Pesquisar
Pesquisar

[Infográfico] Saiba como escolher colchão perfeito para você com esses 6 pontos

Não sabe como escolher colchão? Não se preocupe, porque esse tipo de dúvida é muito comum. O problema é que quando a gente escolhe errado isso acaba influenciando a qualidade do sono e impacta a saúde física e mental.

Cerca de um terço da nossa vida nós passamos… Dormindo! Então, é preciso que o seu colchão seja realmente bom e que esteja adequado para o seu biotipo. Assim, você vai conseguir acomodar seu corpo do jeito certo e garantir aquele sono que realmente recupera as energias.

Como a Lojas Edmil é especialista em colchão, a gente preparou este post pra mostrar quais são as 6 características principais que precisam ser consideradas na hora de comprar um que seja ideal pra você. Não é difícil, e nunca mais você vai precisar contar carneirinhos pra dormir!

O colchão e a qualidade do sono

Há muito, muito tempo o ser humano descobriu que juntando um pouquinho de folha pra se deitar ficava mais confortável dormir. Só que isso ainda estava bem longe de ser um colchão de verdade!

A teoria é de que os romanos tenham inventado os primeiros colchões, feitos de pelos de animais, algodão e palha. A técnica foi evoluindo, e em 1889 o primeiro colchão foi patenteado, sendo uma criação de Daniel Haynes. Era feito de algodão, mas depois da Revolução Industrial surgiram os colchões com molas.

Hoje existem muitas tecnologias e a gente sabe que colchão não é tudo igual, e também não é qualquer um que serve pra qualquer pessoa.

É verdade que tem gente que prefere de espuma, outros gostam mais da mola, e isso influencia e deve influenciar na hora de escolher o melhor produto. Só que além dos gostos pessoais, é preciso considerar as alguns fatores mais técnicos.

Tem gente que sente muitas dores na coluna, então, nem sempre um colchão mais macio é o ideal. Só que também tem pessoas que são muito leves, e pra elas um colchão firme demais acaba sendo desconfortável, deixando o corpo todo dolorido no dia seguinte.

O que a gente quer dizer é que o colchão influencia bastante na qualidade do sono. Se ele não estiver adequado, o corpo não vai se acomodar direito, você vai ficar sem posição pra se deitar, e o resultado pode ser uma insônia, cansaço ou dores nas costas.

Além de tudo isso, uma escolha errada, pode levar até a dificuldades pra respirar, já que um colchão ruim não ajeita o pescoço e pode dificultar a passagem do ar.

Quando não há oxigenação adequada, os órgãos são prejudicados e dormimos mal. No dia seguinte é difícil se concentrar, o estresse é maior, vem as falhas de memória, dificuldade de aprendizado, entre muitos os sintomas.

Escolher o colchão ideal

Viu por que é tão importante saber como escolher colchão? Mas agora que já explicamos tudo o que pode acontecer se esse produto não estiver adequado, chegou a hora de mostrar o que realmente importa pra você fazer uma boa compra.

como escolher colchão

1. Peso e altura de quem vai usar

Uma das dicas principais de como escolher colchão é considerar o peso e a altura da pessoa que vai dormir naquela cama. Essas características são importantes pra gente selecionar a densidade correta do colchão.

Escolher a densidade certa é importante porque o colchão não pode ser muito macio nem muito firme pra que seja aconchegante e tenha uma boa durabilidade. A tabela completinha para entender qual a densidade certa para você está no infográfico acima.

2. Tipo de tecido

Outro fator que vale a pena levar em condieração é o tecido! As duas opções mais comuns no mercado são o poliéster e a malha. O poliéster leva vantagem por ser um material mais resistente; já a malha, por sua vez costuma agradar mais ao toque.

3. Tipo de espuma

Sim, é verdade, também tem tipos diferentes de espuma. Colchões fabricados com esse material são bastante comuns, e o que varia é a qualidade da espuma, sua tecnologia e a densidade dela, que a gente já explicou na outra dica.

4. Marca

Não estamos dizendo que você tem que escolher o colchão mais caro do mercado, mas é verdade que a marca influencia bastante a qualidade. Além de atender às exigências do Inmetro, uma obrigação, você pode conferir se a marca tem o selo de qualidade da ABICOL, a Associação Brasileira da Indústria de Colchões.

Você não precisa escolher pelo nome, mas deve considerar a credibilidade, a tradição e os aspectos técnicos pra realmente fazer uma boa escolha. Assim vai ter a certeza de uma boa expectativa de vida útil para o seu produto. Outra dica, especialmente se você está buscando custo-benefício é comprar de quem vende colchões de fabricação própria.

5. Estabilidade

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher colchão porque esse costuma ser um investimento um pouco mais alto. Por isso, o que a gente quer mesmo é que ele dure vários anos, e a estabilidade é o que vai garantir que isso aconteça.

Quando se diz que um colchão é estável significa que os materiais com os quais ele foi fabricado conseguem voltar ao seu formato original, mesmo quando é colocado muito peso sobre eles. Com uma boa estabilidade, não é preciso se preocupar porque o colchão não vai deformar tão cedo.

6. Tipo do colchão

Tem um punhado de tipo de colchão diferente, por causa do material, da tecnologia utilizada e do tipo de cama. Tem, por exemplo:

  • os de espuma;
  • de mola;
  • mola ensacada;
  • os ortopédicos;
  • infantil;
  • bicamas;
  • baú.

É por isso que você precisa considerar diversos aspectos na hora de escolher. Abaixo listamos algumas perguntas que precisam ser feitas.

  • Quais são as expectativas para o meu colchão novo?
  • Quem vai dormir nele é uma pessoa solteira ou um casal?
  • Você prefere colchões mais firmes ou macios?
  • Qual é o tamanho da cama?
  • É uma cama box?

Outra coisa, dependendo do tipo de colchão, em alguns casos também é necessário trocar os itens de enxoval pra vestir corretamente o produto. Então, analise se será necessário um protetor, novos lençóis, uma saia, e assim por diante, pra se planejar direitinho.

Importância do colchão de qualidade

Uma coisa que a gente precisa falar é que não adianta muito saber como escolher colchão se você não cuidar bem dele. Isso porque alguns hábitos ou ações podem reduzir a vida útil, como:

  • usar com o plástico da embalagem;
  • não virar o colchão de vez em quando;
  • apoiar objetos muito pesados ou pontiagudos;
  • dobrar o colchão;
  • pular em cima dele;
  • lavar com água;
  • apoiar sobre estrados danificados.

Também é preciso trocar na hora certa, então a cada 5 anos é importante dar uma conferida se ele não sofreu deformações e se tem algum comprometimento na estrutura ou em seus tecidos. Tudo isso indica que já é hora de adquirir um novo.

Quando a gente escolhe um colchão de boa qualidade, ele dura por muito tempo, e ainda tem a segurança de saber que se trata de um produto que segue todas as regulamentações do Inmetro. Você vai garantir uma boa noite de descanso e o cuidado com a sua saúde.

Viu só como não é difícil? Seguindo as nossas dicas sobre como escolher colchão você vai fazer um bom investimento. Mas isso não só no produto que vai comprar, e sim em suas noites de sono e saúde, alcançando mais qualidade de vida.

Gostou das dicas? Tem muita coisa bacana pra compartilhar com você! Segue a gente nas redes sociais pra conferir! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

[Infográfico] Saiba como escolher colchão perfeito para você com esses 6 pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você