Aí você tá feliz com a sua lavadora de roupa nova que faz de tudo, só falta falar, e um belo dia ela decide que não vai mais ligar. Tudo bem, como é nova, a loja ainda dá suporte, né? Só que na hora de conferir a papelada, você descobre que a garantia venceu… Semana passada. Isso não seria um problema se tivesse contratado a garantia estendida.
Às vezes parece birra, não é mesmo? As coisas resolvem dar defeito alguns dias depois que a garantia de fábrica acaba. Por isso, estender esse benefício é muito importante pra que você não tenha nenhum tipo de dor de cabeça. Só que na hora de contratar é preciso prestar atenção em todos os detalhes pra ter certeza de que será um bom negócio.
Foi pensando nisso que a gente preparou este post explicando tudo que você precisa saber sobre esse serviço adicional. Entenda exatamente o que ele é, como funciona e por que é tão importante fazer a contratação.
O que é a garantia estendida?
Todo produto tem uma garantia legal de 90 dias, ou seja, aqueles três meses que a loja ou vendedor costuma te dar, na verdade, são um direito seu, não um favor. Mas a fábrica também costuma oferecer sua própria garantia, que a duração pode variar.
Esse período de garantia do fabricante é estipulado em contrato, só que você já reparou que os problemas geralmente aparecem depois que esse prazo vence? Parece que o produto fica contando os dias pra dar defeito depois que você já não tem mais a garantia de fábrica, né?
É por isso que comprando em uma loja, ou site de compras online, você deveria contratar a garantia estendida. Ela é um serviço adicional regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP, e começa a valer no dia seguinte em que o prazo legal, ou do fabricante, termina.
A garantia estendida não é obrigatória, mas um serviço que pode ou não ser contratado pela pessoa. No ato da compra o cliente paga um valor adicional, porque essa é uma espécie de seguro. Então, se houver algum problema durante a vigência do contrato, ele será solucionado sem nenhum custo.
Quais as vantagens da garantia estendida?
A principal vantagem de fazer a garantia estendida é que você tem muito mais tranquilidade com seu produto. Afinal, a garantia legal e a do fabricante podem durar apenas alguns meses, e os defeitos podem acontecer mesmo antes de você terminar de pagar as prestações, caso tenha comprado parcelado.
Agora, vê se tem graça investir mais uma vez numa mercadoria igual se a sua tá praticamente nova! Tenha santa paciência, né? Pra evitar esse tipo de dor de cabeça, é muito vantajoso estender o período de garantia, que oferece uma proteção adicional de um ou dois anos. Bem bacana, né?
Por que a garantia estendida é tão importante?
Lembra que a gente explicou que a garantia estendida começa a valer assim que termina a legal ou do fabricante? Então, digamos que a fábrica tenha te dado um ano de garantia, daí você contrata o serviço adicional por dois anos. São três anos de tranquilidade, que você não vai precisar se preocupar se o produto vai dar problema ou não.
Esse tipo de serviço é muito importante pra que você não precise fazer novas compras tão cedo, e ter que pagar duas vezes pela mesma coisa. Também pra que não seja necessário contratar um serviço técnico à parte pra solucionar defeitos.
Quais são os direitos da garantia estendida?
Na hora de contratar a garantia estendida é preciso ter atenção, pois ela oferece vários benefícios e é preciso saber exatamente quais são e em que situações você está coberto. Um dos benefícios básicos da garantia estendida é que ela oferece as mesmas coberturas que são oferecidos pela garantia de fábrica, ou seja, tudo que o fabricante cobrir, a garantia estendida também cobrirá.
Outro ponto muito importante na garantia estendida é que após o investimento você terá direito a todo suporte, sem nenhum custo adicional de peças, deslocamento ou mão de obra. Assim, pode ficar tranquilo e seguro para utilizar seu produto com a certeza de que qualquer problema será resolvido com zero dor de cabeça.
Um grande diferencial da garantia estendida na Lojas Edmil, é que a Mega Garantia Lojas Edmil tem a troca garantida para todos os produtos de até R$ 400,00 reais que apresentem defeitos cobertos. Ou seja, este produto é trocado imediatamente em qualquer uma das Lojas Edmil, de forma rápida, segura e sem burocracia.
Ah, e é importante você saber que esse tipo de garantia não serve só pra produtos eletrônicos, viu? Na Lojas Edmil a linha de móveis também recebe essa proteção, e a boa notícia é que todo atendimento, assistência técnica e reparos são feitos pela própria empresa.
Como a Lojas Edmil tem um grande estoque de peças, se for necessário trocar alguma de um dos móveis que você comprou, isso vai acontecer muito rápido. Não precisa fazer o pedido pro fabricante e esperar ele chegar. Rapidinho a peça tá na mão e o conserto é realizado!
O que a garantia estendida não cobre?
Um detalhe que você precisa saber pra usar a garantia estendida do jeito certo é que também tem algumas coisas que ela não cobre. Esse serviço adicional só oferece proteção quando o produto apresenta defeito mesmo tendo sido utilizado conforme recomendações e instruções.
Isso significa que se acontecer algum dano provocado por acidente, uso inadequado, quedas entre outros, a garantia estendida não oferece cobertura. Para esse tipo de proteção, especialmente para aquele celular novinho, você pode contar com os chamados seguros de Roubo, Furto Qualificado e Quebra Acidental.
Viu só porque que esse serviço é importante? Ele traz diversos benefícios e muito mais tranquilidade pra você. Ah! Sabe outra coisa que também é muito legal? Se você comprar pelo crediário de loja pode parcelar o valor total da garantia pra que ela fique diluída nas parcelas, sem pesar no bolso.
Em sua próxima compra não se esqueça de conferir se a garantia estendida também é oferecida. A gente já adianta pra você que na Lojas Edmil quase todo o mix de produto tem essa oferta. É mais um jeito que a gente encontrou de oferecer um bom atendimento e vantagens na hora de comprar!
Gostou do post? A gente tem um monte de dicas pra compartilhar com você. Assine a nossa newsletter que enviamos pro seu e-mail!
Respostas de 2
Péssima fui enganado com essa garantia meu celular da Samsung 04 era 804 saiu a 2100 erro do gerente pois não quero garantia nenhuma eles não quis cancelar na hora e até hoje nada Por causa disso perdeu um cliente
Olá João Paulo, tudo bem? Sentimos muito que tenha tido essa experiência com a sua compra. Por gentileza nos chame no WhatsApp (35) 99809-9853, gostaríamos de entender um pouco mais sobre o ocorrido.