uma área com personalidade e estilo sem comprar nada novo.

13. Decorar com objetos divertidos

Para um visual acessível e autêntico, você também pode decorar uma casa simples com objetos inusitados e divertidos. Esses itens mais irreverentes podem ser adquiridos em lojas de décor por um preço muito acessível. Basta ter bom gosto e criatividade pra combinar as peças.

É muito bem-vindo explorar cores mais fortes e alegres, estampas criativas, frases famosas e até trocadilhos. Eles não interferem tanto no ambiente e ajudam a compor uma área original poupando dinheiro e tempo.

14. Optar por móveis multifuncionais

Outra dica bem bacana é escolher móveis que ofereçam mais de uma função, evitando a necessidade de muita mobília. O ideal é ter móveis multifuncionais, além de nichos e prateleiras para aproveitar os espaços e substituir os armários.

Peças sob medida também são uma ótima pedida, já que, ao serem planejadas, terão funções específicas e características, conforme a necessidade da pessoa. Para facilitar a limpeza, vale a pena checar se é possível colocar mobílias nas paredes ou usar rodinhas para movê-las em pequenos espaços.

15. Evitar excessos

Se você deseja ter um ambiente harmonioso, especialmente em plantas de casa simples, com áreas pequenas, precisa evitar o excesso de objetos. Isso porque muita informação visual, como diversos acessórios e móveis, pode deixar o ambiente carregado e até atrapalhar a circulação.

Nesse caso, o ideal é selecionar apenas os itens úteis, ou aqueles que você gosta mais, e guardar os demais. Depois de algumas semanas, você pode revezar e expor os outros objetos favoritos. Assim, vai ter sempre uma decoração diferente!

Pronto! Com essas dicas, já pode colocar a mão na massa e curtir a decoração de casa simples, cheia de estilo e personalidade. Com certeza a família vai adorar o carinho nos novos detalhes e aproveitar também a nova versão do lar de vocês.

Gostou? A gente espera que sim, porque estamos cheios de dicas legais pra compartilhar com você. Então, siga nossas redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn, e fique por dentro de tudo!

Decoração de casa simples: 15 dicas para criar o espaço no estilo da família

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você