Pesquisar
Pesquisar

9 coisas que provavelmente você sempre fez errado

Toda pessoa tem seus truques e jeitos de cumprir as tarefas da rotina. Com o tempo, cada família desenvolve uma forma única de montar a mobília, organizar os pertences e usar diferentes objetos da casa. Mas já parou pra pensar que, por conta dessa variação, podem ter coisas que você sempre fez errado no cotidiano?

Por mais que um método funcione para determinada tarefa, vale a pena conhecer outros caminhos e descobrir se há maneiras mais tranquilas de executá-lo. Isso economiza tempo, traz praticidade e, em alguns casos, até reduz a chance de desastres domésticos que só geram frustração aos moradores.

Que tal melhorar suas habilidades a partir de agora? Confira 10 situações que podem ser revistas!

1. Lados do papel alumínio

Vamos começar com uma tarefa que sempre desperta dúvidas nas residências: assar alimentos com papel alumínio. Como o material apresenta dois lados distintos, muita gente fica perdida pra definir a posição certa de cada um. Pois bem, saiba que a superfície brilhante foi feita para ficar em contato direto com a comida.

Isso porque, quando uma carne ou legume está no forno, vira fonte de calor e passa a emitir radiação. Assim, o lado brilhante atua como um espelho que recebe o ar quente e o devolve para o alimento, mantendo tudo aquecido e preservando a alta temperatura interna.

2. Luzes da sanduicheira

Outro hábito que pode estar entre as coisas que você sempre fez errado é o preparo de sanduíches. Quem nunca percebeu que o pão estava frio ou que o queijo ficou pouco derretido após usar a sanduicheira? Isso acontece quando o acionamento das luzes é mal interpretado.

Entenda: a luz vermelha é acionada assim que o eletro se conecta à tomada, apenas pra informar que o aparelho está ligado. Você só deve colocar o misto na chapa quando a luz verde acender, pois ela indica que a superfície está quente o suficiente e pronta pra receber o alimento. Quando essa luz se apagar, significa que o lanche ficou pronto.

3. Canudo em lata de bebida

É tão ruim quando abrimos um refrigerante e o canudinho fica balançando na lata, pulando pra cima sem parar. O erro está em simplesmente mergulhar essa haste de plástico dentro da embalagem, em vez de prendê-la no lugar certo pra que fique contida o tempo todo.

Pense que a lata tem um anel perfurado, portanto, basta girar esse pedaço metálico em direção ao buraco de saída do líquido, a fim de posicionar o canudo no espaço vazio. É um truque bem simples pra você degustar diferentes opções de bebidas sem preocupações.

4. Líquidos de caixinha

Já teve dificuldade pra servir suco, leite ou água de coco em caixinha? Se derramou um pouco algumas vezes, é provável que a manipulação da embalagem esteja entre as coisas que você sempre fez errado. Mas é fácil corrigir o problema pra não ter surpresas ao beber ou preparar receitas.

Quando abrir um produto desse tipo, não deixe o bico da caixa próximo do recipiente que vai receber a bebida. O ideal é girar a embalagem de modo que o ponto de saída fique na extremidade contrária, um pouco distante do copo ou xícara. Faça o teste e você não terá mais acidentes com respingos.

5. Limpeza de liquidificador

Indispensável no preparo de inúmeras misturas, o liquidificador merece uma limpeza completa pra que não fique com manchas e até odores de alimentos. Se você não aproveita o poder do próprio eletro na hora da higienização, saiba que está na hora de mudar esse cenário.

Antes de levar à torneira em jato corrente, coloque um pouco de água e algumas gotas de detergente neutro no copo. Em seguida, utilize a função pulsar por três vezes ou até perceber que todas as crostas foram eliminadas. Se tiver cheiro de comida, acrescente limão e água quente à solução de lavagem. Depois, é só enxaguar bem e deixar escorrer.

6. Dobra de camiseta

O cuidado com as roupas também pode estar entre as coisas que você sempre fez errado, viu? Com alguns ajustes, é possível deixar as peças mais compactas e facilitar a disposição (tanto horizontal quanto vertical) dentro de gavetas e outros compartimentos.

Veja um passo a passo da dobra de itens básicos, como as camisetas:

  • estique a peça em uma superfície plana, como uma tábua de passar, deixando a parte da frente virada pra baixo;
  • dobre as laterais e as mangas da camiseta, levando-as até o centro da parte de trás para que se juntem;
  • segurando a barra, dobre a peça ao meio, unindo a base à parte superior (gola);
  • finalize dobrando mais uma vez, colocando a parte inferior sobre a superior.

7. Descascar batatas

Um dos alimentos favoritos para fazer na airfryer pode ser descascado sem dificuldade se você começar esse processo com um choque térmico. Quando tiramos a casca do legume cru, a chance de desperdício é maior, principalmente se a faca não estiver tão afiada.

Um bom método pra reduzir o trabalho é ferver as batatas e, em seguida, despejá-las em um recipiente cheio de água gelada. A variação brusca de temperatura ajuda a soltar a parte externa do alimento. Depois de esfriar, você consegue remover a casca apenas com as mãos, fazendo movimentos de giro.

8. Quebra de ovos

Um ato tão corriqueiro tem grandes chances de estar entre as coisas que você sempre fez errado. Na correria da rotina, é normal aproveitar a própria borda dos recipientes para romper os ovos e garantir que escorram ali mesmo. Acontece que esse hábito favorece a queda de pequenos pedaços de casca na tigela.

Pra evitar que as pessoas encontrem fragmentos duros em suas receitas, quebre os ovos em um local plano e rígido, como o tampo de um balcão. Em seguida, utilize ambas as mãos para separar as duas partes da casca e garantir que apenas gema e clara sejam despejadas na vasilha.

9. Laço em cadarço

Por mais tranquila que pareça, a prática de amarrar tênis e outros calçados pode gerar incômodos. Afinal, laços frágeis não duram muito tempo e logo deixam a estrutura folgada, tornando a pisada desconfortável e, em alguns casos, insegura. Você não quer arruinar a diversão em família por conta disso, certo?

Tenha atenção redobrada ao amarrar calçados infantis pra deixar as crianças protegidas durante suas brincadeiras. Basta pegar os dois lados do cordão e formar um laço em cada um. Passe um laço sobre o outro e puxe bem, até formar um nó no centro e sentir que ficou firme.

E aí? Conseguiu identificar a quantidade de coisas que você sempre fez errado? Saiba que nunca é tarde pra aprender novas maneiras de cumprir suas tarefas, por mais básicas que pareçam. Vale lembrar que toda mudança é bem-vinda quando facilita a rotina e evita dores de cabeça.

Se gostou das dicas deste post, compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas!

9 coisas que provavelmente você sempre fez errado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você