Hoje em dia, montar uma cozinha é uma tarefa muito mais agradável, afinal, esse espaço deixou de ser só a área onde os serviços são feitos. Agora também é um ambiente de confraternização, pra relaxar, jogar conversa fora e estar na companhia das pessoas que a gente gosta.
Cozinhar passou a ser um hobby, e quem está na cozinha já não fica mais isolado do restante do grupo. Todo mundo se junta ali, participa do preparo das refeições, vai beliscando alguma coisa e batendo papo enquanto a comida sai. É também um espaço pra tomar um cafezinho com pão de queijo quentinho e começar bem o dia. Que delícia!
Por isso, tudo na cozinha precisa ser muito bem pensado para que ela seja exatamente do jeito que você quer e precisa. É claro que a gente vai ajudar! Preparamos este guia completo pra que você consiga montar a cozinha da sua casa deixando do jeitinho que sempre sonhou. Vamos começar?
Definindo o estilo da cozinha
Pra que você consiga montar sua casa, e ela tenha tudo a ver com você e com sua família, é preciso escolher um estilo de decoração, certo? A gente define que tipo de móvel quer, cores, textura das paredes, entre outros detalhes que vão dar personalidade para os ambientes. Com a cozinha, não é diferente.
Sair comprando qualquer móvel e enchendo a cozinha com diversos utensílios não é uma boa alternativa se você quer um espaço harmônico, bonito e funcional. Pra isso, antes de tudo, é preciso definir o estilo de cozinha que você deseja.
Eles são muito variados e bem diferentes uns dos outros. Cada qual tem o seu encanto e combina com um perfil de pessoas. Definindo qual estilo você deseja, fica mais fácil investir nos móveis e nos utensílios certos. Dá pra escolher, por exemplo, uma cozinha tradicional, minimalista, moderna, industrial color block ou colonial.
Cozinha com estilo minimalista
A decoração minimalista pra cozinha é aquela que reúne apenas o que é necessário. É um estilo ideal pra quem gosta de tudo muito bem-organizado e limpo, livre de excessos. Ela traz o básico, é muito prática para o dia a dia e valoriza os espaços sem deixar tudo amontoado, sabe?
Cozinha com estilo moderno
Como seu nome indica, esse tipo de cozinha acompanha as tendências de design atuais. Os materiais e os eletrodomésticos pertencem às novas gerações de produtos. São cozinhas muito práticas e organizadas. Geralmente, envolvem cores neutras como branco, preto e cinza, e também a madeira.
Cozinha com estilo industrial
Tem um estilo um pouco mais rústico e urbano. Trabalha, por exemplo, com tijolos à vista, muito ferro, madeira desgastada ou de demolição. Os utensílios e itens decorativos podem ser forjados em latão. Preza pelas linhas retas, banquetas e outros elementos e materiais que remontam à indústria.
Cozinha com estilo color block
Uma opção bastante moderna, esse estilo de decoração é ideal pra quem deseja uma cozinha que reflita uma personalidade forte. Seu estilo é mais pop. São utilizadas cores como vermelho, roxo e laranja. A mobília e os utensílios têm um design mais despojado, tirando aquele ar de cozinha tradicional.
Cozinha com estilo colonial
Pra quem associa a cozinha a momentos em família vividos na infância, o estilo colonial pode ser uma boa. Ele traz aqueles móveis com linhas mais arredondadas, muito clássicas e românticas, com cara de cozinha da vovó mesmo. Dá até pra conseguir os móveis em brechós e antiquários.
Essas são apenas algumas opções de estilos pra você escolher. O mais importante é fazer uma boa pesquisa antes de começar a montar a cozinha porque, como a gente falou, assim você pode escolher os móveis exatos e os utensílios que vão combinar certinho com aquilo que deseja.
Mas não é só com o estilo de decoração que você precisa se preocupar. Tem também mais alguns detalhes que devem ser considerados, pois ajudam na hora de organizar o espaço e a definir quais tipos de móveis e eletrodomésticos vamos colocar ali. Veja a seguir três coisas que devem ser pensadas.
Qual é o tamanho da sua cozinha?
As dimensões da cozinha fazem toda a diferença na hora de escolher o estilo de decoração. Quando o espaço é pequeno, por exemplo, fica mais difícil criar uma cozinha colonial, que envolve móveis robustos. Talvez seja interessante o estilo minimalista. Em apartamentos, muitas vezes é necessário criar uma cozinha de canto.
Tem gente que tem espaço de sobra, então, dá até pra montar aquelas cozinhas com ilhas. Em outros casos, é necessário montar uma cozinha americana, porque o espaço já está integrado com a sala de estar ou a de jantar. Então, veja bem quais são as dimensões do cômodo pra se organizar melhor.
Que tipo de cozinha você deseja?
Você viu no item anterior que existem diferentes tipos de cozinha. Tem as americanas, de canto, com ilhas, formato de U, paralelas, cozinhas lineares, e assim por diante. Qual é o tipo que melhor atende aquilo que você deseja ou que se adéqua mais ao seu espaço?
Isso também influencia nos móveis que você vai comprar e na maneira como organiza todos eles dentro do cômodo. Inclusive, influencia nos tipos de materiais que serão escolhidos, no design da mobília, nas cores e outros.
O que você pretende fazer na cozinha?
Pode até parecer uma pergunta boba, mas na verdade não é, afinal, dá pra fazer muita coisa na cozinha. Você pode querer, por exemplo, que ela seja um espaço exclusivamente para serviço. Nesse caso, não precisaria ter nenhum tipo de atrativo para outras pessoas, mas seria pensado na funcionalidade pra quem está cozinhando.
Porém, talvez você queira que a cozinha tenha um espaço pra que uma visita ou familiar fique batendo papo enquanto o outro prepara as refeições. Dependendo do tamanho da sua casa, a cozinha também funciona como sala de jantar. Quem sabe você queira até montar um pequeno bar dentro dela, pra confraternizar com os amigos.
Viu só como dá pra fazer bastante coisa? Por isso, na hora de montar a cozinha, é fundamental pensar no que será feito ali. É só pra cozinhar? É pra cozinhar e bater papo? É um espaço pra reunir os amigos? Ou é o lugar onde as refeições serão feitas?
Como escolher os móveis
Pronto, tudo definido. Então, agora chegou a hora de começar de fato a montar a cozinha. Como você já sabe o que pretende fazer naquele espaço, qual é o tamanho dele, o tipo de cozinha que deseja e o estilo de decoração, vamos escolher a mobília. Os itens básicos pra esse espaço são a mesa com cadeiras, os armários e um balcão ou bancada.
O tamanho da mesa e a quantidade de cadeiras vão depender daquilo que você vai fazer na cozinha e, é claro, do tamanho da família. Se for apenas pra realizar as tarefas e preparos, uma mesa pequena, de 4 cadeiras ou banquetas, pode dar conta do recado; mas se ali serão feitas as refeições, pode valer a pena optar por um modelo maior.
Se você tiver uma sala de jantar, pode economizar espaço na cozinha e, em vez de colocar a mesa, instalar um balcão e banquetas. Assim, terá a funcionalidade desse móvel pra guardar os utensílios de cozinha e ainda assim garantir um cantinho para alguém te fazer companhia.
Os armários devem ser escolhidos conforme a disponibilidade de paredes e a quantidade de utensílios que você pretende guardar. Eles também vão comportar os mantimentos, ou você tem um espaço especial pra isso?
Na hora de escolher, não se esqueça de considerar o acesso às portas e às gavetas. Pessoas mais baixinhas podem ter dificuldade com os armários de parede e precisar de um banquinho ou escada para acessá-los, então, pode ser interessante valorizar aqueles que ficam rentes ao chão e os armários avulsos e balcões.
Não se esqueça de considerar as medidas da cozinha na hora de comprar os armários. Pense no modo como os móveis e os eletrodomésticos maiores ficarão distribuídos ali. Confira a posição das tomadas, da pia e da janela pra que o armário se encaixe exatamente onde você definiu que ele vai ficar.
Outro detalhe que você não pode esquecer é quanto aos materiais desses móveis e as cores que eles têm. Precisam combinar com o estilo de decoração que você escolheu e ainda harmonizar com o tom do revestimento das paredes, do chão e a pintura.
Pra finalizar, lembre-se de não comprar apenas pelo visual. Confira muito bem o espaço útil de cada peça, a quantidade de portas, de gavetas e de prateleiras e já pense no que pode ser colocado em cada uma dessas divisões. Nem sempre a gente precisa de um armário gigantesco, porque, se ele tiver uma boa divisão interna, mesmo os pequenininhos dão conta do recado.
Como escolher os eletrodomésticos
Eletrodomésticos também não podem faltar, né? Pra escolher esses produtos na hora de montar a cozinha, você vai precisar considerar o que pretende fazer nela e quais são os itens que utiliza em seu dia a dia, porque são muitas opções.
O básico do básico é a geladeira e o fogão, mas mesmo pra eles existem muitas opções no mercado. A começar pela linha, sendo que você pode se manter com a convencional branca ou partir pra opções mais modernas, como o inox.
Além disso, tem geladeiras que também são básicas e tradicionais, e aquelas que só faltam falar. Já no caso do fogão, tem os convencionais e o modelo cooktop. Você pode escolher conforme o que agradar mais ou de acordo com o seu orçamento, já que os valores são bem variados.
Outros eletrodomésticos que também vão fazer falta no dia a dia são o forno de micro-ondas, forno elétrico, liquidificador, batedeira e cafeteira. Se quiser complementar ainda mais, pode ter um triturador de alimentos, torradeira, sanduicheira, airfryer, lava-louças e churrasqueira elétrica.
Lembrando que não é preciso comprar tudo isso porque, como a gente falou, o ideal é investir naquilo que você realmente vai usar no dia a dia pra preparar suas receitas. Comprar de tudo sem necessidade só vai entulhar sua cozinha.
Hoje os eletrodomésticos também são pensados como itens de decoração. Por isso, você vai encontrar peças convencionais brancas, as pretas, em inox, vermelhas e até cor-de-rosa. Escolha de acordo com o estilo da sua cozinha e as tonalidades que agradam aos seus olhos.
Outro detalhe importante na hora de montar a cozinha é comprar os móveis de acordo com os eletrodomésticos que você vai adquirir. Serão necessários armários e bancadas que comportem todos esses itens menores, e eles precisam ficar estrategicamente posicionados pra que sua cozinha seja prática e funcional, mas a gente vai falar sobre isso no próximo item.
9 dicas para uma cozinha funcional
Por mais que a cozinha seja um espaço gostoso pra gente ficar, não podemos esquecer que ela também pode ser perigosa. Ali, lidamos com fogo, com coisas quentes, com eletricidade… Sendo assim, a funcionalidade ajuda não só a garantir mais organização, como também segurança pra quem vai cozinhar e pra todas as outras pessoas.
Então, na hora de montar a cozinha, considere também estes dois fatores: a praticidade para o dia a dia e a segurança na hora de executar as tarefas. Assim, você consegue organizar melhor toda a mobília e encaixar cada eletrodoméstico pra que fique de fácil acesso e não ofereça risco de acidentes.
Confira a seguir algumas dicas especiais pra garantir uma cozinha totalmente funcional e muito bonita!
1. Posicione tudo estrategicamente
Já pensou se você tiver que atravessar a cozinha inteira pra pegar uma coisa lá na geladeira, depois chegar na pia e depois ter que ir até o outro canto pra mexer com o fogão? Já deu canseira só de pensar, né?
Pra que as tarefas do dia a dia sejam mais simples, posicione tudo de forma estratégica mantendo uma sequência de uso. Por exemplo: a bancada onde você vai preparar os alimentos precisa estar perto da pia; ao mesmo tempo, o fogão deve estar bem acessível e perto dele, o forno. Com isso você dará poucos passos.
2. Mantenha cada coisa em seu lugar
Sabe aquela história de cada um no seu quadrado? É uma ideia muito boa pra gente seguir quando se trata de montar a cozinha. Se cada dia o liquidificador ou a cafeteira estiver em um lugar, a gente nunca vai saber de fato onde eles estão, né?
Já deixe estabelecido que aqui vai ficar isso, ali vai ficar aquilo e ponto-final. Não se esqueça de manter essa organização e, se precisar tirar alguma coisa do lugar, coloque de volta assim que terminar o uso. Isso evita bagunça.
3. Organize os armários
Já viu aqueles armários que, quando a gente tenta pegar um pote, caem dez panelas? Então, isso acontece por causa de erros na hora de organizar os armários. A sua cozinha vai ficar muito mais funcional se você der atenção pra isso.
Defina onde vão ficar os plásticos, os vidros e os alumínios. Separe aquilo que você usa com mais frequência no dia a dia, deixando em lugares de fácil acesso. Os demais itens, que são utilizados só de vez em quando, podem ficar pra cima ou lá pra trás, já que você não vai mexer neles sempre.
Também mantenha organizado o espaço dos mantimentos, que costuma ficar uma grande bagunça quando a gente não segue uma lógica. Ponha, de um lado, tudo o que é cesta básica, do outro, os potes e enlatados. Separe também bolachas, biscoitos e aquelas guloseimas que a gente fica beliscando durante o dia.
4. Adote itens funcionais e práticos
Tem bastante coisa que dá pra gente investir na hora de montar a cozinha, mas que, às vezes, acaba esquecendo por serem itens muito pequenos. É o caso, por exemplo, do suporte pra papel-toalha, papel-alumínio e plástico-filme.
Parece uma coisa boba, né? Mas pensa bem como é mais prático você só puxar uma folha rapidinho pra enxugar um café derramado porque o suporte está ali do lado, em vez de ter que abrir o armário e lembrar em qual porta ele está, pegar a embalagem e daí destacar a folha. Com toda essa complicação, o café já secou.
Os potinhos pra tempero e também aqueles pra mantimentos são muito bem-vindos. Além de manterem tudo organizado e cada coisa em seu lugar, eles ajudam na decoração. Basta escolher peças bonitas e que combinem com o estilo que você definiu. Outro móvel funcional que pode ser uma mão na roda na sua cozinha é uma fruteira!
5. Coloque divisórias nas gavetas
Não dá pra negar que as gavetas da cozinha podem ficar uma grande desordem. Ali a gente coloca tudo quanto é miudeza e, no fim, acaba virando um amontoado só. Mas isso não é nada prático para o dia a dia.
Uma forma de evitar toda essa confusão é colocando divisórias nas gavetas. Você vai conseguir separar todos os talheres por tipo: garfo, facas de mesa, colheres de sopa, café, sobremesa, e assim por diante.
Prefira separar essas peças menores daquelas que você usa pra cozinhar, como colheres de pau, conchas, escumadeiras, espátulas e outros. Essas, se preferir, podem até mesmo ficar expostas em suportes especiais. Além de não ocuparem a gaveta, ficam em fácil acesso e ajudam na decoração.
6. Organize a geladeira
Sabe quem também costuma ficar uma grande bagunça na cozinha? A geladeira! Mas isso só acontece porque a gente acaba colocando tudo em qualquer lugar, muitas vezes nem mesmo respeitando as divisórias que ela já tem de fábrica, e que ajudam bastante a manter cada item no seu lugar.
Da mesma forma como você fez com os armários, é interessante estabelecer onde cada coisa vai ficar na geladeira. Procure respeitar o espaço próprio para os ovos, pra colocar enlatados, garrafas de água, entre outros itens.
Defina o que precisa ficar mais perto do congelador, como os laticínios e os frios, e vá colocando nas prateleiras em seguida os alimentos separados por tipo. Pense em, por exemplo: os doces, as sobras de comida, os legumes, as verduras, as latas, sucos ou refrigerantes. Além de manter tudo organizado, dividir assim ajuda bastante na hora de limpar a geladeira.
7. Otimize o espaço
Mesmo que você tenha uma cozinha com dimensões pequenas, ela pode ter um espaço otimizado. Afinal, isso não significa ter onde andar, mas sim que nada vai estar no caminho, impedindo a passagem ou oferecendo algum tipo de risco.
Pra você otimizar o espaço, basta manter na cozinha aquilo que realmente precisa estar lá, e sempre deixar livre um corredor. O botijão de gás, por exemplo, não precisa estar no meio do caminho. Ele pode ficar do lado de fora ou dentro de um armário próprio pra isso.
8. Explore o espaço vertical
Você pode não ter muito espaço horizontal na sua cozinha, mas, com certeza, tem cantinhos verticais, que ajudam bastante na organização. Armários, nichos e prateleiras são bem-vindos pra distribuir os utensílios da melhor forma.
Mesmo que os moradores da casa tenham uma estatura menor, você pode aproveitar a vertical se quiser. Basta colocar nas partes mais altas as peças que não são utilizadas com muita frequência. Lembra que a gente falou disso?
Assim, mantém os itens do dia a dia nos espaços mais baixos, evitando aquele amontoado de coisas. Quando precisar pegar o que está no alto, pode contar com o auxílio daquelas escadas funcionais próprias pra uso doméstico.
Também prefira os móveis que não ocupam espaço sem necessidade. Isso principalmente se a cozinha for pequena, porque as peças muito robustas vão acabar atrapalhando o dia a dia.
9. Escolha bem os materiais e os acabamentos
Uma coisa que às vezes a gente acaba esquecendo na hora de montar a cozinha é que esse espaço acumula bastante sujeira. Mesmo que a gente use coifas ou exaustores, a limpeza ali precisa de mais atenção, e os materiais e acabamentos escolhidos influenciam bastante nisso.
Dê preferência para aqueles que trazem praticidade na hora de fazer a faxina. Os crespos e os porosos, por exemplo, favorecem o acúmulo de sujeira e são mais difíceis de limpar. Ao contrário daqueles totalmente lisos e que aceitam diferentes tipos de produto de limpeza.
A ideia aqui é descomplicar a sua vida, então, quando for comprar a mobília e os eletrodomésticos, preste atenção nas linhas, nos cantos, nos acabamentos e nas texturas. Lembrando sempre que vai ser preciso limpar aquilo ali um dia.
Viu só como montar a cozinha não é uma tarefa complicada? A gente só não pode esquecer que cada móvel e utensílio se complementam nesse espaço. Por isso, quando investimos em um, precisamos pensar no conjunto. Pense na praticidade e na segurança no dia a dia. De quebra, escolha um estilo que tem tudo a ver com você, pra que esse espaço combine com a sua personalidade.
Sabia que você pode montar a sua cozinha sem sair de casa? Dá pra comprar tudo o que você precisa pela internet. Em dúvida se vale a pena? Dá uma olhadinha neste post e descubra se compensa comprar móveis online.