Pesquisar
Pesquisar

Viagem para São Tomé das Letras: roteiro completo do que fazer

Que tal embarcarmos juntos em uma viagem para São Thomé das Letras? Localizada no sul de Minas Gerais, bem no meio da Serra da Mantiqueira, essa cidade com pouco mais de 6 mil habitantes está em uma região entre São Paulo e Belo Horizonte.

Conhecida como Cidade das Pedras, é uma das mais altas do Brasil porque está a cerca de 1.440 metros acima do nível do mar. Entrou definitivamente pra lista de cidades turísticas de Minas e é muito famosa por todo o misticismo que a rodeia. Aliás, tem uma história que diz que ali está um portal que poderia levar pra Machu Picchu! Mas desse mistério a gente fala mais jajá.

Por falar em mistério, São Thomé das Letras também é conhecida pelos relatos sobre aparições de objetos voadores não identificados (OVNIs), sem falar das suas belezas naturais riquíssimas, com destaque especial para as cachoeiras, além de grutas e mirantes com vistas incríveis.

Não dá pra ficar de fora, né? Vem com a gente conferir um roteiro completo pra conhecer essa belíssima cidade mineira!

A misteriosa gruta de São Tomé

Sabia que São Thomé das Letras recebeu esse nome por causa de uma gruta? Acontece que, nela, foi encontrada uma imagem de São Thomé, junto de uma carta de escrita perfeita.

A lenda diz que quem a encontrou foi João Antão, um escravo fugido. E a carta era dele, apesar de isso ser impossível na época, porque escravos eram considerados analfabetos. Por isso, o “das Letras” foi acrescentado ao nome da cidade.

Outra versão diz que havia uma pintura rupestre na gruta, associada aos índios Cataguases, que antes moravam na região. Os mais religiosos, porém, acreditam que as inscrições nas pedras tenham sido feitas pelo próprio santo. Seja como for, você não vai passar por ali sem fazer uma visita, certo?

E não se preocupe, porque o acesso é muito fácil. A gruta fica localizada no centro histórico de São Thomé, bem ao lado da Igreja Matriz. Subindo na pedra, você tem um belo mirante e pode fazer registros inesquecíveis da sua viagem.

As igrejas da cidade

viagem para são tomé das letras

Foi a religiosidade do povo que deu nome à Cidade das Pedras, por isso, você não pode fazer uma viagem para São Thomé das Letras sem conhecer suas lindas igrejas. Tem muita história nessas construções, viu?

A Igreja Matriz de São Thomé, por exemplo, está localizada na Praça Barão Alfenas, sendo uma construção histórica datada de 1785. Mais uma parada é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ou Igreja de Pedra, como também é conhecida, cujas construções foram iniciadas em 1833.

Como houve a revolta dos escravos, sua finalização da obra só foi concretizada em 1999. E uma coisa interessante é que, assim como a maioria das construções da cidade, essa igreja foi feita com pedras do tipo “São Thomé”, todas encaixadas sem uso de argamassa.

O Parque Municipal Antônio Rosa

Não tem como fazer uma viagem para São Thomé das Letras sem dar uma passadinha no Parque Municipal Antônio Rosa. Ali, você vai encontrar uma boa parte das atrações mais procuradas pelos turistas, e a boa notícia é que fica “facinho de achar”.

O parque está localizado bem no centro de São Thomé, a cerca de 500 metros da Igreja Matriz. É lá que você vai ter acesso à Casa da Pirâmide, um dos lugares mais incríveis pra apreciar o pôr do sol. Dá pra aproveitar e fazer uma visita no mirante Cruzeiro.

A Pedra da Bruxa

Muita gente gosta de admirar as belezas que são esculpidas pela própria natureza. Se você é uma dessas pessoas, então, com certeza, vai fazer muitos cliques com o celular na Pedra da Bruxa. Aliás, ela também é um dos mirantes de São Thomé das Letras.

A formação rochosa ganhou esse nome porque seu formato lembra o rosto de uma bruxa. Mas não é só isso que chama a atenção. A pedra está em um ponto muito alto, então, dali você tem uma visão privilegiada das montanhas e também de toda a cidade. ‍♀️

A vista do Cruzeiro

Mais um ponto bem alto de São Thomé das Letras é o Cruzeiro, onde a vista também é incrivelmente maravilhosa pra apreciar o pôr do sol. A beleza natural é uma atração que você vai encontrar nesse lugar, mas tem mais uma coisinha.

Ali é um espaço onde os artistas locais gostam de se reunir pra expor os seus trabalhos de artesanato. Você pode fazer um passeio completo e ainda levar algumas lembranças pra casa — e tudo isso ao som de música ao vivo. Sim, é isso mesmo!

Uma curiosidade bem legal é que o Cruzeiro foi construído ainda no período colonial. Hoje, além de um ponto turístico, é o local onde as encenações da Semana Santa acontecem. Se você for uma pessoa religiosa ou amante da arte sacra, vale a pena conferir o espetáculo.

A Casa da Pirâmide

Se você gosta de apreciar o pôr do sol, mais uma parada obrigatória é a Casa da Pirâmide. Ela é um dos principais pontos turísticos pra quem faz uma viagem para São Thomé das Letras. Fica localizada dentro do Parque Municipal Antônio Rosa, como citamos agora há pouco.

Dá pra entender por que o pôr do sol ali é tão lindo, viu? Afinal, a Casa da Pirâmide está há mais de 1400 metros de altitude, possibilitando uma visão privilegiada de toda a paisagem da região. Dá pra ver São Tomé em 360° e não perder nenhum detalhe.

As cachoeiras

Se você fizer uma viagem pra São Thomé das Letras e não conhecer pelo menos uma cachoeira, então, não terá passeado direito! Assim como em Baependi, ali tem muitas opções pra conhecer. São mais de 30 quedas d’água e a maior parte delas é de fácil acesso. Mesmo quem não pode ou quer fazer trilhas, consegue aproveitar!

Quer uma dica? Se você for viajar em época de lua cheia, dá uma passadinha na Cachoeira da Lua. Ela é uma das mais famosas porque fica toda iluminada naturalmente quando as noites estão mais claras por causa da luz do luar.

Dá pra conhecer também a Cachoeira da Eubiose, onde podemos apreciar diversas quedas. Agora, se o objetivo é praticar esportes radicais, você vai querer conhecer mesmo é a Cachoeira dos Antares!

E não acaba por aqui, porque uma das preferidas dos turistas é a Cachoeira Véu da Noiva. Mas também não é pra menos, já que suas quedas de água chegam a 8 metros de altura. Se preferir um programa mais tranquilo, por outro lado, a Cachoeira do Flávio tem águas bem rasas pra curtir um momento relaxante.

Os poços e grutas

Lembra que a gente falou da conexão entre São Thomé das Letras e Machu Picchu? De acordo com os místicos, ela pode estar localizada na Gruta do Carimbado, formando uma passagem subterrânea para a cidade do povo Inca.

O problema é a grande dificuldade pra chegar ao final da gruta. Quem já tentou, diz ter apresentado dificuldades respiratórias e até mesmo motoras. Os místicos afirmam que isso poderia ser por causa da concentração de energia. Porém, foi feita a interdição do local. Agora ela não pode mais ser acessada, sendo um espaço de preservação.

Mas, tudo bem, porque você pode visitar a gruta de São Thomé, sobre a qual já falamos. Tem também o Poço Verde, ou Poço das Esmeraldas, com um lago com 15 metros de profundidade. Outro lugar bem bacana pra visitar é a Gruta do Sobradinho, com 100 metros de extensão. E tem a Gruta do Labirinto, com oito entradas que se interligam, mas levam a lugares diferentes.

A gastronomia local

Depois de tanto passeio nessa viagem para São Thomé das Letras, é claro que você vai ficar com fome. Encontrar o que comer por lá não é problema, pois a maior parte dos bares e restaurantes está localizada em volta da Praça Barão de Alfenas — que, aliás, é um point dos turistas.

A gastronomia por ali é bem variada. Você vai encontrar a típica comida mineira com bufê self-service, cardápios veganos, restaurantes badalados, petiscos e pratos à la carte. Tudo regado com muito charme e um excelente atendimento, que, modéstia à parte, é um diferencial de Minas!

Na hora de tomar aquele cafezinho, você ainda vai encontrar a bebida sendo passada na hora em um coador de pano. Quer mais tradição que isso? E, já que você está em Minas, complemente o cardápio com um pão de queijo, que é a coisa mais gostosa dessa vida. Ai, ai!

A mística Cidade das Pedras não tem largas dimensões, mas não faltam atrações e belezas naturais. Você consegue fazer uma ótima viagem para São Thomé das Letras passando só um fim de semana ou curtindo vários dias. Tem muito lugar bacana e bonito pra conhecer, que, com certeza, vai render um álbum cheio de ótimas histórias!

Gostou do roteiro? Qual dessas atrações você visitaria primeiro? Já foi para São Thomé? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Viagem para São Tomé das Letras: roteiro completo do que fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você