BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

4 dicas para você limpar o sofá

Você sabe como limpar o sofá? Se sua resposta foi não, não se preocupe, porque muita gente também tem dúvidas sobre isso. Afinal, tem tanto tipo de produto e cada sofá mais diferente que o outro que fica mesmo difícil saber por onde começar.  

Só que limpar o sofá é muito importante porque esse móvel é bastante utilizado em casa. Assim, ele acumula muitas impurezas e, com o tempo, pode proliferar ácaros, além de ficar com uma aparência de velho e mal cuidado. 

Mas a gente também não pode aplicar qualquer coisa nele. É preciso usar as técnicas e os produtos certos pra não danificar o estofado. Algumas dicas cairiam bem, né? Foi por isso que a gente preparou este post, trazendo boas práticas pra você limpar o seu sofá do jeito certo e deixar como novo!

A importância de limpar o sofá

Não tem jeito, a sala é o lugar onde a criançada gosta de brincar, a gente deita pra relaxar um pouco, faz alguns lanchinhos e até mesmo o cachorro vem passar um tempo. O problema é que toda essa movimentação traz um monte de impurezas pra esse espaço, e quem acaba sofrendo bastante é o sofá.

Com o tempo ele pode ficar manchado por causa de alguns resíduos de alimento e bebidas que caem no tecido. Tem o próprio suor do corpo, também poeira, pelos e tudo quanto é sujeira que vai se acumulando.

Se você não souber como limpar o estofado do jeito certo, a tendência é que ele estrague mais rápido. Vai ficar com aquele jeito de velho muito antes da hora. Pode até mesmo ficar com um odor desagradável, além de acumular ácaros e mofo, que causam problemas respiratórios e alergias e é especialmente cruel pra quem tem rinite ou outras “ites”.

Viu só como é importante fazer essa limpeza? Só que não pode ser apenas de vez em quando. É preciso colocar a higienização do estofado no seu cronograma de faxina, pra garantir que o sofá estará sempre limpinho, bem confortável e agradável.

4 dicas para limpar o sofá

Quando é uma cortina, o chão, um vidro ou uma toalha a gente sabe bem o jeito certo de fazer a limpeza deles. Mas como limpar o estofado se a gente não pode usar mangueira, e muito menos colocar dentro da máquina de lavar?

Pode até parecer que essa tarefa é difícil, só que na verdade não é. Se você usar alguns segredinhos vai ver que o seu estofado pode ficar limpo como novo, sem precisar de muito esforço pra isso.

Então, vamos conferir as dicas de como limpar o sofá do jeito certo? Lembrando sempre de respeitar as instruções do fabricante, combinado?

Ah! Tem mais um detalhe. Alguns produtos que a gente costuma usar no dia a dia não podem ser aplicados no sofá, não importa qual seja o material dele. Evite usar sabão em pó, água sanitária e qualquer outro produto que contenha cloro.

Embora eles sejam muito eficientes pra outras limpezas, são agressivos demais. É verdade que vão deixar o sofá limpo, o problema é que também vai aparecer um monte de manchas, e a gente tem certeza de que você não quer isso, certo?

Tudo explicado e esclarecido? Então confira a seguir as dicas pra caprichar na limpeza!

1. Aspire uma vez por semana

como limpar estofado sofá

O aspirador de pó é o seu grande aliado pra eliminar a sujeira do dia a dia que acaba se depositando no sofá. Estamos falando da poeira, pelos cabelos e até mesmo grãos de areia e migalhas de biscoito.

Não existe segredo pra fazer aspiração. Você só precisa colocar uma vez por semana na sua rotina e ter cuidado com os sofás que têm botões ou outros tipos de adorno. Dependendo da intensidade do aspirador, pode fazer com que se soltem.

2. Use uma solução de vinagre branco

O vinagre branco é o queridinho de muita gente, mas não só como tempero. Ele também é um produto de limpeza poderoso que consegue desinfetar e eliminar odores. Por isso está entre as nossas dicas de como limpar sofá.

Aqui também não tem segredo. É só preparar uma solução com um litro de água morna e 250 ml de vinagre branco. Coloque em um borrifador pra facilitar a aplicação e espalhe por toda a superfície do sofá. Depois, use um pano seco e que não solte fiapos pra esfregar o estofado, e deixe secar naturalmente.

3. Limpe a seco

Se você não quiser molhar o estofado, ou se a recomendação for a limpeza a seco, existem duas opções. Uma delas é comprar um tecido específico pra esse tipo de limpeza, que é vendido geralmente em supermercados. As instruções de uso já vêm nesse produto.

A outra opção é utilizar bicarbonato de sódio. Esse produto ajuda a eliminar odores, umidade, mofo e outras impurezas. Basta salpicar um pouco dele sobre o sofá e deixar agir por cerca de 15 minutos, depois, é só usar aspirador e retirar por completo.

4. Remova manchas profundas

Tanto o vinagre quanto o pano seco e o bicarbonato de sódio salpicado podem remover manchas superficiais. O problema é que a gente sabe que tem aquelas que parece que grudam e não saem por nada! Nesse caso, você vai precisar de uma limpeza mais profunda, que pode ser feita com detergente neutro ou também com bicarbonato de sódio.

Para limpar com detergente neutro, misture um pouco dele em água morna, o suficiente para fazer espuma. Use essa espuma para limpar o sofá, espalhando sobre o local onde está manchado. Pode esfregar usando um pano, bucha ou escova envolvida em tecido. Depois, use um pano seco pra retirar todos os resíduos.

O bicarbonato de sódio, nesse caso, não é utilizado a seco. Você deve fazer uma pasta com ele usando água. Não existe uma medida certa pra isso, faça o quanto for suficiente pra limpar a mancha, deixando uma consistência não muito seca nem muito aguada. Aplique sobre a área, deixe agir por cerca de 20 minutos e depois esfregue.

Aqui fica mais uma dica: em vez de retirar com o pano comum ou só molhado em água, prefira borrifar um pouco de álcool e um pouco de vinagre branco. Assim você vai potencializar a ação anti manchas, depois, é só deixar o sofá secar naturalmente.

Agora algumas dicas rápidas de como limpar o sofá em casos mais específicos.

  • Manchas de caneta: use uma esponja embebida em vinagre de álcool branco e esfregue até que desapareça.
  • Café, refrigerante e vinho: seque de imediato com papel toalha, das bordas para o centro. Depois de remover o excesso, aplique água com gás ou água tônica e seque novamente. Limpe com água e sabão neutro.
  • Chiclete: retire o excesso com a mão. No resíduo, aplique álcool e esfregue usando uma escova de dente macia. Remova o excesso de umidade e deixe secar naturalmente.
  • Cheiro de xixi: podem acontecer acidentes no sofá com crianças pequenas ou animais de estimação. Nesse caso, seque rapidamente a umidade em excesso, depois use a solução de vinagre que ensinamos, pra eliminar o odor

Viu só como limpar sofá não é difícil, não demora e nem requer um grande esforço, muito menos produtos especiais? Dá pra fazer com o que a gente tem em casa e deixar a sala limpa e confortável, preservando a durabilidade e a aparência do seu móvel por um longo tempo.

Gostou de aprender mais essa? Tem muita coisa que você pode fazer pra manter a sua casa sempre arrumada. Dá uma olhadinha nesse outro post pra conferir mais algumas dicas!

4 dicas para você limpar o sofá

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você