O interior de Minas Gerais é culturalmente rico e recheado de belezas naturais, não é mesmo? E entre suas muitas (e charmosas) cidades, está Baependi. Essa belíssima cidade faz parte do Circuito das Águas e da Estrada Real — trajetos que, por si só, já dão uma excelente ideia do potencial do município.
Se você ficar mais por aqui, vai ver várias informações legais sobre Baependi. Além de um breve histórico, vamos apresentar dicas de passeios, falar de atividades pra aproveitar a natureza e no final tem uma novidade. Bateu uma curiosidade aí? Leia tudo e descubra!
Breve histórico de Baependi
Vamos começar falando um pouco sobre a cidade de Baependi. Essa pequena cidade abriga cerca de 19 mil habitantes, segundo dados recentes do IBGE. Ela é bastante conhecida pelo turismo religioso. Isso porque abriga diversas igrejas, capelas e o famoso Santuário Nhá Chica.
Mas ela também é perfeita para os aventureiros, sabia? Afinal, o município oferece várias trilhas, esportes de aventura, trekking, rapel e muito mais. Além do mais, é um local conhecido por suas belíssimas atrações naturais, como suas mais de 50 cachoeiras e serras, sem falar dos 40% de área do Parque Estadual da Serra do Papagaio.
Com 164 anos de história, seu nome é de origem indígena e faz referência ao Rio Baependi, que atravessa a região. Em 1875, ainda abrigava a cidade de Caxambu, que hoje é independente. Viu bem toda a riqueza desse lugar? Pois é, mas não é só isso!
Dicas de atividades
Agora que você sabe um pouco mais sobre o histórico de Baependi, vamos contar algumas dicas de passeios que podem ser realizados na cidade. Dá só uma olhada!
Cachoeiras
Como falamos, a cidade é repleta de cachoeiras. E as vistas são inesquecíveis, viu? Por isso, você não pode deixar de conhecer, pelo menos, as mais conhecidas:
- Cachoeira Canudos;
- Cachoeira da Usina;
- Cachoeira do Bugio;
- Cachoeira do Caixão Branco;
- Cachoeira do Juju;
- Cachoeira do Caldeirão;
- Cachoeira do Inferninho;
- Cachoeira Itaúna.
Não tem erro, está vendo? Se você gosta de curtir a natureza, certamente vai amar Baependi.
Igrejas e capelas
Se você é fã de história, arquitetura ou religião — ou de tudo de uma só vez! — não pode deixar de conhecer as diversas igrejas e capelas de Baependi. Elas atraem devotos de todo o país, em especial por seu charme e riqueza cultural. Algumas delas são:
- Igreja Matriz Nossa Senhora de Monserrat;
- Capela Nossa Senhora Aparecida;
- Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte;
- Capela de São João Batista;
- Igreja da Piracicaba;
- Capelinha;
- Igreja do Rosário etc.
Picos e serras
Apesar de suas muitas cachoeiras, o espaço verde também é parte da beleza de Baependi. Desse modo, é possível dizer que a cidade traz uma experiência completa e inesquecível aos fãs da natureza. Alguns locais para conhecer são:
- Pico do Chorão;
- Serra da Careta;
- Pico do Garrafão;
- Serra do Canjica;
- Pico do Papagaio.
Além dessas atrações, os entusiastas por belezas naturais não podem passar pela cidade sem conferir a Pedra Quadrada, o Retiro dos Pedros, a Pedra do Gavião e o Parque Estadual do Pico do Papagaio.
Estrada Real de Minas Gerais
Agora, vamos abordar um pouco da história do município com a Estrada Real de Minas Gerais. Para quem não sabe, essa estrada é a maior rota turística do país. Ela conta com mais de 1.630 quilômetros de extensão e passa por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
E entre as muitas cidades inclusas nela está Baependi. Ela faz parte do chamado Caminho Velho, também conhecido como Caminho do Ouro — e foi a primeira a ser oficializada pela Coroa Portuguesa. Sua função era ligar o litoral do Rio de Janeiro aos locais de onde provinha o ouro em Minas Gerais.
Uma vez que esse caminho existe desde o século XVII, dá pra imaginar o quanto de história está escondida nele, certo? Pra se ter uma ideia, nessa época, poderia demorar até 60 dias pra finalizar o caminho a cavalo. Hoje, ele pode ser feito em torno de oito dias (de carro). Pra se preparar, saiba que sua extensão é de 710 quilômetros.
Nhá Chica, a “Mãe dos Pobres”
Esse acontecimento certamente merece um destaque especial. Baependi é a casa da primeira beata do Sul de Minas, a Nhá Chica. Ela ganhou o título de “Mãe de Pobres” em função de ter dedicado sua vida à missão de cuidar daqueles que buscavam sua ajuda, em especial os mais necessitados.
Nhá Chica era filha livre de uma ex-escrava e se mudou pra Baependi com oito anos de idade. Apesar da riqueza de sua história, existem poucos documentos oficiais que falam da sua vida. Parte disso se dá por ela ter sido analfabeta, o que impediu que registrasse detalhes por escrito. Contudo, as pequenas informações existentes já são capazes de descrever sua devoção ao bem.
Seu atestado de batismo é datado de 1810 e está registrado sob o nome de Francisca de Paula de Jesus. O conhecimento atribuído a ela era bastante oral, retomando histórias contadas de pai pra filho. Ainda assim, Nhá Chica era conhecida por seus milagres.
Apesar do nome “Mãe dos Pobres”, muitas figuras ricas buscaram pelos conselhos da beata. Alguns exemplos disso eram os conselheiros do Império, que sempre a visitavam durante suas buscas pela água de Caxambu.
A história de Nhá Chica é emocionante e você pode conhecer mais sobre ela ao visitar o Santuário de Nhá Chica. Em união com todos os outros detalhes citados neste post, é possível reforçar o que dissemos: Baependi é um exemplo de belezas naturais, turismo religioso, aventuras e história!
A lojas Edmil chegou em Baependi
Lembra que citamos uma incrível novidade? Pois bem, aqui está ela: a Lojas Edmil chegou em Baependi! E que sorte a nossa, né? Agora, você pode vir visitar esse município incrível, seguir nossas dicas e ainda conhecer a nossa nova loja. E, se você é de Baependi, o prazer é todo nosso.
Se você deseja saber ainda mais sobre Baependi, não deixe de conferir o site oficial da prefeitura da cidade. Nele, você consegue informações detalhadas sobre o turismo, a história da cidade e atrações futuras.
Gostou deste conteúdo? Então, siga a gente nas redes sociais pra ficar por dentro de mais dicas e novidades. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!