BLOG EDMIL

Pesquisar
Pesquisar

[Infográfico] Smart TV: HD, full HD, 4K e Ultra HD… Qual é a melhor opção para comprar?

Você já notou que a gente pisca o olho e logo aparece outra tecnologia e mais modelos de televisão? Pois é, na hora de comprar um aparelho novo pra sua casa, dá pra ficar na dúvida entre HD, Full HD, 4k e por aí vai. É muita opção pra uma TV só!

Mas o segredo é pesquisar direitinho antes de adquirir a sua próxima smart TV. Pra ajudar, a gente fez um comparativo bem simples e fácil de entender, com as principais diferenças entre os tipos de televisores presentes hoje no mercado. Também explicamos como escolher. Vamos conferir?

Quais são os tipos de tecnologia para TV hoje?

Cada vez maiores e mais fininhas, as televisões que conhecemos e usamos são classificadas pela sua resolução de imagem. A ideia é a seguinte: quanto maior essa resolução, maior é a quantidade de pixels no monitor — aqueles pontinhos minúsculos que, juntos, formam a imagem na tela, sabe?

Quanto mais pixels a sua TV tiver, melhor vai ser sua experiência ao assistir seus canais preferidos. Fácil até aqui, né? Acontece que a tecnologia tem permitido uma imagem cada vez mais real e detalhada. Isso explica a evolução dos tipos de televisores HD, Full HD, 4k etc. Agora você vai, finalmente, entender a diferença entre eles!

TV HD

Também chamada de High Definition — daí o HD —, essa resolução de alta definição fez muito sucesso quando as primeiras telas de plasma, LCD e LED chegaram ao mercado. Afinal, trata-se de uma tela com quase 1 milhão de pixels (1280 x 720 px). Pra quem estava acostumado com televisão de tubo, foi um salto gigantesco!

Apesar de ser a menor resolução atualmente, esse tipo de TV entrega uma excelente imagem. Ela é muito boa pra assistir aos canais abertos, pagos ou aquele seu bom e velho DVD, sabe? Vale lembrar também que é comum a gente encontrar o HD em telas menores.

TV Full HD

Aqui, o negócio já começou a melhorar. Não que o HD seja ruim, longe disso! Mas a resolução Full HD traz muito mais pixels e uma qualidade ainda melhor de imagem. Estamos falando aqui de 1920 x 1080 px. É a queridinha do mercado e já faz parte dos lares de muitos brasileiros (mineiros, inclusive).

Carinhosamente vista por aí como FHD, essa televisão é uma boa escolha pra quem quer um produto com definição melhor e com um preço ainda em conta. Com ela, os catálogos de streaming — Como Netflix, Amazon Prime e Disney+ — e os jogos online ganham uma experiência top de tela.

TV Ultra HD

Se a Full HD já era boa, imagina só a Ultra HD, que tem nada mais, nada menos que 4 vezes mais pixels! Sua tela conta com uma resolução de 3840 x 2160 px e, geralmente, são monitores a partir de 50 polegadas.

Quanto maior a tela, maior vai ser a riqueza de detalhes. É uma imagem bem realista mesmo, viu? É como se você estivesse vendo tudo ao vivo. Bacana demais! E esse tipo de TV também é conhecido como UHD ou 4K.

TV 4K

Pois é, se você achava que havia diferença, a gente está falando da mesma coisa! A famosa televisão 4K é a de resolução Ultra HD. O “K”, no Sistema Internacional de Unidades (mais comum fora do Brasil) representa o número 1.000. É só você fazer as contas agora!

Acontece que, além da resolução 3840 x 2160 px, também temos a de 4096 x 2160 px. Muita coisa, né? Mas esse formato é mais usado por grandes empresas da indústria cinematográfica. Só que, com a velocidade da transformação e da popularização tecnológica, a gente não pode duvidar de que esse, talvez, seja o futuro das nossas televisões.

Aliás, já temos por aí resoluções 8K e 10K, sabia? O negócio não vai parar por aqui!

Smart TV: HD, full HD, 4K e Ultra HD... Qual é a melhor opção para comprar?
Smart TV: HD, full HD, 4K e Ultra HD… Qual é a melhor opção para comprar?

TV HD, Full HD, 4K ou Ultra HD: como escolher a sua?

Agora que você já conhece os principais tipos de tela pra sua televisão, deve estar se perguntando qual é a melhor. A 4K, certo? Bem, em termos de qualidade de imagem, é mesmo! Sem sombra de dúvida.

Mas não é só isso que deve considerar ao escolher sua televisão. As TVs HD e Full HD ainda são muito usadas e têm uma qualidade satisfatória de imagem, tanto em televisores quanto em celulares, notebooks e tablets. Elas são hoje as mais vendidas no mercado, por uma questão de preço e compatibilidade.

Como assim? Bem, você precisa considerar que a TV 4K carrega alguns poréns que só vão ser resolvidos quando o formato se tornar realmente popular entre os usuários. Veja algumas:

  • a quantidade de conteúdo produzido atualmente em 4K ainda é pequena;
  • as transmissões para 4K exigem uma conexão de internet muito mais rápida;
  • a TV aberta no Brasil ainda não exibe nenhum programa em 4K;
  • as assinaturas de streaming (como a Netflix, mais popular delas) costumam cobrar um pouco mais caro pelos conteúdos em 4K;
  • por falar em Netflix, mesmo que você tenha o plano com conteúdos em 4K, é preciso ter uma conexão de internet mais rápida para conseguir assistir sem aquelas famosas travadinhas.

Viu só? Nem sempre a última tecnologia é a melhor opção no momento. Por isso, você precisa estudar direitinho a sua necessidade, a realidade da sua casa, do seu plano ou pacote de internet e, assim, comprar o produto que vai te atender da melhor maneira.

A gente não está falando pra você deixar de comprar uma televisão enorme em 4K. Claro que vai ser incrível se puder fazer isso! Mas não menospreze o poder das TVs HD e Full HD, combinado? Elas também são ótimas opções.

Além de todos estes detalhes diretamente ligados ao aparelho em si, não dá pra desconsiderar o tamanho da sua sala, né? Ou do quarto, tanto faz. Veja se vai precisar de um painel pra TV maior, por exemplo, ou se a distância da tela está confortável.

Aqui na Lojas Edmil, a gente gosta de ajudar justamente nisso, porque acreditamos que uma compra nunca é isolada quando se trata de um lar. Então, analise com carinho todas as opções — HD, Full HD, 4K — e compre aquela TV que vai garantir momentos especiais em casa com a sua família.

Smart TV

Gostou de aprender mais sobre os tipos de televisão? Então, não vá embora antes de descobrir como comprar uma smart TV!

[Infográfico] Smart TV: HD, full HD, 4K e Ultra HD… Qual é a melhor opção para comprar?

Categorias

Leia também

Ofertas pra você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas pra você