Pesquisar
Pesquisar

11 receitas mineiras para aproveitar a deliciosa comida típica

Só de ouvir falar em receitas mineiras já dá água na boca, não é? Então, você vai gostar ainda mais de preparar esses pratos típicos do estado de Minas Gerais. Sabe o que é melhor? Muitos deles são fáceis de fazer.

Seja com doce ou salgado, Minas Gerais consegue deixar memória no paladar de qualquer pessoa. Não é à toa que uma das principais características da região é a variedade gastronômica.

Você também é fã de comida mineira? Então, chegou a hora de se preparar pra conferir 11 receitas que vão aquecer o seu coração e, é claro, te fazer se apaixonar ainda mais pela culinária regional!

1. Pão de queijo com polvilho azedo

É quase impossível falar de Minas Gerais sem lembrar de pão de queijo, não é mesmo? O polvilho azedo é o protagonista dessa receita e traz aquele toque memorável do quitute.

Porções de pão de queijo caem muito bem com um bom café e em qualquer hora do dia, principalmente nos encontros com os amigos e famílias.

Pra preparar essa receita, basta adicionar manteiga e leite fervidos, junto do polvilho azedo, ovo e queijo meia cura em uma vasilha. Depois de misturar tudo, faça bolinhas com a massa e coloque pra assar em forno pré-aquecido.

2. Caldo de mocotó

Foi aqui que pediram um caldo de mocotó pra refeição em família? Pra fazer essa receita, você vai precisar de carne picada, sal, alho e tempero a gosto. Deixe todos os ingredientes cozinharem em uma panela de pressão por uns 40 minutos e, depois, tire os ossos do mocotó.

Em seguida, basta bater todo o cozido no liquidificador pra fazer o caldo. Por fim, é só temperar a mistura em uma frigideira, da forma que você gosta. Se quiser criar um clima ainda mais íntimo, experimente decorar a mesa de jantar.

3. Frango com quiabo

Frango cozido com quiabo é mais um prato típico de Minas Gerais que faz muita gente babar só de lembrar. Além disso, é outra receita que pode ser servida em almoços ou jantares com a família.

O segredo do preparo é deixar o quiabo bem seco antes de cortar e colocar pra cozinhar com o frango. Também é importante temperar o frango do jeito que você gosta pra dar um toque especial à receita.

4. Tutu de feijão

Feche os olhos e imagine um feijão bem temperado e amassado com farinha de mandioca. Só de pensar, já deu pra sentir o cheirinho, não é? Então, vale a pena aprender a fazer essa receita pra não passar vontade.

Cozinhe o feijão normalmente e adicione linguiça, seja calabresa ou paio. Pra caprichar, coloque tempero a gosto, como cebola, alho, cheiro-verde, orégano, louro, entre outras opções.

Depois que tudo estiver pronto, adicione farinha de mandioca e misture, fazendo pressão pra que o feijão derreta e fique mais homogêneo. Por fim, é só servir com o que você tiver em mente.

5. Arroz carreteiro

Sabe aquele arroz que está na geladeira há um tempo e merece uma carinha nova? Vale a pena completar a receita com carne seca, bacon, linguiça calabresa, pimentão, tomate, cheiro-verde e outros ingredientes que você quiser.

Depois de cozinhar tudo junto, fica pronto um belo arroz carreteiro. Esse é um preparo prático e ótimo pra complementar as refeições com um sabor mineiro.

6. Arroz com pequi

O pequi é muito tradicional nas regiões do cerrado brasileiro. Em Minas Gerais, é mais comum encontrá-lo entre novembro e janeiro, quando as temperaturas sobem.

Sabe com que o pequi combina? Com arroz! Basta refogá-lo com alho e cebola e colocar pra cozinhar junto dos grãos de arroz. Se gostar, adicione pimenta e diferentes temperos pra dar um sabor a mais.

7. Polenta

A polenta é mais um exemplo de receita mineira que deixa o coração mais quentinho e lembra bastante a infância. Além disso, é um prato que combina totalmente com os dias mais frios, principalmente durante o jantar.

Para fazer polenta, cozinhe o fubá com água, manteiga e sal, mexendo o tempo inteiro pra não empelotar. Em seguida, adicione queijo parmesão e/ou cheiro-verde pra complementar.

Além disso, não poderia faltar um molho pra dar um toque extra na receita, não é? Se preferir, adicione carne moída ou proteína texturizada de soja (PTS) para incrementar o sabor do prato.

8. Feijão tropeiro

receitas mineiras

O feijão carioca, cozido com torresmo, bacon ou calabresa, junto da farinha de mandioca e ovos, é conhecido como tropeiro. O prato também leva legumes, como a couve, e temperos a gosto. O objetivo é deixar tudo bem colorido.

Esse tipo de receita tem tudo a ver com um almoço de domingo, não é verdade? Por isso, vale a pena servir o prato como acompanhamento de um bom churrasco ou de saladas diferentes.

9. Goiabada

Uma goiaba colhida do pé traz a sensação de nostalgia? Então, que tal uma goiabada pra melhorar ainda mais o dia? Esse é outro doce típico de Minas e, além de dar o forte sabor da fruta, ainda é uma ótima opção de sobremesa para o dia a dia.

Para fazê-la em casa, é só cozinhar cerca de 1 quilo da fruta com 500 gramas de açúcar e um copo d’água. Mexa até a mistura desgrudar da panela, despeje tudo em uma superfície pra esfriar e corte os pedaços desejados.

10. Doce de leite

Doce de leite é outro prato que é a cara de Minas Gerais. Essa também é uma sobremesa prática de preparar, pois basta cozinhar leite e açúcar, mexendo até desgrudar da panela.

Só que também é possível dar um toque extra no doce. Para isso, adicione coco ralado, nozes ou ameixa. Quer deixar a sobremesa ainda mais saborosa? Experimente fazer em fogão a lenha, sempre que possível. 

11. Doce de abóbora

Bateu vontade de comer um doce de casa de vó? Então, corte uma abóbora em pequenos pedaços e coloque pra cozinhar com açúcar, canela e cravo-da-índia. Só não se esqueça de tampar a panela e mexer de vez em quando pra não queimar a sobremesa.

Depois de pronta, deixe esfriar e adicione o coco ralado, se preferir. O ponto ideal do doce de abóbora é quando ele não fica com muita água, mas também não está seco. Para conservar o preparo por mais tempo, vale a pena guardar na geladeira.

Este post inspirou você? Então, que tal testar essas receitas mineiras depois de montar a cozinha da sua casa? Além de ser uma excelente maneira de se divertir e se deliciar, é uma forma muito bonita de honrar e celebrar a cultura da região.

Gostou das nossas sugestões de receitas? Então, compartilhe o post com os amigos nas redes sociais!

11 receitas mineiras para aproveitar a deliciosa comida típica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você