Pesquisar
Pesquisar

Sites de compras online? O seu guia para comprar bem pela internet

Já reparou que agora praticamente todo mundo faz compra pela internet? Também não é pra menos, já que existem muitos sites de compras online que brigam pra conquistar clientes. E quem ganha com isso é claro que é você, que pode encontrar excelentes oportunidades.

Só que é preciso ficar de olho quando for fazer compras na internet, porque nem todos os sites são realmente confiáveis ou cumprem aquilo que prometem, viu? Então, pra não se arrepender, é fundamental ter atenção com alguns detalhes na hora de escolher a loja online.

A gente preparou este artigo pra mostrar o que é preciso analisar antes de fazer suas compras online e quais são os benefícios dessa grande tendência de consumo. Continue lendo pra aprender como não passar sufoco nem levar gato por lebre!

Por que comprar online?

Se tem tanta loja que a gente pode visitar, por que escolher sites de compras online? A verdade é que cada pessoa tem seu motivo pra preferir a internet, mas o principal deles é a comodidade de não ter que sair de casa.

Dá pra fazer as compras pelo computador, notebook, celular ou pelo tablet, bem no conforto do sofá da sua casa ou na cama. Quer coisa melhor que isso? Sem falar que você não se limita somente às lojas da sua cidade ou região.

A internet abre o mundo em uma tela, então, você pode fazer compras na loja do seu bairro ou até lá nos Estados Unidos. Tudo isso com poucos cliques! Outro grande atrativo é a diversidade de produtos, que nem sempre a gente encontra em qualquer lugar.

E tem mais uma coisa: comprar pela internet está ficando cada vez mais fácil. As lojas e empresas estão investindo pesado em tecnologia pra oferecer uma ótima experiência ao cliente. Por isso, os sites são simples e intuitivos, sem complicações nem burocracias.

Quais são os benefícios de comprar online?

Até aqui você viu só algumas vantagens de optar pelos sites de compras online — e por elas já dá pra entender por que tanta gente tem preferido essa modalidade de consumo, né? Mas a seguir a gente fala sobre outros benefícios, que vão acabar de vez com suas dúvidas. Dá só uma olhadinha!

Você não precisa bater perna por aí

Sabe aquela velha história de perder um dia inteiro andando pela cidade, entrando em loja por loja? Isso não existe pra quem escolhe os sites de compras online. Como a gente falou, não precisa nem sair de casa, porque tudo vem ao seu encontro.

Nem sempre temos disposição pra fazer compras pessoalmente. Ainda tem dia que não conseguimos tempo pra isso por causa da rotina muito corrida. A melhor alternativa, então, é apelar pra internet, porque dá pra visitar várias lojas na hora que for melhor.

Ah, e tem outro aspecto muito importante nisso: a sua segurança! Você sabe que furtos e assaltos são muito recorrentes em centros comerciais, não é verdade? Então, pra quê se expor dessa forma se tem como comprar seus produtos preferidos na segurança do seu lar?

É fácil fazer pesquisas

Já aconteceu com você de pesquisar um produto e voltar mais de uma vez na mesma loja pra esclarecer uma dúvida ou fazer a comparação com a outra? Essa é uma situação bastante comum, mas que também é bem estressante e cansativa.

Nos sites de compras online não existe essa dor de cabeça, já que você pode abrir quantas páginas quiser e visitar várias lojas ao mesmo tempo. É só trocar de tela e comparar os aspectos que você deseja analisar, como preço, entrega, cor e assim por diante.

Além do mais, não é necessário ligar pra loja ou ir até lá pessoalmente pra conferir se ela tem um determinado produto. Você só joga na busca a palavra-chave e o site já diz se tem e quanto custa. Que fácil, né?

Dá pra comparar preços e condições rapidinho

Esse é um aspecto muito importante, afinal, a gente sempre procura por preços atrativos. E nem é só isso! Conseguimos encontrar lojas que oferecem boas condições, não só de pagamento, mas dos serviços oferecidos ao cliente, como frete, troca e montagem grátis.

Ao fazer compras pela internet você também consegue comparar esses preços e condições, a fim de encontrar o melhor custo-benefício. Isso porque uma loja pode estar com desconto muito baixo, mas um frete muito alto, por exemplo. Então, dá pra estudar direitinho e achar a melhor opção!

Tem de tudo na internet

A maioria das coisas que você procura nos sites de compras online, com certeza, vai achar. Gente, tem de tudo na internet, desde uma agulha até jatinho de luxo! E, cá entre nós, não é em qualquer cidade que você pode escolher o seu jatinho, né?

Mas, falando sério, muita gente tem dificuldade pra encontrar determinados produtos em sua cidade ou mesmo região. Por isso, a internet é uma grande saída pra conseguir adquirir essas mercadorias que não fazem parte do comércio local.

As lojas online ficam abertas 24 horas

Lojas têm um horário pra funcionar, certo?. Normalmente, é o horário comercial, justamente quando a maioria das pessoas também está trabalhando e não pode fazer suas compras. Como conciliar tudo isso? Difícil, não acha?

Pois esse é mais um motivo pra que muitos consumidores procurem os sites de compras online. Eles ficam disponíveis 24 horas todos os dias da semana, então, não importa se você trabalha de dia ou de noite, se tem disposição só no final de semana ou no feriado. Quando quiser, vai encontrar as lojas com as “portas abertas”.

Algumas ainda fazem plantões de atendimento pra esclarecer as dúvidas dos clientes em tempo real. E mesmo quando isso não acontece, os canais de comunicação estão ali. Você pode enviar sua mensagem pra esclarecer alguns detalhes antes de fechar a sua compra, por exemplo, sem dificuldade.

Ninguém fica de olho nas suas compras

É muito chato quando a gente entra em uma loja e as pessoas ficam de olho naquilo que estamos comprando, não é verdade? Principalmente quando compramos algum item mais particular, como um remédio ou roupas íntimas. Tem gente que até fica adiando a compra desses produtos pra não passar constrangimentos, você é assim?

Ninguém merece ter que fazer esses malabarismos pra se sentir mais à vontade na hora de comprar. E uma excelente alternativa é recorrer à internet. Ali, não importa o tipo de produto que você vai adquirir, a privacidade é total, inclusive na hora da entrega.

Como saber se o site é seguro

Até aqui, tudo bem. Os sites de compras online parecem ser muito vantajosos, oferecem excelentes oportunidades e você desfruta de diversas facilidades. Só que é preciso ir com calma na hora de escolher a loja virtual, combinado?

Não dá pra negar que na internet tem muita gente mal-intencionada, por isso, você precisa fazer suas compras em um site seguro. Mas não se preocupe, porque é só prestar atenção em alguns aspectos. Daí, com certeza, você não vai cair em nenhuma furada. Olha só!

Veja a reputação da loja

A reputação da loja é um dos principais fatores, já que fala muito a respeito do atendimento que ela oferece, da sua idoneidade e da seriedade do seu trabalho. Procure saber se ela tem muitas reclamações e como soluciona os problemas que acontecem. Dá pra fazer isso no Reclame Aqui, por exemplo!

É normal que aconteça algum tipo de problema em algumas negociações, mas a empresa que trabalha bem soluciona tudo isso com prontidão. Veja como ela está sendo avaliada nos sites de reclamação e também visite suas redes sociais pra analisar o que as pessoas estão falando por lá.

Confira a opinião dos clientes

Ainda usando as redes sociais, e também outros canais de pesquisa, confira se os clientes estão satisfeitos com os serviços que a loja oferece. São diversos detalhes que você precisa prestar atenção, como rapidez no atendimento, agilidade na entrega, suporte pós-venda e qualidade dos produtos.

Ah, e é claro: se você já conhece aquela empresa por meio das lojas físicas, fica muito mais fácil confiar

Avalie as formas de pagamento

Os sites de compras online também vivem um grande desafio, que é oferecer segurança aos clientes na hora de fazer o pagamento. Você não pode se esquecer de conferir, porque são os seus dados que estão inseridos em uma plataforma digital.

Veja se a loja oferece um ambiente seguro pra comprar, principalmente nos canais formais de pagamento. Dá pra suspeitar, por exemplo, quando a única opção oferecida é o depósito em conta bancária ou em plataformas privadas.

Teste os canais de comunicação

Os cibercriminosos estão cada vez mais competentes na hora de criar fraudes. Os sites maliciosos têm uma aparência muito confiável, mas eles não podem ser perfeitos em todos os detalhes. Muitas vezes, são traídos pelos canais de comunicação, sabia?

Se você estiver em dúvida sobre a reputação de uma loja, faça um teste. Envie e-mail, dê um telefonema, mande uma mensagem etc. Use todas as artimanhas pra fazer uma investigação completa e ver se encontra alguma falha. ️‍♂️

Ah! Também dá pra ver se a empresa realmente é séria ao conferir seu endereço e CNPJ. Aliás, esse é um dado muito importante, já que o ideal é que a loja emita notas fiscais. Se ela não fizer isso, também dá pra desconfiar.

Como entender os detalhes da compra?

Bom, agora você já sabe o que precisa avaliar nos sites de compras online pra escolher aqueles de confiança — mas não acaba por aqui. Também é preciso ficar de olho nos detalhes da sua compra pra ter certeza de que fez um bom negócio.

Quanto a isso, há alguns pontos que podem impactar o valor pago ou sua satisfação com o atendimento oferecido. Veja a seguir o que precisa da sua atenção pra não morrer na praia!

Termos de uso

Sabe quando a gente entra em um site e vê “frete grátis”? Nossa, é uma mão na roda! Afinal, é uma maravilha comprar com facilidade pela internet e não pagar nada pra receber em casa, né? Só que tem um detalhe: nem sempre isso está disponível a todos os clientes. Algumas vezes você precisa gastar um valor mínimo pra ter esse benefício.

É por isso que é importante conferir os termos de uso dos sites de compras online. Procure por esse documento, que costuma ficar no rodapé, lá no finalzinho da página. Ele vai mostrar quais são as regras de descontos, programas e benefícios disponibilizados aos clientes.

Veja com atenção todos esses detalhes e também aproveite pra conferir se existe uma política de uso de dados. Saber pra onde vão as suas informações e o que você está aceitando na hora de se cadastrar é fundamental pra não te passarem pra trás!

Trocas e devoluções

Tem gente que não compra na internet por causa de experiências ruins, como produtos que vieram com defeito, tamanho errado ou outras características que não tinham nada a ver com aquilo que foi pedido.

Pra que isso não aconteça com você, confira qual é a política de trocas e devoluções do site onde vai fazer suas compras. Assim como nos termos de uso, essas informações normalmente também estão no rodapé da página.

Tenha muita atenção com os detalhes do texto porque ele traz as regras pra você ter direito a trocar ou devolver um produto. Depende do funcionamento de cada loja, mas existe um prazo pra isso ou é necessário manter a embalagem original, por exemplo.

Cuidado, porque em alguns casos é feita uma cobrança do cliente que precisa fazer uma troca. Nada justo, a gente concorda, mas acontece. Pode ser até que o frete de retorno fique por conta da pessoa que comprou.

Condições de entrega

As condições pra fazer a entrega de uma mercadoria também variam bastante entre os sites de compras online. Isso porque ela pode ser feita pelos Correios, por transportadoras ou pelo setor de logística da própria empresa — e tudo isso impacta o prazo e o valor do frete.

Existem situações em que a loja trabalha com produtos de fabricação própria, o que é ótimo e garante que o produto vai da fábrica direto para você. Além disso, naturalmente, vale sempre fazer as contas para ver se o preço vale a pena mesmo com o frete! Um mesmo produto um pouquinho mais caro numa loja, pode sair mais barato se a entrega for grátis.

Esses detalhes devem estar expostos na descrição do produto ou nas políticas e termos de uso. De qualquer forma, sempre que tiver alguma dúvida ou não conseguir calcular o prazo e o valor da entrega, entre em contato com a loja pra que ela faça esse cálculo e você veja se atende suas expectativas e necessidades.

Montagem gratuita

Essa é especial pra quem compra móveis pela internet. Tem gente que cai em cada furada por não prestar atenção se a loja oferece a montagem! Daí chega aquele móvel todo desmontado, sem pé nem cabeça, que a gente olha e fica pensando: vou fazer o quê com esse trem agora?

Portanto, verifique se o site disponibiliza o serviço de montagem e quais são as condições pra ter direito a ele, ou solicitar esse atendimento. Há lojas que têm parceria com empresas terceirizadas, que vão até o cliente e montam o móvel. Em outras, isso é por conta do próprio comprador, que tem de se virar pra encontrar alguém que faça o serviço.

Mas é claro que também tem quem trabalha com excelência e oferece o serviço de montagem gratuita, realizado pelos próprios funcionários da empresa. Quer coisa melhor que isso? É mais praticidade e confiança, com a certeza de que seu móvel vai ficar perfeito em casa!

Assistência técnica e garantia

Mesmo quando a gente compra uma mercadoria em lojas físicas existe o risco de ela apresentar algum defeito. A chance de isso acontecer nos sites de compras online é maior, porque danos e avarias podem acontecer se o transporte não for realizado adequadamente.

Por isso, uma informação que deve estar muito clara na página do produto é com referência ao tempo de garantia que ele tem. Veja se é condizente com aquilo que é praticado no mercado e quais são os direitos reservados ao cliente, como assistência técnica ou troca do produto.

Aliás, a assistência técnica também é muito importante, viu? Ela deve ser oferecida pela loja pra que o cliente receba o suporte de um profissional, se for necessário. Porém, tudo isso só vai ter validade se foi feita a emissão da nota fiscal.

É ela que vai comprovar a proveniência do produto, bem como a data em que ele foi adquirido e detalhes da garantia ou assistência. Se não estiver claro se a loja faz ou não a emissão da nota fiscal, tire essa dúvida e registre a resposta recebida pra que possa exigir os seus direitos depois.

Disponibilidade de estoque

Você quer comprar um celular vermelho, encontra o site que tem essa mercadoria, faz a compra e recebe um preto. Tem gente que não sabe se senta e chora ou se fica com raiva pelo vendedor não saber nem identificar a diferença entre as cores.

Só que o problema disso tudo, na verdade, pode estar em um detalhe que você não prestou atenção: a disponibilidade de estoque. Acredite, algumas lojas colocam ali na descrição, bem no finalzinho, onde ninguém vê, que o produto será entregue de acordo com aquilo que estiver disponível.

Isso significa que você pode receber um celular preto, vermelho, pink… ou seja, o que tiver na hora. Então, tenha o cuidado de verificar se o estoque está disponível para aquela característica de produto que você deseja e a certeza de que ele não será substituído por qualquer outro se houver falta.

Condições de pagamento

A maioria dos sites de compras online já deixa logo de cara, na página principal, todas as condições de pagamento que oferecem. Só que, mesmo assim, é preciso conferir se o produto que você vai comprar se enquadra em todas essas opções.

Em alguns casos, por exemplo, o parcelamento pelo cartão de crédito só é permitido a partir de determinado valor. Ou então aquele desconto superatrativo só é oferecido pra quem escolhe a modalidade de boleto.

Pra não passar raiva nem aperto, confira na descrição do produto quais são as formas de pagamentos específicas pra ele, se existem juros embutidos, alguma facilidade pra pagar à vista etc.

Pode parecer muita coisa, mas quem já está habituado com os sites de compras online tem tudo isso enquanto rotina na hora de adquirir seus produtos. Se essa é uma novidade pra você, então, anote o passo a passo e preste atenção em cada um destes detalhes. Assim, com certeza, vai encontrar excelentes oportunidades e virar fã de carteirinha das compras pela internet!

E por falar em comprar bem que tal conferir o nosso conteúdo sobre como escolher o celular certo pra você? Quando o assunto é celular, é tanta variedade que a gente até se perde na hora de escolher, né? Então, se liga só quais são as melhores dicas pra escolher seu aparelho novo!

Sites de compras online? O seu guia para comprar bem pela internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você