BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Sala pequena decorada: 7 dicas pra você arrasar!

Quem é que nunca quis a sua sala pequena decorada do jeitinho que sempre sonhou? Mesmo se o ambiente for enxuto, é possível deixar tudo bem aconchegante e estiloso. Basta adotar algumas medidas simples na hora de montar a casa e saber exatamente por onde começar.

E é sobre isso que vamos falar a partir de agora. Preparamos algumas dicas de fácil execução, pra que você decore sua sala sem reformas caras e bagunça. Quer ver só? Dá uma olhada no que vem a seguir!

1. Tenha em mãos todas as medidas da sala

Um detalhe bobo que muitas pessoas deixam de lado é a medição correta de cada cantinho da sua sala. Isso evita vários erros na hora de comprar móveis, por exemplo, ou até de escolher o tamanho ideal do televisor.

Acontece que uma sala pequena não comporta mobília grande ou em maior quantidade. As chances de tornar o espaço apertado e desconfortável existem se você não pensar nas dimensões do piso, das paredes e até de possíveis dobras e cantos — sem falar das janelas e portas, é claro.

Então, anote todas as metragens em um papel e tenha ele sempre em mãos antes de aproveitar alguma promoção na internet ou de mexer na decoração, combinado? Ao fazer isso, você vai ter um resultado melhor e não vai se preocupar com trocas, devoluções ou até gastos extras que não estavam no planejamento.

2. Adote um estilo de decoração enxuto

Nem tudo que a gente vê de tendência por aí funciona na nossa casa, não é mesmo? Por isso, vale a pena estudar direitinho o estilo que vai conversar melhor com o espaço que você tem disponível. Uma sala pequena decorada de um jeito minimalista é uma alternativa interessante, por exemplo, porque libera espaço e deixa o ambiente com um ar elegante.

A máxima de que “menos é mais” é o segredo desse tipo de decoração! Quanto menos informação visual, melhor, sem falar do aproveitamento da sala de um jeito mais funcional. Móveis com design limpo, com linhas retas e tons neutros são ótimos exemplos nesse sentido. Outra forma de valorizar a sala é evitar mobília e elementos altos, que fogem do nível dos olhos.

3. Utilize espelhos pra ampliar o ambiente

Sabe o que colabora e muito com a decoração de uma sala pequena? Espelhos! Eles criam uma manipulação visual interessante, dando ao ambiente a falsa sensação de ser mais amplo. E esse truque funciona mais ainda em espaços bem-iluminados, que respeitem a dica anterior — sem tanta informação.

Repare que essa estratégia é muito utilizada em lojas, restaurantes e hotéis. É possível explorar a técnica com molduras clássicas, objetos e móveis espelhados, espelhos sem molduras apoiadas no chão e por aí vai. Se der pra mesclar a proposta com vidro, melhor ainda!

4. Pinte as paredes com tonalidades claras

Lembra que falamos ali em cima sobre tons neutros? Sua sala pequena vai ficar mais aconchegante se eles forem clarinhos, viu? É que as cores escuras podem até ser tendência e ficarem lindas nas paredes e nos móveis, mas elas “fecham” um pouco o ambiente.

A melhor saída, então, é apostar em tintas neutras e claras, que favorecem não só a iluminação do local, como evidenciam melhor os elementos da decoração da sala. Pra dar um equilíbrio bacana, você pode aplicar cores vivas ou até tons mais escuros em divisórias, prateleiras ou objetos decorativos — desde que em menor quantidade.

A proposta vale até para o sofá, que, com um estofado clarinho, pode receber almofadas estampadas ou coloridas sem poluir o visual da sala pequena. Que tal? Só não se esqueça de manter um número razoável pra não prejudicar o conforto dos assentos.

5. Aproveite melhor os espaços e os cantos

Sabe aquele cantinho entre o sofá e a janela? Ali pode ser o lugar ideal pra uma mesinha ou luminária de chão. Também dá pra apostar em painéis suspensos conjugados com o rack e deixar ali embaixo alguns pufes que complementam os lugares em dias de visitas.

Aqui, a ideia não é encher os espaços vazios, mas aproveitar melhor esses cantos e liberar o espaço da sala pequena pra circulação de pessoas.

Em vez de uma estante comum, por exemplo, um home, prateleiras ou nichos complementam a decoração e funcionam pra organizar pertences e objetos decorativos. Livros, porta-retratos e o que mais você desejar podem ficar dispostos acima do sofá ou da porta.

6. Opte por móveis funcionais e de pouca profundidade

Uma sala pequena pede mobília enxuta, certo? Nada de escolher um conjunto enorme de sofás de dois e três lugares, por exemplo. O melhor nesse caso é investir em um estofado igualmente confortável, mas de peça única, que pode ser combinado com alguma poltrona ou até mesmo com os pufes que mencionamos agora há pouco.

Aliás, a nossa primeira dica é valiosa aqui! Com as medidas certas da sala, você consegue comprar móveis com menor profundidade, que não atrapalhem a passagem. Afinal, é muito desconfortável ter que ficar “pulando” as coisas ou bater braços, pernas e o sofrido dedinho do pé nos móveis que claramente estão no caminho. Fala que não é verdade?!

Se a mobília for multifuncional, melhor ainda. Um sofá-cama é bem-vindo em dias de cineminha em casa ou quando recebemos visitas. Uma mesinha de centro que serve de baú pra guardar algo também é bom demais, porque “esconde” o que carrega o visual da sala.

7. Planeje bem a iluminação do ambiente

As paredes claras são uma estratégia perfeita, mas uma sala pequena decorada com todas as dicas anteriores não vai se destacar se estiver mal-iluminada. E não precisa se preocupar, porque não queremos que você pague mais caro na conta de luz.

É possível deixar o ambiente claro mantendo as janelas abertas e investindo em cortinas leves, por exemplo. Dê preferência por aquelas que cobrem a parede inteira, do trilho ao chão, porque essa linearidade também ajuda na amplitude da sala.

Tecidos que deixem a luz passar e tons neutros deixam a luminosidade natural entrar e ainda contribuem com a sensação térmica do ambiente. Agora, quanto à iluminação artificial, prefira sempre as lâmpadas de LED, que duram mais e consomem menos energia.

Agora que você já sabe como deixar a sua sala pequena decorada do jeito correto, pode curtir mais o ambiente, principalmente com a casa arrumada e a família reunida. Quando apostamos numa decoração de casa simples, mas que tenha a nossa cara, a tendência é errar menos e acertar mais, aproveitando ao máximo o resultado.

E aí, gostou das nossas sugestões pra deixar a sala perfeita, mesmo com pouco espaço? Compartilhe este post nas redes sociais e divida a ideia com seus amigos!

Sala pequena decorada: 7 dicas pra você arrasar!

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você