BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Como fazer café na cafeteira? Veja dicas

A tecnologia é uma coisa tão boa que até aquele cafezinho da tarde pode se tornar uma experiência única e muito prazerosa com os equipamentos certos. Mas, pra não comprometer o sabor dessa bebida e aproveitar ao máximo as facilidades da modernidade, é importante saber como fazer café na cafeteira.

Hoje, no entanto, a ideia nem é dar dicas de aparelhos — apesar de ter muita oferta legal. Pelo contrário, nesse post vamos mostrar como fazer café na cafeteira para deixá-lo ainda mais saboroso e perfeito para aquele final de tarde ou logo cedo. ☕

Por isso, se você já tem ou quer comprar uma cafeteira moderna, se liga nessas dicas pra fazer bonito na cozinha. Anota aí! 

Qual é a vantagem de preparar café na cafeteira? 

Quem ama aquele café fresquinho de cada dia deve saber que, além do sabor e aroma incomparável, essa bebida mais do que popular traz diversos benefícios à saúde.

Muita gente não sabe, mas doses moderadas de cafeína ajudam o metabolismo do corpo a ganhar mais energia pro dia a dia, melhora a qualidade da memória e, acredite se quiser, contribui com a queima de gorduras.

E com tanta cafeteira linda por aí, ninguém merece ficar perdendo tempo fervendo água no fogão e gastando dinheiro com filtro descartável toda hora, né?

Porém, mais do que isso, preparar o café na cafeteira ainda é bem mais prático, moderno e, cá entre nós, não faz sujeira, não gasta gás nem tem alto risco de se queimar. 

Fora tudo isso, tem coisa mais charmosa do que receber aquela visita em casa e mostrar a cozinha toda equipada, com direito a um cafezinho impecável?

E como fazer o café perfeito na cafeteira? 

Não tem mistério! Fazer café na cafeteira é algo simples, prático e seguro! Porém, dá pra ser ainda melhor se você conhecer algumas manhas e caprichar em alguns segredos. 

Pra isso, a gente mostra um passo a passo a seguir sobre como fazer café na cafeteira. Anota aí! 

Coloque o pó no filtro 

Esse é o primeiro passo sobre como fazer café na cafeteira, mas vamos aos segredos! Antes de tudo, escolha um pó de café de boa qualidade, afinal, isso é essencial para ter uma bebida saborosa. Depois, tenha certeza de que o compartimento da cafeteira está limpo e o filtro novo.

A quantidade de café também faz toda diferença nessa etapa. Se você curte uma bebida mais forte, deposite um pouco mais. Já para aqueles que curtem algo mais levinho, coloque menos ou compense na quantidade de água.

Ah! Saber a quantidade exata de café é fundamental pra evitar desperdícios e jogar fora depois.

Deposite água filtrada 

Toda cafeteira tem um compartimento exclusivo pra armazenar a água que prepara a bebida. Até aí, tudo bem! Só que uma dica pra fazer o café ainda mais gostoso é sempre utilizar água mineral filtrada. Ou seja, aquela da mais pura mesmo, como a que vem dos bebedouros e purificadores.

Afinal, mesmo que a cafeteira vá ferver a água, é bom lembrar que a que sai da bica geralmente vem com uma quantidade significativa de cloro. Além de ele não fazer bem pra saúde, isso pode influenciar o sabor e qualidade do seu café.

Programe a cafeteira 

Bom, isso depende do seu modelo de cafeteira! Nos mais simples, provavelmente só terá o botão de liga e desliga, que fará a água esquentar e preparar a bebida sozinha. 

Já em cafeteiras mais completas e modernas, podem ter alguns botõezinhos extras e, claro, funcionalidades diversas, como a opção de programar o horário de fazer o café, além de outras bebidas específicas como expresso, cappuccino, café com leite etc.

O ideal é dar uma olhada no manual pra você saber como fazer café na cafeteira que tem em casa. Isso também ajuda a aproveitar todos os recursos do aparelho, até pra você diversificar os modos de preparo e se aventurar com novas receitas no dia a dia.

Posso colocar açúcar na cafeteira?

Tem muita gente que gosta de aproveitar o sabor puro do café, por isso, não coloca nem adoçante nem açúcar. Mas também tem aqueles que preferem uma bebida bem docinha, e é aí que vem a dúvida: tem como fazer café na cafeteira adoçando direto no aparelho? A resposta é: depende do jeito que você planeja fazer isso.

Os fabricantes não recomendam colocar o açúcar na água que será fervida porque ele pode entupir a mangueira que faz a água chegar até o compartimento onde está o pó. Mas você pode colocar o açúcar na jarra da cafeteira. Conforme extrair a bebida, já vai adoçando nesse recipiente. Depois é só terminar de mexer pra dissolver por completo.

Posso deixar a cafeteira ligada pro café não esfriar?

Alguns modelos até conseguem deixar o café bem quentinho por certo tempo, já que a base onde a jarra fica se mantém aquecida.

Mas, por medida de segurança, é melhor não deixar ligada. O ideal é que você desligue a cafeteira após preparar o café pra evitar qualquer tipo de problema com o aparelho ou mesmo acidentes. Mas tem um detalhe aqui!

Como cada aparelho tem as suas particularidades, consulte o manual e observe com cuidado as recomendações do fabricante. Só não se esqueça de que a cafeteira foi desenvolvida pra fazer a extração do café, e não pra esquentar a bebida pronta.

Tem que colocar água quente ou pode ser fria?

A grande vantagem das cafeteiras elétricas é que elas fazem tudo sozinhas. Você só precisa abastecer os recipientes com água e pó e deixar que elas se virem!

Não é necessário esquentar a água que será colocada na cafeteira porque ela já faz isso por conta própria. Você só precisa ter o cuidado de usar uma água pura e de qualidade, conforme a gente recomendou, dando preferência pra filtrada ou mineral e evitando a da torneira.

Quais são os maiores erros ao fazer café na cafeteira?

Quando a gente não sabe como fazer café na cafeteira, pode acabar cometendo alguns erros mesmo sem querer. O problema é que eles podem comprometer a durabilidade do seu aparelho e também resultar em um café que não é lá essas coisas.

Pra aproveitar da melhor forma sua cafeteira e preparar uma bebida bem saborosa — e acompanhar com um queijinho minas (fica a dica!) —, veja quais são os erros que devem ser evitados:

  • não lavar a cafeteira antes de fazer o café;
  • lavar o filtro permanente com sabão;
  • usar água de torneira pra preparar o café;
  • colocar açúcar na água;
  • usar o mesmo pó mais de uma vez;
  • tentar esquentar o café na cafeteira;
  • colocar filtro de papel na cafeteira junto do filtro permanente.

Sempre que você tiver alguma dúvida sobre o seu aparelho ou sobre como fazer café na cafeteira elétrica, veja o manual ou busque dicas como estas que a gente deixou aqui.

Isso evita cometer estes e outros erros e ajuda a aproveitar melhor a tecnologia no seu dia a dia.

Como comprar uma cafeteira?

Agora que você já sabe como fazer café na cafeteira, é hora de aprender a escolher o modelo ideal. Existem alguns aspectos que a gente precisa considerar pra fazer um bom investimento. Veja só:

  • Voltagem: não se esqueça de verificar se a voltagem do aparelho é compatível com a da região onde você mora;
  • Volume suportado: confira a quantidade de xícaras ou de litros de café que o aparelho prepara pra não escolher um modelo muito grande ou muito pequeno;
  • Funcionalidades: você quer uma cafeteira mais básica ou cheia de recursos? Pense nisso antes de escolher;
  • Temporizador: você quer acordar com cheirinho de café fresco? Dá pra escolher um modelo que permita programar o preparo;
  • Material: você encontra diferentes materiais, como inox e vidro. Escolha conforme sua preferência ou analise o custo-benefício.

Você também encontra cafeteiras com sistema corta pingos, que permite selecionar a intensidade do café ou do aroma, com desligamento automático, com o seu próprio ciclo de limpeza e outras funções. Pense naquilo que deseja para o seu aparelho e o que precisa pro dia a dia. Assim, pode tomar uma boa decisão.

Viu como é simples o passo a passo sobre como fazer café na cafeteira? Mesmo assim, são dicas essenciais pra deixar sua bebida saborosa e o momento ainda mais especial. Claro, quanto melhor e mais completo for o seu equipamento, mais opções você terá pra “brincar” e experimentar. 

Curtiu? Quer mais dicas de equipamentos e eletrônicos pra cozinhar? Então, se liga no próximo artigo e veja algumas sugestões imperdíveis pra montar sua cozinha nova!

Como fazer café na cafeteira? Veja dicas

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você