BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como montar um cantinho do café perfeito para a sua casa?

Você é uma dessas pessoas que apreciam a bebida que é paixão nacional? Então que tal descobrir como montar um cantinho do café na sua casa?

Tanto pra quem entende as melhores formas de preparar o melhor café, quanto pra quem quer conhecer mais, vale a pena começar a pesquisar e ter um espaço especial para saborear o seu cafezinho. Afinal de contas, nada melhor do que curtir o nosso próprio lar.

Além disso, o espaço é perfeito pra receber visitas que também adoram tomar um café enquanto colocam a conversa em dia. Que tal conferir algumas dicas que a gente separou pra você começar a colocar essa ideia em prática? Confira!

Escolha o local ideal

Apesar de a cozinha ser a opção mais lembrada por muita gente, não há regras pra montar o seu cantinho do café. Há quem escolha a sala de jantar ou de estar, por exemplo, e até num ambiente ao ar livre, como a área gourmet ou da churrasqueira.

O ideal é pensar onde você vai conseguir aproveitar melhor esse novo espaço, ainda mais pela praticidade de preparar o seu cafezinho no dia a dia. A partir disso, poderá criar um projeto — por mais simples que ele seja — pensando em todos os detalhes que se encaixam no local escolhido.

Um dos principais itens é o móvel que vai servir de apoio, já que é preciso ter um lugar pra acomodar e guardar todos os objetos, o próprio café, entre outras coisas. Desde uma pequena mesinha até um mobiliário completo, pesquise opções que caibam no seu bolso e no espaço disponível.

Pense nas cores

Outra dica pra deixar o cantinho mais bonito é explorar as cores. Isso não significa necessariamente pintar as paredes, embora também seja uma boa ideia. Mas você pode deixar o resultado ainda melhor se combinar as cores dos móveis, acessórios e detalhes da decoração.

Ao pesquisar sobre isso, você vai ver que existe a tendência de puxar pro marrom e tons terrosos, que são normalmente relacionados com café. Porém, nada impede que você ouse um pouco mais e prefira outras tonalidades pra dar uma diferenciada no seu cantinho.

Combinações clássicas como preto e branco ou cores fortes também podem ser ótimas escolhas. Tente trabalhar a harmonia com o restante da casa!

Escolha suas xícaras

Mais uma sugestão que dá um toque especial: deixar xícaras à disposição pra você e outras pessoas tomarem um cafezinho a qualquer momento. Esse é um dos principais detalhes que vão ajudar a dar uma cara de cantinho do café.

A missão é encontrar xícaras ou canecas que cumpram essa função decorativa — além de serem usadas pra tomar a bebida, claro. Nesse caso, algumas pessoas preferem ter um jogo todo igual e outras gostam mais da ideia de diferenciar os modelos, brincando com as diferenças entre eles.

Pense também se você prefere optar somente pelo visual ou pela funcionalidade ao escolher os materiais: vidro, louça, cerâmica, alumínio etc. Então, busque a melhor disposição pra deixar elas à vista. Vale arrumar um organizador pra pendurar suas xícaras ou uma bandeja bonita, por exemplo.

como montar um cantinho do café

Compre uma boa cafeteira

O café exige preparo, certo? A gente não está falando de uma bebida que compramos pronta. Logo, uma das preocupações pro seu cantinho do café é definir os métodos de preparo que serão usados.

Existem várias opções de cafeteiras, e aí depende de você escolher aquela que gosta mais. Na verdade, vale a pena investir em vários métodos e começar a se aventurar por esse mundo.

Além da versão de cafeteira elétrica, tenha acessórios pra preparar um cafezinho coado de vez em quando, um moedor pra sentir o cheiro do grão sendo moído na hora e, quem sabe, uma balança pra ter mais precisão. Comece aos poucos e vá complementando o seu cantinho.

A chaleira elétrica também facilita o preparo no dia a dia e poupa tempo, mas há quem goste do processo tradicional de ferver a água no fogão. Ou seja, lembre-se de que você vai precisar de chama ou de uma tomada por perto.

Use a criatividade para decorar

A melhor combinação é: deixe a imaginação fluir e pegue referências de como montar um cantinho do café. Como a gente falou, não existe certo ou errado, mas o seu jeito de deixar a sua casa mais especial.

Por menor que seja o espaço, os objetos decorativos vão ajudar a garantir um resultado legal. Plantas, quadros, vasos, espelhos e luminárias são boas sugestões. E que tal colocar um pote de guloseimas por perto? Encha de bombons, bolachas ou outros itens que combinem com um café ou cappuccino.

Outro toque decorativo que está em alta são as paredes ou quadros de giz. Dá pra escrever poemas, frases inspiradoras ou fazer desenhos pra animar o dia. Provavelmente você já viu essa ideia em alguma cafeteria por aí, não?

Sobre as plantas, o segredo é analisar que espécie vai se dar melhor no ambiente de acordo com a luminosidade. Algumas são indicadas para locais fechados, como as zamioculcas, que resistem mesmo sem sol. Você também pode apostar em suculentas e cactos, se tiver uma boa circulação de ar no ambiente e luz do sol pela manhã.

Cuide da organização

Não esqueça que a organização é um tipo de cuidado essencial pra ter um cantinho atrativo. Tenha um lugar pra cada coisa e priorize a ordem no dia a dia.

Outra dica é acomodar tudo o que você precisa pra preparar a bebida nesse espaço, porque não vai ser tão prático ter que buscar guardanapo, filtro, colher ou outros itens em outro canto. Porém, mantenha cada objeto ou acessório em seu lugar.

Por fim, se você está na empolgação de saber como montar um cantinho do café e quer ter ideias mais visuais pra planejar o seu espaço, pesquise na seção “imagens” do Google ou em aplicativos como o Pinterest e perfis de decoração no Instagram.

Seguir perfis de arquitetos e decoradores nas redes sociais é um bom caminho. Em breve, você vai tomar seu cafezinho com ainda mais prazer!

E aí, gostou das nossas dicas? Pra completar, a gente deixa aqui uma sugestão de móvel perfeito para criar esse cantinho do café especial na sua casa. Aproveite pra conferir! ☕

Como montar um cantinho do café perfeito para a sua casa?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você