BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

Cafeteira: Tudo que você precisa saber antes de comprar a sua

Um café fresquinho é bom demais da conta, né? Melhor ainda se ele vier acompanhado de um pão de queijo, uma broa ou fatia de bolo de fubá. Aí não tem quem resista! Mas pra aproveitar o melhor sabor de um cafezinho é preciso escolher bem a cafeteira, sabia?

O consumo do café começou há muitos séculos, mas em forma de bebida quem difundiu o café pelo mundo foi a Turquia, ao criar a primeira cafeteria em 1475. Hoje, essa bebida é cada vez mais apreciada no mundo inteiro. Segundo a Embrapa, o consumo médio mundial cresce 1,9% ano, acredita?

Só aqui no Brasil a média de consumo por pessoa é de 835 xícaras por ano! E já que essa é uma das preferências nacionais, a gente preparou esse post pra explicar como comprar uma boa cafeteira pra apreciar ainda mais essa bebida deliciosa. Continue lendo pra conferir!

Diferentes formas de fazer café

É provável que você tenha crescido vendo o café ser preparado daquele jeitinho tradicional: água fervida, algumas colheres de pó, um filtro do tipo Melitta, ou até mesmo um coador de pano, que faz aquele saboroso café de meia!

Mas sabia que essa não é a única forma de preparar o café? Existem outras técnicas diferentes, utensílios e vários tipos de cafeteira pra fazer a extração da bebida. Cada modo de preparo cria sabores e aromas diferenciados.

Pra você ter uma ideia, tem gente que em vez de jogar a água em cima do pó coloca o pó dentro da água e depois filtra tudo. Tem até um jeito especial de virar a água quente e de movimentar ou não o café pra deixar que ele tenha contato com o ar. Alguns até controlam a velocidade da filtração pra mudar o sabor.

É por isso que na hora de comprar uma cafeteira você precisa pensar na maneira como deseja apreciar o seu café. Assim, pode escolher aquela que vai proporcionar o sabor que você quer pra sua bebida. E o preparo do café é um verdadeiro ritual, espalhando aromas pela casa inteira!

Tipos de cafeteiras

cafeteira

Com o tempo, muitos apreciadores do café e empresas desenvolveram seus próprios métodos de extração, ou seja, criaram jeitos diferentes de fazer café. Pra que isso fosse possível, também criaram utensílios e vários tipos de cafeteira.

Algumas cafeteiras funcionam com sistema de extração mais artesanal, outras agregam tecnologias modernas, são elétricas, programáveis e automatizados. Por isso, a gente criou uma lista com algumas opções interessantes de cafeteira pra você conhecer e, quem sabe, até colecionar pra preparar o seu café cada dia de um jeito. Veja só!

Italiana

A cafeteira italiana também é conhecida como moka. Ela tem um funcionamento bem simples, podendo ser tanto manual quanto elétrica. Seu sistema funciona de um jeito parecido com a cafeteira expresso, só que de uma forma invertida.

Essa cafeteira costuma ser fabricada em alumínio. Ela é dividida em algumas seções. Na parte de baixo da cafeteira colocamos a água fria e na parte do centro adicionamos o pó de café. Depois, vem a parte superior, rosqueada em cima dessas duas.

Na cafeteira italiana manual você leva tudo ao fogo. Quando a água é aquecida, ela é pressionada pra cima, passa pelo pó de café, e então a extração acontece na parte superior. O resultado é um café bem forte.☕

Prensa francesa

Também conhecida como cafeteira francesa, essa é mais uma opção pra preparar o café de uma forma artesanal. Não é necessário utilizar um filtro porque ele já vem acoplado na cafeteira.

A prensa francesa pode ser confeccionada em diferentes materiais, como plástico, aço inox e vidro. O vidro é mais interessante porque dá pra ver o café sendo preparado.

Nessa cafeteira, misturamos o pó com a água quente, aguardamos cerca de 4 minutos e depois o filtro é empurrado pra baixo: ele separa o pó da água. O café extraído dessa forma fica com um sabor mais leve.

Cafeteira elétrica

O que não falta são opções de cafeteira elétrica. Se você procurar no mercado vai encontrar desde aquelas mais simples até as mais modernas, com sistemas automáticos, por exemplo, ou que usam cápsulas.

Nessas de cápsula dá pra preparar o cafezinho tradicional e outras bebidas. Tudo depende da cápsula que você vai usar. Tem a opção de chá, inclusive em temperatura ambiente, você pode fazer cappuccino, chocolate quente e café com leite.

O legal é que tem versões compactas de cafeteiras elétricas. Elas preparam um volume menor de bebida, por isso, são uma boa alternativa pra quem mora sozinho, por exemplo, ou não prepara muito café de uma vez só.

Além dessas cafeteiras expresso que funcionam com cápsulas, na linha das elétricas temos as opções programáveis. Elas permitem agendar a hora de passar o café com até 24 horas de antecedência. Assim, você não precisa levantar de manhã: é só deixar o pó no filtro e a água no recipiente que o resto a cafeteira faz.

Pra quem não precisa de toda essa tecnologia, temos as cafeteiras elétricas mais simples, aquelas em que você prepara o café na hora de servir. Basta colocar a água e o pó, cada um no seu reservatório, e ligar que rapidinho a bebida fica pronta.

Não se esqueça de que existem diferentes tamanhos de cafeteira, e elas também podem contar com vários recursos, como placa aquecedora e sistema corta pingo. Vale dar uma conferida nesses detalhes pra você escolher um modelo que atenda a tudo aquilo que deseja.

A tecnologia da cafeteira também influencia o preço, então, é interessante considerar o seu orçamento e até as suas preferências de marca. Não se esqueça de pensar na praticidade para o dia a dia, pra que você escolha o produto que se encaixa na sua rotina.

Como um cafezinho vai bem a qualquer hora, você pode ter diferentes tipos de cafeteira. Assim, como a gente falou, dá pra diversificar os modos de consumo do café e apreciar tudo que essa bebida tem de bom, aproveitando cada uma das suas notas de sabor.☕

Quer uma ajudinha pra escolher a sua próxima cafeteira? Acesse o site da Lojas Edmil e confira as opções que temos por lá!

Cafeteira: Tudo que você precisa saber antes de comprar a sua

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você